TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSO E VIDA

Projeto de pesquisa: UNIVERSO E VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 120h

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Tomando por base o texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou”, disponíveis no fascículo, além de outras fontes (reportagens, livros, internet) devidamente citadas e referenciadas, explique como ocorreu a origem do universo.

Uma das teorias aceita atualmente é a do Big Bang ou Grande Explosão, criada pelo físico russo naturalizado norte americano, George Gamow e seus colaboradores Robert Herman e Ralf Apherem 1947. Segunda teoria toda matéria existente no universo um átomo comprimido e aquecido era menor que uma ponta de alfinete.

Por volta de 15 e 20 milhões de anos atrás ocorreu uma grande explosão dando origem ao universo, houve varias modificações uma foi o resfriamento da temperatura e a modificação de partículas formando átomos cada vez mais pesado.

Os primeiros átomos a surgir foi o hidrogênio que existe na natureza e o hélio, com a mistura desses elementos formaram as nuvens e gerou estrelas. Outra parte da nuvem que produziu as estrelas virou planetas e seus satélites.

No inicio os planetas eram muito quente, na terra não havia água após milhões de anos se resfriou formando rios e oceanos. Muitos cientistas não concordam com o Big Bang, uns acreditam que formou primeiro as galáxias que ficaram tão grandes e quebraram e viraram estrelas, e outros que veio primeiro as estrelas que depois se juntaram e viraram galáxias, mas todos acreditavam nas primeiras formas de vida os bichos, plantas e o homem.

2. Pesquise na internet ou em outros meios, outras teorias (ao menos duas) que procura explicar como o Universo surgiu. Após descrevê-las, compare-as com a teoria do Big Bang.

Teoria cristã de criação do mundo

No inicio, Deus criou o céu e a terra.

Ao primeiro dia, separou as luzes das trevas.

Ao segundo dia, criou o firmamento dando- lhe o nome de céu.

Ao terceiro dia fez a terra germinar e criou as plantas e os seus frutos.

Ao quarto dia, colocou no céu o sol, a lua, e as estrelas.

Ao quinto dia, povoou as águas de peixe e os céus de pássaros.

Ao sexto dia, povoou a terra de animais de todas as espécies e criou o homem à sua imagem e semelhança.

Ao sétimo dia descansou.

A teoria do zero

De onde veio o universo? A resposta de Alan Guth é rápida: do nada, do zero, as primeiras partículas teriam surgido de uma simples flutuação de vácuo, processo de alteração de um campo elétrico que a física clássica desconhecida, mas que a mecânica quântica revelou aos estudiosos a intimidade subatômica, conhecida como teoria do universo inflacionário. Do vazio as partículas se expandiram em bilionésimos se segundos formando a aglomeração em seguida fragmentada na grande explosão.

A teoria do zero não contradiz nem substitui a tradicional explicação do Big Bang, este modelo assume e pode continuar, uma das razões é sua larga aceitação entre físicos e cosmologistas.

3. Com base na leitura dos tópicos “O sistema solar” e o texto ”Planetas”, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano deve constar a descrição da turma/série, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

Tema: Sistema Solar e os Planetas.

Turma: 3° série do Ensino Fundamental.

Objetivo da Aula: Ensinar sobre o sistema solar e seus planetas, mais exercícios de fixação.

Conteúdo: Texto- Sistema, texto planetas.

Material a ser utilizado: xérox contendo o texto sistema solar, texto planetas, e um vídeo- O sistema solar para educação infantil.

Tempo: 60 minutos.

Cronograma: Leitura do texto sistema solar- 2 minutos.

Leitura do texto planetas- 10 minutos.

Vídeo- O sistema solar para educação infantil- 6 minutos.

Atividades para os alunos, perguntas- 20 minutos.

Corrigir o caderno dos alunos- 15 minutos.

Corrigir as perguntas no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com