TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamentos Estéticos e de Embelezamento Vêm Crescendo cada vez Mais

Por:   •  16/4/2016  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A procura por tratamentos estéticos e de embelezamento vêm crescendo cada vez mais. O Brasil é o terceiro maior mercado de beleza do mundo, com um número superior a 206 mil estabelecimentos destinados ao consumo de produtos e serviços de estética (2011).Devido a este crescimento a população possui uma grande variedade de opções podendo optar por aquela que mais lhe agrada, levando em consideração vários motivos, tais quais: preço do serviço; qualidade do atendimento e dos produtos; fama do estabelecimento; tradição; proximidade com a moradia ou local de trabalho; especialidade; etc.

A maior parcela da população usuária destes serviços não utiliza a biossegurança como um critério no momento da escolha de um salão de beleza, centro estético ou spa. Porém, este critério é de extrema relevância, visto que sua prática reduz riscos ocupacionais relacionados à atividade. A Norma Regulamentadora de número 9 da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego discorre sobre biossegurança e estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Segundo Ramos (2009, p.10) a biossegurança consiste em um conjunto de processos funcionais e operacionais de fundamental importância em serviços de saúde e beleza, não só por abordar medidas de controle de infecções para proteção da equipe de profissionais e usuários dos serviços, mas por ter um papel fundamental na redução geral de riscos à saúde. Justifica-se a relevância deste tema, sobretudo,pelas evidências científicas que apontam para a possibilidade de contrair alguma infecção, pela manipulação de artigos empregados nesses estabelecimentos, que podem colocar em risco o profissional e/ou cliente.

A exposição a infecções, porém, pode ser minimizada ou mesmo eliminada através da realização de práticas corretas e rotineiras de limpeza desinfecção e esterilização, tanto do ambiente quanto dos mobiliários, equipamentos, utensílios e artigos reutilizáveis. Tais ações, além de controlarem a contaminação, garantem as sensações de bem-estar, segurança e conforto dos profissionais e clientes.

Sendo assim, este trabalho destaca a importância e necessidade do profissional estar ciente sobre a indispensabilidade da aplicação das normas de biossegurança, assim como alerta a população geral para a preocupação com a realização destes protocolos nos estabelecimentos frequentados. O objetivo deste estudo é verificar se os estabelecimentos de beleza da ..... realizam os procedimentos citados acima e, se respeitando as normas vigentesda Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com