TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DAS HABILIDADES NEGOCIAIS

Por:   •  18/9/2020  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

1. Elementos da comunicação

Para que uma comunicação aconteça, é necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código. Sem eles, não existe a comunicação.

2. Habilidade de saber ouvir

Por mais que não pareça, ser um bom comunicador implica ser um bom ouvinte. Isso ocorre porque o ato de ouvir ajuda a entender melhor as outras pessoas, permite nos colocarmos no lugar do outro e construir relacionamentos. Além disso, denota respeito. Por isso, aproveite as oportunidades que possuir para ouvir, prestando atenção e respondendo o resultado pode ser surpreendente.

3. Características de um bom ouvinte

Para ouvir efetivamente é importante escutar, compreender e interpretar aquilo que está sendo dito. Concentrar-se no que está sendo verbalizado significa estar atento ao tema central da mensagem mais do que simplesmente ater-se a fatos isolados que sejam notadamente difíceis de lembrar.

4. Melhoria no processo de comunicação

Uma boa comunicação é uma medida de melhoria para resolução de problemas, já que não somente na esfera empresarial, mas em qualquer outra, a solução dos conflitos reflete no entendimento de pessoas e entre pessoas (o emissor e o receptor), e um sistema de comunicação clara, limpa e sem ruído interna facilita a troca de informações para esse entendimento.

5. Comunicação não verbal

A comunicação não verbal substitui, reforça e completa a linguagem verbal mediante o uso de olhares (contato ocular), gestos, expressão faciais, posturas, etc. Este intercambio de informação é especialmente importante porque muitas vezes expressa os sentimentos e as atitudes reais de quem fala, que podem ou não coincidir com as suas palavras.

6. Barreiras na comunicação

As barreiras podem ser classificadas como: Barreiras externas e Barreiras internas

As barreiras internas estão directamente ligadas ao emissor e/ou receptor. Quando o sujeito não está interessado nem envolvido é pouco provável que a mensagem seja recebida e interpretada correctamente. O fato do receptor não gostar, ou não dar credibilidade ao assunto que está sendo abordado pode bloquear a comunicação. Não gostar ou não confiar no emissor pode originar a ineficácia da comunicação, pois vai provocar a falta de receptividade à mensagem transmitida pelo emissor.

As barreiras externas relacionam-se com o contexto e ambiente onde se realiza a comunicação. Exemplos de barreiras externas: Ruído

7. Como o ruído pode interferir em uma negociação?

O ruído é qualquer interferência que atrapalhe o processo comunicacional. Até mesmo a ausência de som é chamada de ruído por se tratar de uma interferência na comunicação entre emissor e receptor. Mesmo não sendo um dos elementos da comunicação, ele pode aparecer em alguns momentos comunicativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com