TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE 3 GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS

Trabalho Escolar: UNIDADE 3 GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

A competitividade que se estabeleceu a partir da década de 80 exigiu novo papel da gestão de recursos humanos. Com a passagem para gestão de pessoas esta tem assumido papel estratégico, tentando transformar pessoas em fonte de vantagem competitiva, entretanto obter vantagem competitiva através de pessoas não é tão simples como parece.

Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações abaixo:

(I) O direcionamento estratégico da empresa, os negócios em que pretende participar, o mercado em que pretende atuar e o crescimento esperado para o futuro são inputs para a gestão estratégica de pessoas.

(II) Empresas de sucesso procuram atrair talentos, ou seja, trabalhadores proativos, inovadores e automotivados. São pessoas que investem na empresa com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento pessoal e gerar resultado organizacional.

(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão estratégica de pessoas é a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Estão certos apenas os itens:

Resposta

a.

I

b.

II

c.

III

d.

I e II

e.

I e III

0,2 pontos

Pergunta 2

Lacombe e Chu (2008) realizaram uma pesquisa com o objetivo de investigar o papel e a influência dos aspectos institucionais na formulação das políticas e práticas de Gestão de Pessoas. Constataram, a partir da pesquisa que nas empresas em que o acionista é único e, mais especificamente, o fundador, o grau de autonomia e manobra da área de Gestão de Pessoas é mais restrito do que nas demais. O próprio dono é responsável pela decisão final, mesmo quando são decididos pequenos detalhes. Dentre as empresas pesquisadas, à medida que cresce a quantidade de acionistas e se profissionaliza a gestão, aumenta o espaço de manobra da área e dos profissionais de Gestão de Pessoas.

A Gestão de Pessoas tem se tornando questão central no gerenciamento estratégico. Isso ocorre porque:

I. A área de Gestão de Pessoas tem como atribuições: atrair, reter, motivar e treinar os colaboradores da empresa, buscando alcançar aumento continuado de produtividade e vantagem competitiva no ambiente externo.

II. As estratégias de Gestão de Pessoas visam acompanhar as oportunidades para colocação de novos colaboradores no mercado, assim como verificar a alta produtividade das inovações tecnológicas.

III. A função Gestão de Pessoas já não se relaciona ao desenvolvimento de metodologias, mas a uma nova orientação, à criação de uma nova agenda de preocupações, objetivos e ações.

IV. As pessoas são vistas como capital humano, ativos valiosos embora intangíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com