TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE EPI´S NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.957 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

HUGO BOSS SOUSA

MÉTODOS DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES PARA UTILIZAÇÃO DE EPI´S NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

PETROLINA - PE

2014

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

HUGO BOSS SOUSA

MÉTODOS DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES PARA UTILIZAÇÃO DE EPI´S NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do titulo de especialista em Segurança do Trabalho.

PETROLINA - PE

2014


MÉTODOS DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES PARA UTILIZÇÃO DE EPI´S NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

JANIELSON BARBOSA FERREIRA BATISTA¹

RESUMO

Este trabalho busca identificar métodos de conscientização dos trabalhadores para a utilização de EPI’S na indústria da construção. O objetivo é mostrar os métodos de conscientização através de programas de gestão de segurança sobre o uso do equipamento de proteção individual. Realizou-se pesquisas bibliográficas em veículo especializado que indica o uso dos EPI’S na indústria da construção e programas de gestão de segurança. Conclui-se que a conscientização será feita das diversas formas, através de programas ativos como treinamento, avisos, palestras, advertência e fiscalização por parte da empresa.

Palavras-chave: Equipamento de Proteção Individual (EPI). Conscientização. Treinamento. Indústria da Construção. Segurança.

Introdução

O presente trabalho tem como tema métodos de conscientização dos trabalhadores para utilização de EPI’S na indústria da construção, principalmente através de conscientização por parte do empregador e empregado frente a programas de sistema de gestão de segurança implantado nas indústrias.

A pesquisa busca mostrar através da utilização dos EPI’S e programas de gestão de segurança por parte das empresas, medidas que possa haver uma conscientização entre os empregados. Para ter sucesso é preciso um contínuo planejamento e desenvolvimento de ações como treinamentos, avisos, palestras, advertência e fiscalização efetiva das indústrias, onde a presença destes vem o conhecimento necessário para que o ambiente de trabalho possa ter organização, eficiência, produtividade e segurança.

___________________

¹ Graduado em Tecnologia em Segurança do Trabalho pela Universidade de Uberaba – UNIUBE, e Graduando  do curso de Pós - graduação lato sensu em Segurança  no Trabalho UCAM/PROMINAS. Atua na Secretaria de Educação de Bodocó - Pernambuco.

Alguns autores conceituam que a conscientização e o treinamento sobre o uso do EPI são elementos indispensáveis na política de programas de gestão de segurança para proporcionar o bem maior e mais valioso que é a integridade física e consequentemente uma organização eficiente e competitiva.

Segundo Diniz,

   

                                    Assim, ao longo da evolução dos anos, cada vez mais, a preocupação com bem estar e com a integridade física dos colaboradores passou a ser um elemento de destaque na gestão de um negócio. Desenvolveu-se um entendimento de as pessoas envolvidas no trabalho é o bem mais valioso para uma atividade bem feita que proporcione tornar uma organização competitiva e bem sucedida comercial e socialmente. (DINIZ, 2005).

Ainda segundo Dias Campos,

  A educação visando à prevenção de acidentes deve buscar a formação de consciência prevencionista, reforçando a tônica, através de repetições e palestras, usando de recursos audiovisuais e, particularmente, fazendo a fiscalização ambiental para garantir a continuidade das práticas prevencionistas adotadas. (Apud Zocchoi, 2000, pág. 26).  

De acordo com o contexto, o principal objetivo deste estudo é através de métodos de conscientização transmitir e sensibilizar os funcionários através de programas ativos de segurança sobre a importante utilização de EPI’S na indústria da construção.

Para alcançar os objetivos propostos, todos os dados e recursos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, foi levantada mediante pesquisa realizada a partir de análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.

O texto final foi fundamentado nos pensamentos e obras de autores como: Diniz (2005), Dias Campos (Apud Zocchoi, 2000).

Desenvolvimento

A segurança no trabalho é o elemento primordial que deve ser levado em conta na organização, e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e proporcionar mais segurança aos seus colaboradores em relação a toda estrutura organizacional na indústria da construção no tocante conscientização para utilização do EPI.

A conscientização do uso do EPI (equipamento de proteção individual) está consequentemente relacionado à segurança comportamental que vem juntar todos os elementos satisfatórios como conhecimento humano e aplicação das medidas adotadas em questões de segurança por parte do empregador e empregado com a implementação de programas de segurança e saúde nas indústrias da construção.

Itiro Lida (2002) assim conceitua programas de segurança:

                                             A redução de acidentes em níveis mais significativos só será conseguida adotando-se um programa de segurança do trabalho, com atuação em longo prazo. Este inclui afixação clara de objetivos e metas a serem alcançada, definição de uma estrutura e uma organização administrativa e de colaboradores, e investigação dos acidentes com elaboração de registros, relatórios e análises estatísticas.

Dessa forma através de acompanhamento como inspeções periódicas nas indústrias sendo feito relatórios sobre os acidentes e adotando medidas solucionáveis para as principais causa e trazendo as medidas para mostrar através de programas de segurança que o uso dos EPI’S não é de uso obrigatório, mas uma forma de consciência por parte de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com