TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Impacto Ambiental

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.353 Palavras (18 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 18
  1. INTRODUÇÃO

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), dispõe de critérios básicos juntamente com diretrizes para avaliação do impacto ambiental de modo geral, onde, em sua resolução Conama Nº001 de janeiro de 1986 (http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html) artigo primeiro, “o impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.”

Assim podemos afirmar que qualquer ação ou atividade causada ou praticada pelo homem no meio ambiente resultara em um impacto ambiental, sendo possível classificá-lo em prejudicial ou não prejudicial ao meio ambiente, seguindo critérios da resolução citada acima. Na maioria dos casos esse impacto causado pelo homem é negativo, onde seu resultado é a degradação e poluição catastrófica do meio ambiente. Pesquisadores ligam esse relato negativo a uma espécie de cadeia viciosa, onde o crescimento desenfreado das áreas urbanas tem como produto o aumento de lixo, crescimento no número de veículos automotores, abuso de uso de recursos naturais, sem nenhum tipo de uso consciente dos mesmos. É possível notar que nós provocamos grandes impactos ambientais negativos diariamente ao meio ambiente com pequenas atitudes, muitas das vezes não intencionais ou pensada, portanto, não apenas as grandes indústrias carregam este rotulo. Entre os principais impactos ambientais negativos ocasionados pelo homem, podemos evidenciar a contaminação dos alimentos, invasões biológicas, perda da biodiversidade, poluição do ar, falta de agua, efeito estufa, lixo, epidemias, desmatamento e a destruição da camada de ozônio. Isso está diretamente ligado a qualidade de vida da população de forma geral, onde consequentemente, vai existir o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta a população de forma geral. Um ponto importante para destacar é que os impactos ambientais positivos, apesar de ocorrerem em menor quantidade, também acontecem. Para exemplificar podemos usar a construção de uma área de proteção ambiental, recuperarmos áreas degradadas, limparmos lagos e promovermos campanhas de plantio de mudas, estamos também causando impacto no meio ambiente e melhorando a qualidade de vida dos seres humano e de outros seres vivos de uma forma muito positiva e trazendo esperança de que os impactos positivo possam um dia ser a maioria e não a minoria como vivemos na situação atual do planeta.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Contaminação dos alimentos

A contaminação dos alimentos é uma enorme consequência do impacto ambiental, e isso gera sérias consequências aos consumidores de alimentos que foram expostos a contaminação. O problema é que os alimentos contaminados não expõe nenhuma diferença entre os que estão devidamente limpos para o consumo.

Essa contaminação pode ocorrer de varias formas como a contaminação por agentes biológicos e a adição de agrotóxicos. O primeiro ocorre geralmente por vírus e microbactérias, mas também podem ocorrer devido as eliminações de toxinas, essas toxinas podem ser geradas de queimadas, poluição do ar ao qual o alimento foi exposto dentre outros fatores. A agua utilizada também pode estar infectada, assim, tornando possível mais uma forma de contaminação.

A contaminação por uso de agrotóxicos pode causar sérios riscos a saúde do consumidor. Há constatações de que ele estaria presente até mesmo na urina e no sangue das pessoas. Realizando o monitoramento da agua de poços artesanais, foi detectado em 32% resíduos desta substancia. Na agua da chuva um pouco mais, 40%. Já no ar onde pode ser um maior risco, 11% das amostras analisadas obtiveram substancias tóxicas que podem contribuir para o desenvolvimento de câncer.

 Além disso causa enorme desgaste no ambiente que pode durar dezenas de anos, esgotando recursos naturais como o solo, a água, a flora e a fauna. O mau uso desse elemento gera na região onde foi utilizado um grande desequilíbrio ambiental e pode acarretar em destruições parciais do ecossistema, atingindo organismos vivos que não prejudicam o desenvolvimento da lavoura e extinguir espécies que são fundamentais para manter a harmonia ambiental da região.

No Brasil o uso do agrotóxico tem algumas restrições, mas quando comparamos com países da Europa elas são muito vagas e muito mais arriscadas. Há uma classificação deste defensivo agrícola em quatro estágios, que vão desde os muito pouco perigosos até os extremamente perigosos. E o ultimo são de uso restrito ou controlados, quando usado de forma incoerente são passiveis de medidas legais segundo a legislação vigente.

2.2 Invasões biológicas

É um processo onde temos a instalação e a proliferação de espécies não nativas do ambiente, levando a um desequilíbrio no meio. Onde a espécie invasora passa a competir com a espécie nativa e em casos extremos levando a extinção da espécie local. As invasões biológicas chegam a afetar o meio físico, resultando em danos econômicos extraordinários e afetando todo o processo ecológico.

Estudos já apontam que as invasões biológicas é a segunda maior causa da perda da biodiversidade em todo o mundo. As espécies invasoras são chamadas de exóticas quando introduzidas em ecossistemas do qual não é da sua origem.

 Lembrando que podem ser de plantas, de animais ou de micro-organismos. Algumas das espécies não conseguem se adaptar as outras e acabam extintas. Existe também as que se adaptam, se reproduzem e invadem o ambiente, expulsando espécies nativas e alterando seu funcionamento, trazendo com elas o desequilíbrio de todo o sistema citado acima. Assim denominadas espécies exóticas invasoras.

Muitas espécies das invasoras estão desapercebidas, apesar de estarem totalmente estabelecidas e acostumadas em nosso meio. A grande dificuldade é que em muitos casos é necessário um ótimo conhecimento botânico para identificá-las das outras já nativas, o que se torna mais fácil quando destoam da paisagem natural ou quando outros fatores apontam o desequilíbrio, tais como econômico.

Esse processo não é algo novo para a sociedade como um todo, pois há provas reais de séculos atrás, através das migrações da fauna e flora ao passar dos anos e com as necessidades de sobrevivência da sociedade que aqui vivia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (817.5 Kb)   docx (672.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com