TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa

Por:   •  11/12/2015  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

                                     CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

                               CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

                                                 DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO I

                                             

ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO I

Título: "Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa”

Em seu artigo Leal define o trabalho científico como sendo domínios especializados, nos quais os conhecimentos são sistematizados e que os pesquisadores devem chegar num consenso intersubjetivo, entre outras questões, sobre os conceitos, os procedimentos e os critérios de validade dos conhecimentos produzidos, chegando a conclusão de que pesquisar é preciso. Neste contexto é impossível deixar de reconhecer a criatividade, a inventividade. Segundo Becker, nas ciências sociais, os pesquisadores deveriam se sentir livres para poder inventar novas teorias, novas ideias, da mesma forma que Marx, Weber e Dukhein. Chegando a concluir que pesquisar, como viver, é preciso.

Devido aos esforços que as instituições de ensino Superior vem desenvolvendo, durante os últimos anos, com o intuito de melhorar com o intuito de promover as atividades de pesquisa, tem aumentado de maneira crescente o número de acadêmicos, sejam eles da graduação e pós-graduação, que se dedicam nas atividades de pesquisa.

Leal em seu artigo privilegia a formulação do problema de pesquisa, considerada a fase decisiva do processo. Primeiramente deve-se mostrar, citando exemplos, caracterizando os problemas de pesquisa, fazendo uma diferenciação dos problemas que não são da pesquisa. Logo em seguida, apresentam-se os elementos que concorrem para a explicação do problema e discutindo como se articulam no interior. Segundo o artigo, nem todo problema pode ser considerado uma pesquisa, pois, na pesquisa, supõe a possibilidade da busca de informações com o intuito de esclarecê-los, a fim de contribuir para a sua solução. Portanto devido a esses fatores pode ser dito que um problema de pesquisa, não pode ser solucionado pela intuição, ou por simples especulação.

A fase da formulação pode ser considerada uma fase crucial numa pesquisa, pois a partir dela dependerão todas as demais decisões. Ele é formulado mediante a articulação de diversos elementos, que explicitarão a percepção do pesquisador. Existem dois tipos de conhecimentos para delineamento do problema de pesquisa. Os fatos brutos, que são os dados existentes sobre a realidade e os fatos construídos ou generalizações que são os conhecimentos elaborados para explicar o conjunto de fatos brutos, eles podem ser caracterizados por serem interpretações.

Neste artigo são encontradas informações importantes em relação a pesquisa e suas ramificações, onde para o autor a pesquisa nada mais é do que a busca de respostas, de soluções, para determinados assuntos, ficando claro que nenhum pesquisador começa por buscas de respostas às cegas, seus pensamento e suas ações são guiadas pelo referencial teórico.

As teorias sociais são conhecidas por repousarem sobre os valores, sendo caracterizados por serem por serem expressões de ideais. A partir da valorização feita pelo pesquisador feita para determinada teoria é que fará que ele dirija sua atenção para diferentes fatos sob diferentes perspectativas, resultando diferentes leituras do real, criando conclusões diversas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com