TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação, Gestão Do Conhecimento E Departamento Pessoal E Profissional.

Artigo: Técnicas De Negociação, Gestão Do Conhecimento E Departamento Pessoal E Profissional.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO: Administração

DISCIPLINA: Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Departamento Pessoal e Profissional.

: TUTOR (EAD) :

Campinas, 03 Junho de 2014

SUMÁRIO

1. Introdução........................................................................................................02

2. Mapeamento................................................................................................. 03

3. Modelo de Jung...............................................................................................04

....................................................................................................................... 05

.........................................................................................................................06

Introdução

A negociação é baseada em uma análise de interpretação de em processo de abordagens de entradas e saídas.

Tomando-se por base o contexto atual, onde a competitividade e a evidência são fatores de permanência nos negócios, identifica-se um período de contínuas transformações na sociedade, onde pressões econômicas, sócias, políticas, tecnológicas, culturais e educacionais estão afetando de forma significativa a vida das pessoas e o desempenho das organizações, sociedades e países.

Iremos retratar a seguir uma negociação entre uma gravadora e uma associação de moradores, entre elas a gravadora que planeja instalar seu empreendimento no bairro de classe média e junto com associação o senhor Carlos Henrique que tenta de tudo para que isso não ocorra.

Com planos estratégicos o senhor Jorge Andrade negociador da gravadora elaborar argumentos convincentes buscando um acordo melhor possível para ambas partes.

Compreender este processo de constante transformação é fundamental para a sobrevivência das organizações, que poderão evitar fracassos na medida em que adaptarem-se e anteciparem-se às mudanças.

A adaptação nos transforma procurando tornar-nos melhores em tudo que fazemos a nossa proposta se abrange na melhoria de vida da nossa rua, bairro, da nossa cidade.

Segundo Berley (1984) negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e anatômicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo.

A responsabilidade de se fazer o melhor atribui-se ao diálogo, debates visando chegar ao melhor entendimento possível entre as partes relacionadas em uma negociação. O instrumento documental visa complementar a atuação de seus representantes contribuindo para o aperfeiçoamento do direito humano junto com o conjunto da sociedade.

Perfil dos Oponentes: Associação de Moradores Valle Verde

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem publica

Argumentos: Barulho, segurança e infraestrutura (Trânsito) Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3º idade. Estímulos a negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Estímulos a negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento

Informações Relevantes: Publico conservador e questionador, que preza tranquilidade, bairro novo com 5 anos de formação, necessita de melhorias e fica as margens da Rodovia Carvalho Silva.

Perfil do Negociador- A Gravadora The Best Music

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estratégica de negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável.

Argumento: Barulho, segurança e infraestrutura (transito) e informação relevantes. Público conservador e questionador, que preza tranquilidade sendo que a maioria são pessoas da 3º idade. Estímulo de negociação tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Estímulos a negociação: Poder contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios de todos.

Informações relevantes: Conceituada no mercado, empresa de grande renome tem interesse de investir em melhorias no bairro assim que a instalação da gravadora acontecer.

Modelo de Jung

Habilidade do Oponente: Associação dos moradores do Valle Verde

Perfil: Confrontador

Características: questionador, a contestação das questões, porem o acordo tende a ser mais firme e mais duradouro que o acordo resultante dos outros estilos, desde que a escrita o compromisso mútuo.

Táticas: Conforto da população e segurança

Habilidade do negociador

Gravadora The Best Music

Perfil: Amigável

Características: trata se de um estilo cooperativo, disposto a manter o bom relacionamento com outra parte, facilitando o acordo e a busca de bons resultados para ambos os lados.Com isso, vem apresentar uma proposta para fazer uma negociação amigável, sem afetar ninguém, informa que a instalação desta gravadora o progresso é inevitável gerando empregos e muitos benefícios ao bairro e as pessoas que moram ali.

Táticas: Na maior parte do tempo, procura se cooperativo, trabalhando em comum, cuja finalidade e de benefício a todos, com muita paciência a dialogar, calma para um bom relacionamento.

ANÁLISE DA SITUAÇÃO

Associação dos Moradores do Bairro

- Ponto Positivo: O bairro é novo, tem apenas cinco anos de formação, além disso, através e pesquisas feitas esse bairro tem referência de custo e loas áreas logísticas / lugares com ambientação ideal, é uma cidade tranquila e sem índice de transito.

- Ponto Negativo: O bairro necessita de melhorias assim como, iluminação sinalizações e viabilização de retorno.

ANALISE DA SITUAÇÃO

Gravadora

- Ponto Positivo: Assim que a gravadora se instalar na cidade eles já se prontificou a fazer melhorias na região circunvizinhas, que ajudará todos os moradores, fazendo com que o bairro fique mais conhecido e valorizado.

- Ponto Negativo: terá que fazer uma obra para conter o BARULHO, TRANSITO E SEGURAÇA DO BAIRRO.

PLANEJAMENTO: Objetivo da Gravadora é a instalação da empresa na cidade do interior de São Paulo, a estratégia utilizada para conquistar a aprovação da Associação dos Moradores é levar alguns moradores a uma visita a matriz da gravadora para que os mesmos possam confirmar que a empresa possui tecnologia de ponta e que o som não se propaga para o ambiente exterior.

A gravadora disponibilizara recursos junto à prefeitura para a questão da sinalização, semáforos e posteriormente um retorno para melhor acessibilidade do bairro, investindo também no paisagismo, ciclovia e em construir uma área de lazer próximo as dependências da gravadora de fácil acesso para os idosos, melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro, isso em parceria com a prefeitura. Na área da segurança, Jorge solicitara a prefeitura um aumento no patrulhamento da polícia municipal dentro do bairro e irá disponibilizar um numero de segurança os redores da gravadora, instalando também câmeras de monitoramento.

Com essas propostas, a gravadora tem como objetivo minimizar o atrito com os moradores e conseguir que a obra não seja embargada, conseguindo entrar em um acordo favorável para as partes e instalar com sucesso a gravadora.

PASSO 4

A gravadora tem a sua cultura espalhada entre seus colaboradores de forma satisfatória. Os proprietários trabalham centrados na liderança participativa. A empresa tem em sua política plano de carreira e sucessão, aproveitando seta forma ao máximo os talentos dentro da organização.

O clima de incerteza está fazendo com que os colaboradores da GRAVADORA fiquem tensos e inseguros, com isso a produtividade está em baixa e o número de absenteísmo cresceu no último mês. A gravadora tem como cultura sempre ouvir os colaboradores para opinarem sobre determinadas decisões e nesse caso não será diferente a gravadora irá pedir opiniões para cada um dos colaboradores da gravadora e aceitará sugestões para ajudar com o que está acontecendo sobre as negociações e com as manifestações envolvendo os moradores do bairro, com essa iniciativa da gravadora todos os colaboradores ira ficarem mais tranquilo, seguro e confiante mediante as NEGOCIAÇÕES.

Se o projeto não for aprovado, creio que não afetará o desempenho dos colaboradores, pois eles somente são remanejados mediante novas instalações concretizadas, com isso se esse projeto no Valle Verde não for aprovado os funcionários iram ficar trabalhando com seus cargos normalmente assim não haverá mudança envolvendo suas vidas pessoais.

Passo 5

Na primeira reunião foram levadas ao nosso conhecimento as seguintes reclamações dos moradores

1. Barulho que iria incomodar.

2. A estrutura do bairro não comportaria o fluxo de veículos.

3. Segurança do local.

Segundo os moradores o empreendimento traria prejuízo à população local então encaminhou um oficio aos órgãos competentes solicitando o embargo da obra até segunda ordem.

A proposta da Associação dos Moradores segundo seu líder Carlos Henrique, é que nossa Gravadora procure outro local para futuras instalações. Para tais problemas nossa Gravadora explicou que temos tecnologias de ponta e nossos estúdios são revestidos com material especial que mantém o som somente no ambiente interno.

Oferecemos levar alguns moradores para visitar nossa matriz e conhecer de perto como funcionam nossos estúdios.

Com relação ao trânsito, poderemos investir para melhor estrutura através de sinalizações e farol, construir uma obra de retorno junto a rodovia para facilitar passagem de veículos, reduzindo assim movimentação para outras vias do bairro.

Já quanto à segurança podemos juntos pensar em contratar uma empresa privada que presta serviço de segurança 24 horas, e assim dividirmos o custo.

Carlos Henrique representante da Associação e outros dois moradores ouviram as propostas e aceitaram o convite para visitar a Gravadora, e sobre as demais reclamações resolveriam em reunião e chegariam a um consenso junto aos moradores.

Passo 6

Em acordo de partes o projeto adotado será que a gravadora poderá finalizar sua construção de forma normal, mas após o início das atividades terá prazo para os investimentos em infraestrutura das ruas e da segurança no bairro, sob pena de multa de valor determinado em contrato para atraso nos investimentos, e reunião com grupo de moradores quinzenal, para acolhimento de opiniões e críticas, além de transparência para com os moradores do andamento destes projetos e da postura da prefeitura e dos órgãos públicos, tendo parecer para caso não haja um acordo de continuidade da gravadora até o 6 mês que favoreça a continuidade da mesma no bairro, será feito um novo protesto para o seu fechamento, perante a prefeitura.

Conclusão

...

Baixar como  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »