TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSO E VIDA

Relatório de pesquisa: UNIVERSO E VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Tomando por base o texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou”, disponíveis no fascículo, além de outras fontes (reportagens, livros, internet) devidamente citadas e referenciadas, explique como ocorreu a origem do universo.

R: Sempre houveram fundamentos religiosos, mitológicos ou filosóficos. A ciência foi a última que ofereceu sua versão. A teoria que foi aceita atualmente é a do Big-Bang, que foi criada pelo físico George Gamow. Segundo Gamow e sua teoria, toda matéria existente no Universo encontrava-se concentrada no átomo original comprimida e aquecida em um único ponto. Há cerca de 15 a 20 bilhões de anos, teria ocorrido a grande explosão que deu origem ao Universo.

2. Pesquise na internet ou em outros meios, outras teorias (ao menos duas) que procuram explicar como o Universo surgiu. Após descrevê-las, compare-as com a teoria do Big Bang.

Pré-Socráticos sec. 6 e 5 a.C.

Os primeiros filósofos da Grécia tentaram elaborar várias explicações para o espaço. Para eles, o Anaximandro (espaço) surgira da água e os humanos descendiam dos peixes. O nosso planeta seria um disco achatado e flutuante circundado por tubos de névoa luminosa, com um círculo de fogo por fora (o sol).

Modelo Geocêntrico sec. 4 a.C.

Aperfeiçoando algumas ideias de Pitágoras, Eudoxo de Cnido Criou um modelo geocêntrico do Universo. A Terra era o centro do Universo e tudo existente nele girava em torno dela. Aristóteles era um dos que morreu a acreditar nesta teoria.

As duas teorias são diferentes, pois a do big-bang fala de o surgimento de uma bolha crescente que cresceu e deu origem a matéria, e que a Terra não havia água levando um tempo ate que formassem os rios, oceanos...

3. Com base na leitura dos tópicos “O sistema solar” e o texto” Planetas”, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano deve constar a descrição da turma/série, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

Plano de aula

Série : 5º ano

Conteúdo: Sistema solar

Objetivo: Conhecer o sistema solar e seus respectivos componentes.

Saber reconhecer os planetas, satélites, cometas e estrelas, explicar a formação do Universo.

Material utilizado: Vídeo sobre o sistema solar, explicando sobre ele, seus componentes... Debates, Exercícios, texto do livro didático.

Tempo necessário: 4 Aulas.

Desenvolvimento das atividades:

Leitura do texto do livro, complementando com textos de internet

Apresentação do vídeo sobre o sistema solar.

Debater as dúvidas e entendimentos, e finalizar com exercício sobre o material estudado.

Referencias :

Passos, Célia. Ciências: 5º ano/ Célia Maria Costa Passos, Zeneide Albuquerque Inocêncio da Silva. 2. Ed. – São Paulo: IBEP,2012.

4. Defina:

a) Universo;

b) Galáxias;

c) Astros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com