TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bintou

Monografias: Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 - Síntese Reflexiva.....................................................................3

2 - Considerações Finais...............................................................6

3 - Referências ............................................................................7

3

1. SÍNTESE REFLEXIVA

No texto “As Tranças de Bintou”, abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma Lúdica e reflexiva. A História nos fala sobre uma criança que tem preconceito em relação a si próprio, pois ela não agrada de seu cabelo, não gosta do penteado que é feito todos os dias, tem o sonho de tranças, tem o desejo de ficar parecida com as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê às crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.

A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos

afro- descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada. Fazendo um paradoxo entre a estória e o texto proposto pode observar que o inicio da narrativa Bintou já começa mostrar o seu descontentamento em relação a seu cabelo, pois ela almeja tranças, mas que em sua aldeia não é permitido para crianças. Ao se trabalhar com a literatura você proporciona a ela a recriação dos fatos e sentimentos que se passa em seu meio.

A história permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e faces, além de comparações entre outras culturas e povos. Permiti que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade á história, como,,”por exemplo,”, o fato de

4

que naquele local as meninas não podem usar tendências de moda. Podemos abordar os costumes, o respeito para os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, com relação ao cabelo pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, trabalhando as diferenças, utilização de pinturas/ cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.

Para contextualizar a História de Bintou nas diferenças e clareza, buscando despertar a curiosidade e interesse, convidando-os a pesquisa e conversas sobre os temas; verificando os conhecimentos previstos, relacionando a história com outros textos possibilitando a criação de diálogos. Além do uso de diferentes recursos. Por meio de vivencias concretas facilitando o processo de descobertas e preparando-os para a vivencias futuras.

Para Souza (2010)’’ a escola que queremos promover é aquela na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus ideais e buscando uma formação melhor dentro da sociedade [“...]”,

Considerando as reflexões acerca da história “As Tranças de Bintou” e do Texto cientifico Uma abordagem integrada da aprendizagem descrevo abaixo as atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

Para a área de Sociedade e Natureza: promover um desfile com a turma, tendo com objetivo, trabalhar a diversidade debater sobre as diferenças e possibilitar o reconhecimento e valorização da identidade, Solicitar previamente que as crianças tragam roupas que elas utilizem no dia a dia, pentes, escovas para cabelo, enfites, etc. Organizar a turma para assistir ao vídeo “As Tranças de Bintou”. Promover um debate sobre as diferenças de cada um. Ao final organizá-los para os desfiles com diferentes vestimentas, penteados, etc. Avaliar observando a participação, interesse e execução das atividades.

Para área de Arte: Confecção de chocalhos com garrafas pet vazia tendo com objetivo o desenvolvimento da potencialidade criadora, trabalhando a musicalidade e as cores, o som produzido. Levar para a sala de aula um chocalho, pedrinhas coloridas e texturas diferentes, cola tinta, tesoura, pets vazios, etc. Ao

5

contar a história destacar o instrumento a ser explorado, fazendo a socialização do tema. Apresentar o chocalho e permitir sua exploração (cores, som, forma) Organizá-los para confecção de seus próprios instrumentos utilizando as garrafas pintando, colocando as pedrinhas la dentro, colando, desenhando e experimentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com