TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URBANISMO

Trabalho Universitário: URBANISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  197 Visualizações

Bom, a arquitetura, bem resumidamente, é projetar ou elaborar uma edificação ou ambiente com intuito artístico e/ou funcional. Além disso, é uma forma de expressar o perfil do profissional ou o que o mesmo acredita ser necessário para uma sociedade, no caso do Urbanismo.

Urbanismo é relacionado com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização. Sua definição, porém, sempre varia de acordo com a época e lugar. O urbanista tem em mente que as cidades e bairros são objetos a serem estudados, mais do que simplesmente trabalhados.

Numa perspectiva simplista, o urbanismo corresponde à ação de projetar e ordenar espaços construídos.

No período de 1800 a 1914, a população europeia passa de 180 milhões para 460 milhões de pessoas.

Com o volume populacional triplicado, ocorre a concentração da população em aglomerações a serviço das indústrias - é o fenômeno da urbanização criando novas cidades e transformando por completo as já existentes. Tal fenômeno traz em consequência, uma realidade que merece ser estudada. Afinal os problemas urbanos são de tal monta que surgem propostas e justificativas para projetos e ações procurando resolvê-los.

Foi na Inglaterra, origem da grande indústria, que a miséria dos trabalhadores sensibilizou e revoltou a sociedade por volta de 1816. E a Inglaterra se tornou pioneira em procurar entender e solucionar os problemas urbanos.

“O Rio de Janeiro não é uma cidade maravilhosa, é uma paisagem maravilhosa para uma cidade.” Elizabeth Bishop (Poetiza americana)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com