TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trânsito Consciente

Por:   •  25/5/2015  •  Ensaio  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

O impacto da mídia nas sociedades modernas

Exemplos de como a mídia constrói a realidade

        Segundo os autores Pedrinho Guareschi e Osvaldo Biz, no livro Mídia, educação e cidadania, não há instância de nossa sociedade, hoje, que não tenha uma relação profunda com a mídia, onde a mídia não interfira de maneira específica (cap II, p 38, 1º parágrafo).

        Inúmeros exemplos fáticos vêm dar veracidade a essa percepção, descritos pelos autores. À migração dos socialistas do leste Europeu para o capitalismo, mostrava-se irredutível o ditador Nicolae Seausescu. Aparece na mídia, então, uma imagem de cadáveres sobre lençóis brancos, fato atribuído à tirania daquele governo. O ditador e esposa foram executados no Natal de 1989, no entanto os corpos eram de pessoas pobres, que foram desenterrados para aquele fim midiático.

        A operação Tempestade do Deserto, na guerra do Golfo (1991), era mostrada “ao vivo” pela mídia, sendo que os militares haviam decidido que mostrariam somente engodos pela mídia (Ramonet – 1999, p 88).

        Outros exemplos citados no referido livro, remetem às mentiras do governo de George Busch, já parte de antiga tradição, como mostra o estudo de Ramonet e o filme Citzen Cane, de Orson Welles (1941). Ainda cita o falso resgate da soldado Jéssica Linch, cuja ação ocorreu de forma produzida, 2 dias depois das tropas iraquianas deixarem o hospital onde a mesma se encontrava internada. Médicos a levaram até um posto dos EUA, mas tiveram de retornar, para que a ação a ser mostrada ao mundo pudesse ser produzida.

        Outro fato relevante é a notícia da investigação de 700 artigos do jornalista, Jack Kelly, o qual teria inventado a história de uma cubana que teria morrido a bordo de um barco, a caminho da Flórida. A mesma foi encontrada trabalhando num hotel na Flórida, pela Comissão de inquisição (Carta Capital, 22 de junho de 2005, p 15).

DESENVOLVIMENTO

        Percebe-se que diuturnamente vemos propagandas de bebidas alcoólicas associadas às comemorações, como sinônimo de festa e alegria, quando mal se ouve a advertência “Beba com moderação” ou o eufemismo “Aprecie com moderação”.

        Vê-se comerciais de motos associadas a “asas da liberdade”, em alta velocidade, carros que atingem velocidade incompatível com a máxima capaz de garantir certa segurança, com dispositivos sensoriais que permitem ao condutor  abrir mão do senso de responsabilidade e preservação, pois o “apito” avisa, portanto é o máximo.

CONCLUSÃO

        O papel da educação e do educar é estimular cada vez mais a discussão sobre o assunto, de maneira simples e de fácil compreensão. Estimular e capacitar para que o indivíduo perceba onde as mudanças são necessárias. O educador, neste segmento, deve ter em mente que todos somos ligados a uma corrente de valor, que serve a um propósito, o de um trânsito seguro, com meta zero acidente. Educação é construir  a mudança positiva e a mudança é um fato corriqueiro. No entanto, a melhoria contínua deve focar não o que a mídia reluz, mas em metodologias focadas na preservação da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com