TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Da Familia Contemporanea

Dissertações: Analise Da Familia Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 6

Composição Familiar

Pode-se entender como “família” como o espaço privilegiado de socialização através de tolerância, da divisão de responsabilidade entre seus membros, da busca coletiva, de meios para o bem comum.

Dentro desse conceito, Szymanski (2002), dentre vários autores que estudam sobre os grupos familiares, destaca Kaslow por citar nove tipos de composição “Família”:

1) FAMILÍA NUCLEAR: É a família tradicional com dois pais e filhos. A estrutura nuclear tem uma grande capacidade de adaptação ou reformulação da sua constituição, quando necessário. Incluindo duas gerações, com filhos biológicos.

2) FAMILÍA EXTENSA OU AMPLIADA: Aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. Incluindo três ou quatros gerações.

3) FAMILÍA ADOTIVA TEMPORARÍA (FOSTER): Trata-se de um programa para crianças e adolescentes que foram retirados do lar original por várias razões (abuso, molestação sexual, o pai e a mãe são viciados em drogas, os pais morreram, etc.) Essas crianças ficam na custódia do estado ou em casas de pessoas que participam do programa.

4) FAMÍLIA ADOTIVA QUE PODEM SER BI-RACIAS OU MULTICULTURAIS: De raças diferentes ou pertencente à culturas diferentes.

5) CASAIS: Um casal é um par (conjunto de 2) de pessoas, que mantêm entre si algum relacionamento ou que têm semelhanças em comum;

6) FAMÍLIA MONOPARENTAIS, CHEFIADAS POR PAI OU MÃE: São familías onde são chefiadas por uma uníco provedor de sustento dos demais menbros. Independente do sexo ( Pode ser pai ou mãe)

7) CASAIS HOMOSSEXUAIS COM OU SEM CRIANÇAS: São casais formados por pessoas do mesmo sexo com uma ligação homo afetiva, que podem adotar ou não crianças;

8) FAMÍLIAS RECONSTITUÍDAS DEPOIS DO DIVÓRCIO: é a estrutura familiar originada do casamento ou da união estável de um casal, na qual um ou ambos de seus membros tem pelo menos um filho de um vínculo anterior. Seria uma família na qual ao menos um dos adultos é um padrasto ou uma madrasta.

9) VÁRIAS PESSOAS VIVENDO JUNTAS, SEM LAÇOS LEGAIS, MAS COM FORTE COMPROMISSO MÚTUO: Pessoas de sexo, idades e etnias diferentes, sem nenhum vínculo biológico ou consanguíneo, ou ainda com ligações afetivas.

CASAIS HOMOSSEXUAIS COM OU SEM CRIANÇAS:O dilema

Um dos arranjos familiares que mais causa divisão de opiniões é a de “Casais homossexuais com ou sem crianças” ,dentro de um conceito que foge dos padrões tradicionais e morais. A sociedade se mostra contra esse conceito de família e tem seus motivos ;e muitos são a favor e defendem com unha e dente a causa. As pessoas que são contra defendem a ideia de que no lar homossexual não corresponde ao que conhece sobre “família” e que o mundo ainda não está preparado para lidar com esse “ novo conceito familiar”: ” A sociedade não está preparada ainda para viver com os casais homossexuais andando abraçados e se beijando por aí”,diz Olacyr Robert ,estudante de psicologia do Vale do Aço, ainda mais quando se trata de famílias com filhos .As pessoas que são contra dizem que essas crianças serão massacradas pelo bullying na escola, que elas se sentirão excluídas e diferentes, olhadas diferente pela sociedade, que a ausência de figura tanto paterna quanto materna podem desnortear a criança, deixando-a carente de um dos lados, podendo até desenvolver distúrbios comportamentais ou de aprendizagem, já as pessoas que se dizem a favor, dizem que não é apenas o ambiente quem vai definir se a criança será homossexual ou não, tampouco a genética apenas: a escolha da opção sexual é resultado da interação dos dois, Isso quer dizer que, independente do meio em que vivem ,as crianças são capazes de ter sua própria personalidade, ou seja, construir suas próprias opiniões e ter suas próprias escolhas sexuais. Pessoas adeptas à essa opção lançam a segunda reflexão à sociedade: “Uma boa pergunta seria “como você sentiria se seu pai fosse homossexual e tivesse um companheiro?”. Imagine você, na idade em que está. Agora imagine uma criança, o que não passaria na cabeça dela. Por outro lado, te pergunto “Você preferiria passar a vida toda num orfanato, esquecido do mundo, até completar seus 18 anos e ser mandado embora, ou viver num lar, mesmo que de homoafetivos, com pessoas que te amam e se importam com você, que querem ver seu bem e te dão ambiente rico e aconchegante?”. Fica difícil colocar na balança.”

A FAMILIA CONTEMPÔRANEA E SEUS VALORES

A família contemporânea mudou algumas normas que pareciam inquebráveis, como a família patriarcal, a escolha de cônjuge que os pais faziam para suas filhas, a divisão de tarefas. Estas são algumas das mudanças que se vê claramente nos lares de hoje.

Não só aumentou os seus valores como também as suas funções. As relação baseada no amor não se limita facilmente aos papéis tradicionais claramente demarcados, cuja natureza, de qualquer maneira, se modificou à medida que se alteraram as funções da família

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com