TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinameto E Desenvolvimento

Trabalho Universitário: Treinameto E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Treinamento e desenvolvimento

O programa de treinamento deve estar associado às necessidades estratégicas da organização.Precisam-se avaliar as verdadeiras necessidades da organização e do funcionário para que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado. Além destes levantamentos, é necessário que a empresa esteja disposta a dar espaço e oferecer oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas competências.

O processo de desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.

Portanto, trata-se de ir além de um treinamento pessoal, envolvendo aspectos que se aproximam do processo de educação. Com isso, algumas empresas já preferem tratar do tema referindo-se a este como educação para o trabalho, sendo os profissionais de treinamento conhecidos como educadores.

É importante destacar que investir no desenvolvimento das pessoas da organização é investir na qualidade dos produtos e serviços, é atender melhor.

Conceitos Importantes

Capacitar: dar condições de desenvolvimento do pensar crítico (associa conhecimento + prática/execução + análise crítica do resultado)

Treinamento (transmissão do conhecimento): Processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que promovam maior adequação entre características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais, resultando em uma melhoria na qualidade do trabalho.

Capacitação (educar, treinar, praticar e avaliar): Processo sistemático que associa o conhecimento e a prática no trabalho. Prevê que uma habilidade existente seja potencializada e ao mesmo tempo possibilita o desenvolvimento de habilidades não existentes. (método do PDCA)

Desenvolvimento Organizacional: Processo sistêmico que associa conhecimento, habilidade e atitude. Tem como foco os cargos a serem ocupados nas organizações, as habilidades e capacidades que são requeridas.

LNC: Levantamento de Necessidades de Curso

Levantamento de Necessidade de Curso

Antes de preencher o levantamento de necessidade de curso é necessário fazer algumas análises, tais como:

Análise Organizacional (análise global da empresa): missão, objetivos, metas, recursos, mercado onde está inserido, concorrentes e necessidades da organização.

Análise dos Recursos Humanos (análise qualitativa e quantitativa): necessidades dos recursos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com