TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Lavatório

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

1. TÉCNICAS DE LAVATÓRIO:

A principal função dos shampoos é promover a limpeza dos fios, que é de extrema importância para a saúde do couro cabeludo. Sabemos que tudo o que for utilizado em excesso não é bom para o organismo, e o excesso de limpeza também é prejudicial para os fios, podendo causar ressecamento aos cabelos. Com a variedade de shampoos e condicionadores no mercado, escolher o certo tem se tornado uma tarefa difícil, pelo pouco conhecimento dos consumidores. Um grande erro é achar que qualquer shampoo serve, pois a sua única função é “limpar” o couro cabeludo, porém a escolha sensata de um bom produto, faz toda a diferença. Além de limpar os cabelos, o shampoo tem a função de preparar o cabelo para receber algum tratamento, melhorando o resultado final do mesmo.

Por mais importante que seja o uso do shampoo, ele utilizado sozinho deixa o fio carregado eletricamente, dificultando na hora de pentear, é justamente nesse ponto que o condicionador age, neutralizando a carga elétrica e proporcionando mais saúde e vitalidade aos fios.

Para entender um pouco mais e saber qual é o melhor shampoo para cada tipo de cabelo, devemos entender um pouco da sua composição. O principal ingrediente dos shampoos são os surfactantes, que possuem ação detergente, capaz de interagir com a água, óleos, gorduras, silicones, etc. Por causa dessa propriedade, os shampoos são capazes de carrear a sujeira dos nossos cabelos. Para os shampoos o pH ideal, aquele mais indicado para nosso cabeelo, fica em torno de 4,5 – 5,0.

Para escolher o melhor condicionador para cada tipo de cabelo, é necessário saber que os condicionadores não são iguais, e que a formulação de cada um define o objetivo do tratamento, devem sempre ter um pH inferior ao do shampoo, para poder fechar a cutícula e, claro, hidratar.

TIPOS DE SHAMPOOS

- Anti resíduos: Sua formulação tem uma grande carga de surfactantes, pois sua finalidade é promover uma limpeza mais abrasiva. Por possuir um ph em torno de 8 (alcalino), o uso contínuo desse shampoo, pode provocar ressecamento nos fios, se usado erroneamente. É indicado para usos específicos, afim de promover uma limpeza mais profunda, utilizado a cada 15 dias, uma vez por mês ou antes de realizar um tratamento.

- Transparentes: Apesar de serem transparentes, alguns possuem cores, como os shampoos de bebês. Sua formulação não possui muito agente condicionante como é o caso dos shampoos perolados/leitosos, por isso os shampoos transparentes possuem uma ação de detergência maior. Esse tipo de shampoo geralmente tem um ph mais neutro. Indicado para cabelos oleosos.

- Perolados: Promove uma limpeza mais suave e possui agente condicionante. Sua limpeza é prejudicada pela adição de agentes condicionantes, sendo preferível utilizar um shampoo transparente na primeira lavagem, e logo após, na segunda lavagem utilizar o shampoo perolado. Possuem um ph mais ácido em relação aos shampoos transparentes. Indicado para cabelos normais e mistos.

- Leitosos: Possui baixo poder de limpeza, são considerados shampoos com funções específicas, como os shampoos anti caspas, shampoos para alguma disfunção do couro cabeludo, shampoos

para cabelos tingidos, cabelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com