TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Analise Da Familia Contemporaneas

Casos: Uma Analise Da Familia Contemporaneas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 8

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMILIAS BRASILEIRAS

INTRODUÇÃO

O papel das novas tecnologias nas relações sociais contemporâneas. Pensa-se que seja de relevância para estudos em psicologia, tendo em vista o impacto que essas novas tecnologias, como celular, internet e outras, tem modificado nossas relações interpessoais.

Compreender esse impacto em nossa sociedade e como isso afeta nossas relações, é compreender que tipo de psicologia essa sociedade necessita. Tendo em vista que a tecnologia é um complemento da história do homem frente ao mundo, torna-se necessário elencar, no primeiro instante, as contribuições da tecnologia na evolução humana, sendo essencial para entender nossa sociedade contemporânea.

Neste processo, é fundamental descrever a própria evolução tecnológica e como homem se reconhece frente a esses avanços tecnológicos.A partir desses pressupostos, poderemos compreender a significação que as novas tecnologias, como a internet, o celular, a televisão digital, têm em nossa vida.

Acesso à internet banda larga

A primeira década do século 21 foi marcada pelo crescimento da população com acesso à internet. Em 2000 o número de domicílios com acesso à internet banda larga era de 200 mil e, segundo o senso, em 2010 passou para 17,4 milhões, representando um crescimento de mais de 80 vezes nos últimos dez anos.

Se depender do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) esses números aumentarão ainda mais. Segundo Luis Nassif, em seu blog o plano prevê um incremento ainda maior no universo dos usuários de internet do país. O Governo está com uma meta de até 2014, aumentar ainda mais a oferta de acessos a banda larga e promover o crescimento da capacidade da infra-estrutura de telecomunicações do país. O Ministério das Comunicações pretende definir um plano de metas para oferecer internet em larga escala por R$ 35. Com isso, 70% da população terão acesso à internet.

Com este aumento, mais pessoas tem acesso as facilidades que a internet oferece como:

- Redução do tempo gasto com transporte e na busca de produtos e serviços;

- Facilidade pela busca de informações;

- Comodidade por garantir o acesso a informações importantes de qualquer lugar e em qualquer hora.

É por isso que serviços como os oferecidos pela S_LINE que são totalmente online garantem comodidade e agilidade para os pacientes, médicos e laboratórios e com este crescente número de pessoas com acesso à internet, aumenta também o número de procura por serviços que oferecem esta facilidade.

As novas tecnologias: influências no cotidiano

A humanidade vem passando por muitos avanços tecnológicos nos últimos tempos. Transformações que, como afirmam as autoras do artigo estudado, o trabalhador foi substituído pela máquina; o mundo, de moderno, passou a ser “pré-industrial” o que acelerara o trabalho e melhorara a qualidade deste. Todo um cenário foi modificado, devido à intensa presença da tecnologia na vida das pessoas. Percebe-se que hoje, a disputa não é somente pela terra e pelo reconhecimento de seu povo, mas também pela inclusão digital.

Se analisarmos a televisão, perceberemos uma grande influência em nossas vidas, a partir do momento em que almejamos ter o mesmo estilo das atrizes das novelas; quando, por exemplo, somos influenciados, pelas propagandas de cerveja a consumi-la, pois nos deixará mais atraente, mais alegre; quando os adolescentes imitam as lutas e golpes de um desenho animado. Sem falar da alienação que ela traz, deixando-nos frente à tevê por várias horas e nos fazendo esquecer até mesmo das obrigações, ou as deixando de lado. Outra tecnologia interessante é o celular, um pequeno aparelhinho que se tornou o principal responsável pela eliminação das barreiras entre a comunicação entre pessoas. Não importa o lugar, desde que haja uma torre de celular, podemos receber e fazer ligações de qualquer lugar do mundo. Isso sem falar na Internet, em que os sites de notícias se tornaram pioneiro, passando por sites de compras, pesquisas e entretenimento.

As tecnologias têm um lado muito positivo. As informações são democratizadas, estão acessíveis a todas as pessoas que têm acesso à internet. Ressaltando as considerações que as autoras mencionam, a economia foi descentralizada e o lazer e o entretenimento se diversificaram, satisfazendo nossas vontades e desejos cada vez mais exigentes.

Entretanto, a tecnologia é o “conhecimento técnico acumulado”. Esses conhecimentos se tornam essenciais para o progresso do homem, criando e transformando materiais e recursos, tornando-os úteis no nosso dia a dia. Dessa forma constata-se que os dias vão passando, e a sua utilização cada vez mais necessária. Assim nos questionamos: O que a tecnologia nos reserva para o futuro? Buscamos recursos na educação, se a escola não puder se reinventar e tornar-se um ambiente que favoreça um novo tipo de aprendizado, com profissionais interessados em buscar conhecimento, infelizmente ela corre o risco de não sobreviver

Sociedade da Informação no Brasil

Nos últimos anos a tecnologia avançou e avança a cada dia que passa, significativamente, em escala mundial.

Favorecendo a integração global, a tecnologia invadiu lares, empresas, instituições, tornando a sociedade mais informatizada.

Considerando as particularidades dos países, em seus aspectos variados como o da sociedade, da política, da cultura, da economia e da geografia a “sociedade da informação” deve adaptá-las e respeitá-las, atendendo então, as diversidades de cada um.

A inclusão digital vem ganhando força e se fazendo cada vez mais necessária no mundo atual. Porém historicamente temos fatores que dificultam este processo. A inclusão digital objetiva fornecer acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs.

Incluir digitalmente não significa apenas ensinar uma pessoa a usar um computador para acessar a Internet, pesquisar ou elaborar um texto. Mas também, ensinar como melhorar os quadros sociais, utilizando-se dos recursos que um computador oferece permitindo a melhoria de vida, a qualificação profissional entre outros benefícios que a tecnologia traz.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com