TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Pintol

Trabalho Escolar: Tranças De Pintol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

2 DESENVOLVIMENTO

No texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”, aborda-se a importância de integrar experiências cientificas, a outras áreas de conhecimentos, pois assim ajudaria a criança a aumentar o seu desempenho mental. Quando relaciona o abstrato a realidade do seu mundo, ela desenvolve uma aprendizagem mais significativa, ele comprova aquilo que está aprendendo.

Por isso de acordo com o texto, e se dado à sugestão de variedades de atividades para cada um dos principais tópicos acima. Abaixo vamos relacionar os principais tópicos científicos relacionados com a teoria de GADNER.

ATIVIDADES MATEMÁTICAS: É uma das partes mais integrante de toda a ciência, pois oferece vias de quantificação e registro das observações.

Atividades de matemáticas são partes necessárias para um pesquisa cientifica, tem casos que são usados temas científicos para oferecer um contexto diferente ao uso da matemática, e todas elas dependendem do raciocínio logico-matemático.

MUSICAS: a musica contribui muito para a aprendizagem da criança, cada parte da musica auxilia de alguma forma para o raciocínio da criança ajuda na aprendizagem contribuindo assim com o desenvolvimento da mesma. Essa relação com a música pode facilitar a aprendizagem e torná-la mais permanente. Foram constatadas melhoras nos raciocínios lógica-matemática das crianças que possuem a música no seu currículo, e esse raciocínio é base para as ciências e da matemática.

LITERATURA: A literatura ajuda nos conceitos científicos, associando-os á linguagem e imagens vividas. Fazer com que as crianças escrevam ou contem suas próprias histórias contribuir com a inteligência linguística.

ATIVIDADES ARTISTICAS: é sugerida na forma de estimular as expressões intuitivas e criativas das ideias infantis. Enquanto as crianças desenham, pintam criam para mostrar o que aprenderam elas desenvolvem a inteligência cinestésico-corporal. Quando as crianças inventam novas formas para utilização de matérias, eles estimulam o pensamento divergente.

DRAMATIZAÇÃO: Permite que as crianças usem as ideias cientificas, usando a imaginação. São proposta duas ideias de dramatização, dramatização orientada e dramatização espontânea. O jogo dramático utiliza varias formas de inteligência linguística, espacial, cinestésico-corporal e interpessoal.

Quando a uso do PENSAMENTO CRIATIVO, utiliza a visualização e através da imaginação faz com que os conceitos científicos sejam vistos de outro modo.

As experiências com alimentos usam os sentidos para ajudar a entender os conceitos, isso contribui de forma significativa, pois experiências científicas ligadas à ingestão de alimentos podem reforçar e ajudar na memorização.

As AULAS DE CAMPO ajudam a criança a perceber a relação do que aprenderam na sala de aula com o mundo real. O pátio da escola e as imediações podem contribuir muito para a conexão entre a sala de aula e o mundo real. Essas abordagens integradas relacionam-se com as atividades físicas, sensoriais e emocionais ao processo de aprendizagem da criança.

Através deste texto podemos observar a importância de relacionar os conteúdos trabalhados na escola com as diversas experiências cientificas , pois assim a criança comprova o que esta aprendendo, relaciona a com o mundo em que vive.

E além de ser uma forma interessante da criança aprender, é muito importante se trabalhar com esse método pois auxilia muito a criança a comprovar o que aprendeu, de mostrar pra ela que tudo é real.

A Relação entre o texto “Uma abordagem integrada da Aprendizagem” e a literatura “As tranças de Bintou” esta em que a literatura traz vários elementos a serem trabalhados com as crianças, o outro texto nos mostra a importância de se trabalhar várias áreas de conhecimentos usando as experiências cientifica usando a proposta deste texto podemos ter várias ideias de como se trabalhar com as crianças e assim promover a aprendizagem dela.

Na historia as tranças de Bintou, há vários elementos que podem ser trabalhados em diferentes áreas de conhecimentos, elementos estes como números, animais, lugares, cores, culturas diferentes, entre outros. Usando a história As tranças de Bintou, podemos iniciar um projeto interdisciplinar, a história traz vários elementos diferentes que podem ser usados.

Antes de tudo faria uma pesquisa na sala, e observaria qual seria o tema mais interessante para os alunos, o que estava sendo preciso trabalhar na sala. Iniciaria um projeto, contando a história para criança, e usando os variados elementos do texto para elaborar diversas atividades, e assim construindo a aprendizagem com as crianças.

Usando um tema central da história podemos usar todas as áreas de conhecimento. Area do conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE

Nível de Ensino:

Educação Infantil/ 4anos

Conteúdo / Tema: Família

Objetivos:

• Entender a importância da família na sociedade.

• Reconhecer os membros da família.

• Desenvolver a importância de respeitar o mais velho.

“Procedimentos Metodológicos: Começando pela história “As tranças de Bintou”, faz-se uma roda de conversa onde se faz uma observação e destaca-se a família da Bintou, com questionamentos como: “ Quem faz parte da família da Bintou”, “ “Quem é o mais velho”, a partir daí iniciaremos um conversa com as crianças, onde falará sobre sua família. Depois a criança realizará uma atividade onde deverá fazer um desenho da sua família.

Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos nas atividades.

Área do Conhecimento: ARTES E MÚSICA

Nível de Ensino: Educação Infantil/ 4anos

Conteúdo / Tema: Montagem da menina Bintou

Objetivos:

• Desenvolver a criatividade e autonomia da criança.

• Estimular a imaginação

• Trabalhar coordenação motora fina.

Procedimentos Metodológicos: Através da história Bintou, será entregue a criança folhas contendo partes do desenho da menina Bintou, onde ela cortará, montará e depois fará uma pintura do desenho, que será exposto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com