TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sistema Operacional (SO)

Dissertações: Um Sistema Operacional (SO). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que gerenciam o hardware do computador, possibilitando tirar o máximo de proveito do mesmo. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos.

Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido. Os principais tipos são:

Sistema Operacional para Servidor: usado em computadores que disponibilizam serviços de rede, compartilhamento de arquivos, serviço de banco de dados, servidor web entre outros.

Sistema Operacional de Tempo Real: Usado por computadores que processam dados em tempo real como dados meteorológicos e informações de satélites, serviços que necessitam de um processamento complexo.

Sistemas Operacionais Embarcados: São sistemas usados por dispositivos móveis. As principais características desse tipo de sistema é o baixo consumo elétrico e os recursos de hardware limitados.

Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.

Em um grande computador multiusuário, com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos os pedidos de usuários e assegurar que eles não interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são seriais por natureza (dispositivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com