TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO

Tese: UTILIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

RECICLAGEM

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade o reaproveitamento de sucatas diversas. É o resultado de uma série de atividades pelas quais materiais que se tornariam lixo (ou estão no lixo) são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

Atualmente os aspectos ambientais tem se tornado critérios muito importantes na seleção de materiais. Na avaliação das propriedades ambientais de um material, a reciclagem é um fator chave. A indústria do aço inoxidável possui uma excelente performance ambiental, pois utiliza racionalmente energia primária, economiza recursos não renováveis e, além disso, reduz o fluxo de desperdícios.[36] São listados os fatores que tornam o aço inoxidável um material ecologicamente correto:

• Todo produto de inox contém um teor reciclado médio de 60%; • É 100% reciclável (não há perdas, independentemente do número de vezes que é reciclado); • Pode ser reciclado tanto pós-consumo como pós-industrial; • Os seus resíduos não são desviados para aterros sanitários, devido ao alto valor da sua sucata e potencial de reutilização do produto; • É um material de baixa emissão (sem revestimentos = emissões zero); • Ajuda a melhorar a qualidade do ar interior (sem compostos orgânicos voláteis VOC’s, remoção de bactérias, dutos resistentes à corrosão); • Ajuda a evitar o uso de materiais tóxicos (barreiras de longa duração contra pestes, escoamento superficial mínimo da cobertura); • Gera energia limpa (painéis solares, lavagem de gases de exaustão em usinas de energia); • Preserva a água (tubulações de água e tanques resistentes à corrosão e aos terremotos). Os produtos de aço inoxidável são materiais cem por cento recicláveis, e por isso, nunca viram lixo ao final de sua vida útil. Isto ocorre porque o aço inoxidável é constituído de elementos como ferro, cromo, níquel, e molibdênio, que tornam a sua reciclagem, economicamente viável.

Os processos de produção e reciclagem de aços inoxidáveis estão intimamente ligados, uma prova disso, é que todo produto de aço inoxidável produzido atualmente, contém aproximadamente 60% de conteúdo reciclado médio, e apenas 40% é de matéria prima adicionada no ciclo de reciclagem. Do total de 60% de conteúdo reciclado, 42% é proveniente de produtos em fim de vida (sucata de obsolescência) e 58% é oriundo de material retornado da produção e manufatura (sucata doméstica e de processo). O índice de 60% só não é maior porque o consumo do material vem crescendo ao longo dos últimos anos

De acordo com o gráfico reproduzido na figura 12, mesmo que toda a produção de aço inox do passado (anos 70 e 80) fosse reciclada, o material disponível representaria somente 35% da produção atual, se o ciclo de vida médio é de 20 anos, ou ainda, apenas 20% se o ciclo de vida é de 30 anos. Logo, podemos concluir que a taxa máxima teórica de reciclagem é dada pela produção no passado e também pelas taxas de crescimento do aço inox. Portanto, mesmo que todo o material produzido há trinta anos, que tivesse esgotado seu ciclo de vida útil, fosse reciclado, não seria suficiente para atender a demanda. Pelas características de produção do aço inox, não se deve falar em seu consumo como esgotamento de suas possibilidades, mas sim como parte de um sistema sustentável de ciclo fechado.

O aço inox que é reciclado pela indústria atualmente, pode ter sido colocado no mercado a 20 ou 30 anos atrás. Com um conteúdo médio de 25% de sucata velha, o aço inoxidável está próximo do atingir o conteúdo máximo de material proveniente de produtos em final de vida.

Durante os últimos anos, vem sendo constatado um decréscimo no volume reciclado de aço inox, muito provavelmente, por consequência do excedente do estoque de sucata. Geralmente as sucatas internas de aço inoxidável (geradas na própria usina siderúrgica), são reutilizadas no processo de produção após um período que pode variar de 3 dias a 3 meses. As sucatas de inox geradas pela indústria metalúrgica (sucata de processo), são reutilizadas depois de um período que pode chegar a 6 meses. Por fim, a sucata proveniente de produtos em final de vida (sucata de obsolescência) pode demorar até 30 anos para ser reutilizada. [34,35]

Gestão Ambiental

A globalização dos mercados, formação de blocos econômicos, mudança da visão

dos clientes, com referência a produtos, processos e serviços, estão dirigindo as empresas a

buscarem certificação por terceiros da sua conformidade com padrões de sistemas de

garantia da qualidade definidos e internacionais - ISO série 9000.

Em termos de todas as vantagens de competitividade e diferenciação concebidas, que

as organizações obtém, através da certificação de um sistema de gestão da garantia da

qualidade; podemos ter uma idéia, de um padrão internacional para a implantação de um

, que promova a integração dos critérios ambientais aos

critérios de desempenho da organização em todos os níveis, fornecendo à organização uma

base auto-reguladora para a melhoria contínua do desempenho ambiental, através dosprocessos de auditoria e revisão. Embora, não seja uma solução para o desenvolvimento

sustentável, a adoção de um sistema de gestão ambiental. Mas é uma forma de gerenciar a

organização, levando em conta os reflexos de suas atividades ao meio ambiente.

Os princípios do desenvolvimento sustentável, conforme GILBERT: “ envolvem o

processo de integração dos critérios ambientais na prática econômica, com o intuito de

assegurar que os planos estratégicos das organizações satisfaçam a necessidade de

crescimento e evolução contínuos e, ao mesmo tempo, conservem as “riquezas” do meio

ambiente para o futuro.” (1995, p. 2-3).

Incorporar estes princípios, no gerenciamento das organizações industriais, significa

uma restruturação da filosofia da mesma e também exigirá muitas mudanças nos aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com