TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Administração

Casos: Técnicas De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  5.979 Palavras (24 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa pretende mostrar um pouco sobre Gestão de Pessoas, um assunto tão em evidência: os conflitos que surgem quando a interação de pessoas sejam eles de ideias ou relacionamentos.

O elemento básico são as pessoas cujas interações compõem a organização, a condição necessária para a existência de uma organização é a interação entre as pessoas. O próprio sucesso, ou insucesso, das organizações é determinado pela qualidade das interações entre seus membros.

“A administração de recursos humanos (ARH) funciona em um conjunto de organizações e de pessoas. Administrar pessoas significa lidar com pessoas que participam de organizações. Mais do que isto, significa administrar com as pessoas. Fazer de cada pessoa um verdadeiro administrador de suas funções dentro da organização, em qualquer nível em que esteja situada ou em qualquer atividade que deva executar. Assim, organizações e pessoas constituem a base fundamental na qual funciona a ARH.” (CHIAVENATO, 2006, p.21).

Os homens quando interagem envolvem-se mutuamente, influenciando as atitudes um dos outros. Como os seres humanos são limitados, eles necessariamente têm que cooperar para alcançar seus objetivos, pois individualmente não conseguiriam a cooperação entre eles é essencial para a existência da organização e quando não há surgem conflitos.

Introdução á Moderna Gestão de Pessoas

O contexto da Gestão e Pessoas é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, da junção temos a moderna Gestão de Pessoas. Temos que observar, no entanto que isso depende de várias questões, tais como a cultura da organização, o ramo de atividade e tantos outros. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria onde cada parte contribuirá com seu recurso.

Em algumas organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimentos são vistas como parceiros, as pessoas passam a serem vistas como seres humanos com um histórico, não apenas uma força geradora de lucros são vistas mais como parte inteligente incentivada a se dedicarem e terem responsabilidades e comprometimentos com as organizações. As mudanças não devem ser impostas, mas trabalhadas, levando-se em consideração o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma.

A moderna gestão de Pessoas tem como aspectos fundamentais: as pessoas como seres humanos, as pessoas como talentos fornecedores de competência, as pessoas como capital humano das organizações. A gestão de pessoas tem como objetivo ajudar as organizações a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, treinando com satisfação e motivando as pessoas, como ajudando – os até mesmo na vida pessoal, para que também vá bem à vida no trabalho, administrando e impulsionando mudanças, mantendo a política ética da organização e comportamento social.

Segundo Antonio Carlos Gil (2008), Gestão de pessoas é a função gerencial que visa á cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Constitui uma evolução das áreas designadas no passado como Administração Pessoal, Relações industriais e Administração de Recursos Humanos, a expressão Gestão de Pessoas visa substituir Administração de Recursos Humanos, parece razoável admitir, com base na análise dos processos gerenciais desenvolvidos no passado, que a adoção deste ou qualquer outro nome por si só, não indica de fato o que as organizações fazem ou querem fazer.

No entanto esse termo reflete uma concepção acerca das pessoas e das organizações, que poderá ser compreendida de forma melhor mediante ao estudo da evolução do processo de gestão de pessoas.

Segundo Idalberto Chiavenato (2008), no trabalho, cada administrador seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor, desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar. A gestão de pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções. É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas, quando o relacionamento vai bem as pessoas não tem motivos para deixar o emprego. O funcionário passa a ter voz no trabalho e as empresas entendem que ninguém vive para trabalhar, as pessoas trabalham para viver.

Ao longo de toda a história da humanidade passamos por várias mudanças, podemos dizer que ao longo do século XX houve três eras organizacionais distintas, sendo elas a Industrial clássica, Industrial neoclássica e a era da informação.

Visto essa evolução organizacional após o período da Revolução Industrial, podemos descrever as três etapas da gestão de Pessoas nesse processo evolutivo como sendo:

• Relações Industriais – O formato do trabalho consiste na centralização total das operações no órgão de RH já seu nível de atuação é burocratizada e operacional.

• Administração de Recursos Humanos – Seu formato de trabalho é de responsabilidade de linha e função de apoio. Seu nível de atuação consiste em departamentalização e tática.

• Gestão de pessoas – O formato do trabalho é descentralizado, o nível de atuação focaliza a estratégia global.

Segundo Chiavenato (1999), os novos papeis da gestão de pessoas passaram de operacional e burocrático para estratégico, curto prazo para longo prazo, administrativo para consultivo, foco na função para foco no negócio.

Conceitos de Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é de vital importância para qualquer empresa, a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada em organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes.

A gestão de pessoas deve tratar os funcionários como parceiros da organização, assim como trata os fornecedores, os acionistas, os clientes entre outros. Os empregados tem um papel fundamental para a empresa, pois são eles que contribuem com conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.

A definição de gestão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com