TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Efluentes

Trabalho Universitário: Tratamento De Efluentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

A composição do esgoto é bastante variável, apresentando maior teor de impurezas durante o dia e menor durante a noite. A matéria orgânica, confere ao esgoto sanitário suas principais características, mutáveis com o decorrer do tempo pois sofre diversas alterações até sua completa mineralização ou estabilização.

Atualmente, há um grande consumo de água e, por consequência, há a criação de uma grande quantidade de efluentes que, na maioria das vezes são lançados nos mananciais sem tratamento. Desta totalidade, é gerada uma fração de sub- produtos como o lodo, o efluente tratado e o biogás.

O lodo é resultado da remoção e concentração da matéria orgânica contida no esgoto. Sua quantidade e natureza dependem das características do esgoto e do processo de tratamento empregados. Os sistemas de tratamento que dependem da remoção frequente do lodo para sua manutenção, já dispõe de processamento e disposição final desse material como parte integrante da estação.

A disposição final do lodo pode ser feita em aterro sanitário juntamente com o lixo urbano, em incineradores e na restauração de terras.

Quanto ao efluente tratado, pode ser utilizado para fins não- potáveis em áreas de escassez de água. O reuso do efluente pode ser aplicado na agricultura (irrigação de culturas forrageiras), na indústria (torres de resfriamento, caldeiras, construção civil, etc.), na aquicultura (alimentação de reservatórios de produção de peixes e plantas aquáticas), na irrigação de parques e jardins públicos ou condominiais

Sobre o biogás, existem inúmeros estudos para o seu aproveitamento racional, destacando-se sua utilização para geração de energia elétrica para a própria estação de tratamento de esgoto, além do uso como gás domestico, industrial ou, combustível para veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com