TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zzz Trans

Ensaios: Zzz Trans. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

A COPA DO MUNDO É NOSSA

Preparado pelo Prof. Marcus S. Piaskowy - ESPM SP.

Este é um caso fictício, cuja elaboração é de exclusiva responsabilidade do autor. Desenvolvido unicamente para fins de estudo em ambiente acadêmico. Eventuais semelhanças com fatos reais terá sido mera coincidência.

RESUMO

Empresa de transporte executivo, sediada em Salvador (BA), vê na Copa do mundo de 2014 a possibilidade de crescimento por meio da segmentação e desenvolvimento de contatos internacionais.

PALAVRAS-CHAVE

Empreendedorismo. Copa do Mundo. Turismo. Planejamento.

A COPA DO MUNDO É NOSSA

"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem". (Peter Drucker)

INTRODUÇÃO

Oportunidade, estratégia, ousadia e planejamento são fatores que podem definir o sucesso e o fracasso de uma empresa. Muitas vezes é preciso tomar uma decisão de impacto e coragem no desenvolvimento da empresa. Segundo Peter Drucker, "Os resultados são obtidos pelo aproveitamento das oportunidades e não pela solução de problemas. Os recursos precisam ser destinados às oportunidades e não aos problemas". Não basta visualizar uma oportunidade; é preciso torná-la real. A questão é como fazer?

Aonde investir? Nessas horas é preciso lembrar que, investir também é capacitar a empresa para enfrentar desafios. Municiá-la de informações sobre o mercado de atuação, os clientes, a concorrência, e sobre ela mesma.

Gilberto saiu da barraca da Dinha, com um acarajé nas mãos e muitas idéias na cabeça.

Resolveu caminhar pela orla do Rio Vermelho, bairro boêmio da capital soteropolitana. Gil, como era conhecido, costumava dizer que era discípulo da escola peripatética1, pensava melhor enquanto caminhava. E dessa vez ele realmente precisava pensar muito. Desde que o Brasil foi anunciado como o país sede da Copa do Mundo, de 2014, Gil sonhava acordado. Fanático por futebol, já se imaginava assistindo todos os jogos e vendo a seleção canarinho levantar a taça. Até aí tudo bem, ele realmente era louco por futebol. Em 2006, Gil foi a Alemanha assistir a copa, e ainda guardava o gosto amargo de assistir a derrota para o time italiano. O problema, ou melhor, a oportunidade que se apresentava era que Salvador seria palco da festa. A capital baiana foi escolhida pela FIFA para ser uma das sedes da copa. O estádio da Fonte Nova, "casa" do amado Bahia, seria reformado para abrigar os jogos. Gil mal podia se conter de tanto orgulho e felicidade; era torcedor "roxo" do Bahia.

A copa do mundo iria atrair muitos investimentos públicos e privados. Salvador seria inundada por turistas, dólares, euros e outras moedas e Gil queria participar. Queria uma fatia desse bolo. O problema era que ele ainda não sabia como. Sabia que precisava estruturar um planejamento estratégico e colocar em prática um projeto. Tinha cinco anos para arredondar as coisas e sabia que precisava dar o pontapé inicial.

Há oito anos, Gil abriu as portas da ZZZ Transporte Executivo. A empresa começou com uma van, um carro e um telefone. Anos depois, a frota era formada por 12 vans, 5 micro-ônibus e 11 carros de luxo, 30 motoristas, uma equipe de atendimento e duas sedes - a matriz em Salvador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com