TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas Capilares

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

DISCIPLINA: TÉCNICAS APLICADAS Á ESTÉTICA CAPILAR

DOCENTE: ROBSON CARLOS LOPES

 

                                            ALUNA: NADINE RAMOS  

             

“O estudante que aprende apenas os resultados da investigação não se torna um investigador, mas um estudante instruído”. Matthew Lipman

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE

(Valor: 9,0)

  1. Técnicas de lavatório: Em um salão de beleza os cuidados com os cabelos começam no lavatório. Como vimos em aula prática, dentre outros cuidados, devemos lavar os cabelos suavemente com a polpa dos dedos, executar manobras suaves em movimentos circulares; nunca usar as unhas; a temperatura ideal deve ficar em torno de 20º C e a quantidade de shampoo e condicionador deve ser equivalente ao tamanho de cada cabelo; o creme ou condicionador deve ser aplicado nas pontas e nunca na raiz. No entanto, além das técnicas de lavar os cabelos é fundamental a utilização de um bom produto. Mas escolher o melhor, ou o produto ideal para cada tipo de cabelo exige conhecimento. Nessa perspectiva, pesquise sobre os vários tipos de shampoos e condicionadores adequados aos vários tipos de cabelo. Considere em sua pesquisa o PH (potencial de hidrogênio).
  1. Elementos básicos do corte: Cabelos danificados apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, tinturas, descolorações, produtos inadequados, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca). Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. Não há produtos que una pontas duplas. Os produtos existem para impedir que elas avancem. Nessa perspectiva, o corte de cabelo, além do apelo estético está relacionado com a saúde do cabelo. Nessa perspectiva, discorra sobre a importância de um corte de cabelo. Considere em sua análise a importância da matemática na realização do mesmo?
  1. Fisionomia e Penteados – (Técnicas de finalização). Pesquisar e estudar moda, conhecer e dominar algumas técnicas capilares, assim como compreender as noções do visagismo, garante ao profissional da estética um mercado amplo e promissor. Por um lado, sabe-se que as tendências de cabelos acompanham a moda das passarelas. Por outro lado, considerando que o conceito de visagismo não prioriza os padrões de beleza, ou as soluções padronizadas, derivadas das tendências de moda. Mas busca soluções que revelam o que é singular em cada pessoa, adaptando as tendências de moda ao estilo de cada um. Nessa perspectiva, utilize-se de recursos digitais ou recortes de revista, e apresente um exemplo de cabelo (corte/penteado) para a próxima estação, vindos das passarelas. No entanto, procure traduzir essas tendências para a realidade de uma pessoa comum. Considere em sua análise a pessoa como um todo: rosto, cabelo, corpo, assim como suas características físicas e psicológicas. Elabore um texto explicativo para sua imagem.

 

 Bom trabalho!

  1. Decorrente da questão proposta é notável que para cada tipo de cabelo é necessário um tipo de shampoo adequado. Levando em conta que shampoos com o PH 7.0 são os neutros, shampoo com o PH para baixo de 6.9 são ácidos e shampoos com o PH para cima de 7.1 são alcalinos, assim sendo, os condicionadores sempre vão ter on PH menor que o do shampoo para que ele hidrate mais, segue abaixo uma analogia.

Para cabelos normais: lisos, cacheados, crespos e ondulados, sem nenhum tipo de química, sem oleosidade e sem ressecamento, é indicado usar shampoos específicos para cada um, mas com o mesmo PH. O ideal é usar o PH em torno 5.0 pois, mantém o cabelo com vida e hidratado, além disso, este é adequado para todo o tipo de cabelo. Um shampoo recomendado para cabelos cacheados, crespos e ondulados é o Absolut Control da L' Oréal Paris, e para cabelos lisos o shampoo Mythic Oil também da L' Oréal Paris.

Quando o cabelo é ressecado: não dispensamos a hidratação e a nutrição dos fios, e utiliza-se shampoos com o PH entre 4.0 e 5.0 que além de proporcionar um cabelo com brilhoso e com vida, ainda fecha a cutícula capilar. Recomenda-se o shampoo Argan Oil da Inoar.

Em cabelos oleosos: utiliza-se shampoos com o PH levemente ácido, no dia-a-dia com o PH em torno de 6.0 a 7.0 (recomena-se shampoo da Mild Skin-Neutral ), e de 15 em 15 dias usar o shampoo anti resíduos com o PH para cima de 7.1 pois, se utiliza-lo todos os dias, este danificara fios e os deixara ressecado .

Em cabelos com progressiva: por terem química, muitas vezes são danificados, e por isso, é fundamental o uso de shampoos com o PH ácido entre 4.5 a 5.5, isso acarreta um cabelo mais hidratado com um efeito mais natural (recomenda-se o shampoo Reposição em Massa da Seda).

Várias pessoas antes de tingirem seus cabelos, lava-os com um shampoo anti resíduos para que tire toda as impurezas e abra a cutícula dos fios para que a tinta penetre profundamente em suas madeixas deixando a cor bem fixada. Para o cuidado com o cabelo tingido é importante a escolha certa para lava-lo. Recomenda-se um shampoo com o PH 3.0 a 4.0 pois ira hidratar, nutrir e conservar a tintura muito mais tempo em seus fios. Um dos shampoos recomendado é Cor Radiante da TREsemmé.

Em cabelos mistos: são os do tipo oleosos na raiz e secos nas pontas, recomenda-se a utilização de um shampoo neutro PH de 6.0 a 7.0 na raiz, e um ácido nas pontas, com o PH de 4.0 a 5.0.

  1. O corte de cabelo não é apenas uma coisa simples feita com tesoura, navalha dentre outros.... Para cortar cabelo é necessário habilidade e treino, além de ser fundamental conhecer a matemática, pois o corte de cabelo é moldado através dos ângulos e da geometria. Com isso cada ângulo diferente do cabelo produz diversos modelos de cortes.

É essencial cortar as pontas do cabelo a cada 2 a 3 meses, já que elimina as pontas duplas, as quais, são decorrentes: de tratamentos químicos; do secador; da chapinha; e dos fatores naturais como o sol e o mar. Está atitude, fará com que os fios se fortaleçam, evitando a danificação dos mesmos.

Por fim para realizar um corte ideal é importante analisar a forma; textura; estrutura; direção; ângulo; comprimento, enfim o designer capilar. Além do mais é necessário que se observe o cliente de ponta a ponta para verificar toda a sua fisionomia como por exemplo o rosto; perfil; cabeça; gestos; atitudes; expressão; movimento; forma de vestir-se, não esquecendo de levar em conta o que ele prefere, e para esse fim é indispensável comunicar-se na medida do possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (102 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com