TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA EMPRESA FICTICIA

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 PROPOSTAS DE MELHORIAS 6

2.2 RESUMO DOS RESULTADOS LEVANTADOS..............................................8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIA 10

1 INTRODUÇÃO

A produção textual apresentada é um modelo de diagnóstico organizacional que é um instrumento de coleta de informações, e foi elaborado a partir de entrevistas com o proprietário da empresa Elepar Construções Elétricas Sapezal LTDA, senhor Clóvis Batista, para relatar os problemas identificados na empresa a fim de realizar uma análise crítica e propor sugestões de melhorias.

A empresa acima citada originou-se na cidade de Foz do Iguaçu no ano de 1979, desde então após alguns estudos o proprietário que é engenheiro elétrico resolveu unir-se a outra empresa do mesmo ramo chamada Eletrolandia, que comercializava apenas materiais elétricos, essa empresa sempre foi ativa no oeste do Paraná, tendo bons clientes, continuando por muitos anos no Município de Foz do Iguaçu.

No ano de 1984 foi criada uma divisão da empresa que passou a ser chamada Elepar, com sua atividade em prestação de serviço de engenharia elétrica. A convite do Grupo André Maggi a empresa deslocou-se de Foz do Iguaçu para Rondonópolis, posteriormente vindo a se instalar no Município de Tangará da Serra para atender as fazendas do Grupo Maggi, que estava chegando naquele ano no Estado de Mato Grosso. Realizando uma análise de mercado percebeu-se que na filial de Rondonópolis a concorrência era muito grande, por esse motivo ficou somente com a filial de Tangará da Serra, que passou a ser matriz, atendendo toda a região e acompanhando o Grupo André Maggi que estava expandindo seus negócios e abrindo novas fazendas, afinal nesta região havia um grande potencial que possibilitou o crescimento e expansão profissional.

A Elepar atua no mercado de trabalho há 35 anos, hoje já com menos intensidade em Tangara da Serra, continuando muito forte em Sapezal e Campo Novo do Parecis, sendo então uma empresa de médio porte, porém muito segura. Renunciando seu sonho de megalomania, ou seja, nunca se tornará uma empresa de grande porte, por decisão do proprietário, pois não quer correr o risco de administrar uma empresa com muitos funcionários priorizando assim terceirizar serviços.

Hoje sua matriz foi transferida para o município de Sapezal e conta com mais duas filiais, nos Municípios de Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra, contando com 25 colaboradores nos três escritórios.

Com o intuito de sempre colocar os trabalhadores à frente, consideramos também que colaboradores motivados são parceiros e não apenas meros funcionários.

Um diagnóstico é cabível tanto nos bons como nos maus momentos de uma empresa, sendo assim, realizar um diagnóstico é de suma importância pois através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma.

Os itens principais abordados nesta pesquisa foram: aspectos da estrutura organizacional, modelos de gestão, identificação de problemas existentes, análise crítica destes problemas e proposta de sugestões para melhorias.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com o estudo realizado, referente ao âmbito organizacional à empresa possui plano de cargos e salários, algumas gratificações e ajuda de custo para seus colaboradores são oferecidos, mas apenas alguns são beneficiados com moradia que pertencem à empresa. Não existe organograma formal, possui somente um líder e o setor de Recursos Humanos é composto também por apenas uma pessoa do setor financeiro.

O processo de comunicação é falho, pois não existem reuniões formais, os treinamentos são vagos, não são destinados para todos os funcionários, até mesmo conversas semanais para melhor alinhamento dentro da empresa não são realizadas. Referente as tomadas de decisões o proprietário relatou que por não ser uma empresa de grande porte com vários departamentos, não há necessidade de realizar reuniões formais, sendo assim sempre que precisa falar com seus funcionários faz reuniões informais como em um jantar, um almoço para sua equipe.

O mesmo admite pecar nesse quesito e hoje percebe a importância de realizar reuniões.

Em outras palavras, isso significa que cuidar do bem estar dos funcionários agrada tanto a eles quanto aos empregadores e gestores. Trabalhadores bem cuidados diminuem os índices de absenteísmo e rotatividade, demonstram maior interesse pelo trabalho e sentem mais motivados ao cumprimento das metas. A preocupação com qualidade de vida no trabalho contribui diretamente com o aumento da produtividade (Fernandes, 1996).

Segundo Chiavenato (2002, p. 391),

´ A QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados, quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade.

O senhor Clovis proprietário da empresa destaca ainda que a Elepar possui um sistema de trabalho estabelecido através de metas, à empresa consegue com o método construção desenvolver grandes obras com número reduzido de colaboradores. O mesmo declara que se orgulha da capacidade de sua equipe mesmo que em número reduzido consiga realizar obras de grande porte. Ex: Uma obra que tem em seu cronograma um número de trinta pessoas, sua empresa desenvolve com nove funcionários.

Ressaltou também as dificuldades de relacionamento interpessoal entre seus funcionários, mas salienta a eficiência de sua equipe.

Admite que precise melhorar em capacitação e desenvolvimento, que falta organização para que isso aconteça, sendo de extrema importância que a empresa invista na capacitação de seus colaboradores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com