TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DAS FIBRAS DE ALGODÃO E POLIESTER NA PRODUÇÃO DE LINHAS DE COSTURA

Por:   •  16/10/2016  •  Artigo  •  6.203 Palavras (25 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 25

UTILIZAÇÃO DAS FIBRAS DE ALGODÃO E POLIESTER NA PRODUÇÃO DE LINHAS DE COSTURA

Dirmael Vinoti1

Jhonata S. Schmitt2

RESUMO

Este artigo terá o objetivo de demostrar as fibras têxtil mais usadas hoje em dia pelas indústrias, algodão e poliéster. Atualmente uma das fibras naturais mais usadas do mundo, o algodão, é uma fibra branca de origem vegetal, gerada ao redor das sementes do algodoeiro, se originando em forma de fio compacto ou de tecidos, como a malha e o jeans. A fibra sintética mas procurada e consumida hoje em dia, o poliéster, com suas características e qualidade que nenhuma outra fibra tem. Iremos abordar nesse artigo o destino dessas duas fibras pro ramo de linha de costura, a qualidade do fio de cada fibra e pra qual tecido cada uma delas é mais apropriada e procurada para ser usada na costura. Teremos uma pesquisa de campo, onde indicara o consumo de cada fibra em determinada empresa.

Palavras-chaves: Algodão. Poliéster. Linha de costura

1.INTRODUÇÃO

Hoje em dia o ramo têxtil é um ramo que cresce a cada dia, novas tecnologias, inovações aparecem cada vez mais pra facilitar o nosso dia-a-dia. As fibras têxtis, em especifico a de algodão e poliéster, são duas grandes fibras com ótimas qualidades e benefícios, tornando o produto final, seja uma malha ou uma linha de costura que é o foco desse artigo, com um acabamento diferenciado do que as outras fibras.

Segundo ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - 2008), O algodão está entre as mais importantes culturas de fibras no mundo. Todos os anos, uma média de 35 milhões de hectares de algodão é plantada por todo o planeta. A linha de algodão além de usarmos ela crua temos a possibilidade de dar um banho de soda caustica para tirar a pilosidade e dar mais brilho a fibra e temos a possibilidade de fazer um pré-alvejamento esbranquiçando a fibra.

1Cursando 3ª fase em Tecnologia em Produção Têxtil. Supervisor de Manutenção na Sancris Linhas e Fios - 2015. dima.djv@gmail.com

2Cursando 3ª fase em Tecnologia em Produção Têxtil. Auxiliar de controle de Qualidade na Sancris Linhas e Fios - 2015. Jhonata.sezerino@gmail.com

Poliéster é a fibra sintética de maior consumo no setor têxtil, representando pouco mais de 50% da demanda total de fibras químicas. Pode ser utilizada pura ou em mistura com algodão, viscose, náilon, linho ou lã, em proporções variadas. A linha de poliéster temos a possibilidade de costura vários tecidos, jeans, malhas em geral, onde precisamos ter uma fibra de boa qualidade para que nosso produto final seja como a demanda do mercado exige.

2. ALGODÃO (CO)

Uma das fibras naturais mais usadas do mundo, o algodão é uma fibra branca de origem vegetal, gerada ao redor das sementes do algodoeiro. É um dos materiais naturais mais usados na indústria têxtil, em forma de fio compacto ou de tecidos, como a malha e o jeans. A fibra esbranquiçada e macia cresce em volta das sementes de um vegetal do gênero Gossypium, família Malvaceae. Essa planta é comum em arbustos nativos de regiões tropicais e subtropicais, como África, Ásia e América. Hoje em dia apenas quatro espécies de algodão são produzidas em grande escala, o algodoeiro apresenta-se como planta herbáceos (de 50 a 60 cm de altura), arbustos (de 1 a 2 metros de altura) ou árvores (de 4 a 6 metros de altura).

O algodão pode ser anual ou viver de 4 a 8 anos, contudo, a maior parte da produção mundial provém de plantas anuais. No Brasil, o algodoeiro é encontrado no Norte ao Sul. O algodão cultivado ocupa grandes áreas em duas regiões principais: uma formada pelos estados do Nordeste, que produzem fibras longas (Mocó e Seridó) e médias (Sertão e Mata), e outra no Centro-Sul, formada pelos estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Minas, produzindo fibras curtas e médias. A parte mais vistosa das flores, a corola, tem cinco pétalas, sendo que a cor varia conforme a espécie. O ovário, que dará ao fruto, contém as sementes, cujos envoltórios produzem as fibras. O fruto em formação é chamado de maça, e quando está aberto é chamado capulho.

As fibras são uma pelugem que se origina na superfície das sementes e pode ser extraída a mão ou com máquinas. A colheita manual garante um produto mais limpo, já que toda fibra vem com pequenas sementes escuras que precisam ser extraídas. Quando seca, a fibra é quase inteiramente composta por celulose. Além disso, ela contém pequenas porções de proteína, pectina, cera, cinzas, ácidos orgânicos e pigmentos.

Segundo ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - 2008), O algodão está entre as mais importantes culturas de fibras no mundo. Todos os anos, uma média de 35 milhões de hectares de algodão é plantada por todo o planeta. A demanda mundial tem aumentado gradativamente desde a década de 1950, a um crescimento anual médio de 2%. O comércio mundial do algodão movimenta anualmente cerca de US$ 12 bilhões e envolve mais de 350 milhões de pessoas em sua produção, desde as fazendas até a logística, o descaroçamento, o processamento e a embalagem. Atualmente, o algodão é produzido por mais de 60 países, nos cinco continentes. Cinco países – China, Índia, Estados Unidos, Paquistão e Brasil – despontam como os principais produtores da fibra.

2.1 PROCESSOS DE OBTENÇÃO DA FIBRA

A principal meta numa colheita de algodão deve ser: colher o máximo, sem prejuízo de tipo e qualidade. Todavia, para isso, diversos fatores tem que ser levados em consideração, tais como: clima, variedade, solo, adubação, época de plantio, espaçamento, cultivo, combate as pragas.

São duas maneiras para a colheita do algodão, manual e mecânica:

2.1.1 Colheita Manual

É uma colheita seletiva, que deve ser feita várias vezes por causa das diferenças que existem nas épocas dos capulhos no mesmo arbusto. A vantagem deste tipo de colheita é a de se obter algodão com classificação superior, uma vez que selecionamos as fibras com grau de maturação ideal. A grande desvantagem é a demora e o alto custo com mão-de-obra.

Figura 1- Colheita manual do algodão

Fonte: retratosrurais.zip.net

2.1.2 Colheita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com