TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Analise Da Familia Contemporânea

Monografias: Uma Analise Da Familia Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇAO

O termo acadêmico é usado para dissertações, teses resenhas críticas e outras ligados ao ensino superior. Os textos acadêmicos requer cuidados especiais pois muitos estudantes tem dificuldades na elaboração de um texto desse gênero.

Para se ter um texto acadêmico precisa-se de alguns cuidados como maior nível de formalidade, seleção vocabular, cuidados com repetições de ideias, entre outras, sempre tendo o cuidado de ter simplicidade, clareza, objetividade e sobretudo coerência nas ideias.

O DISCURSO ACADÊMICO

O discurso acadêmico ou científico é a forma de apresentação da linguagem que circula na comunidade científica em todo o mundo. Sua formulação depende de uma pesquisa minuciosa e efetiva sobre um objeto, que é metodologicamente analisado à luz de uma teoria.

A averiguação do que foi analisado é expresso em um gênero textual para divulgação da referida pesquisa. A comprovação ou refutação do que foi escrito dar-se-á por meio da aceitabilidade do público que compõe a comunidade específica.

A estrutura global de enunciação do discurso acadêmico está fundamentada nas convenções instituídas há décadas pela comunidade científica, com características bastante específicas e conservadoras que especificam os seguintes atributos: impessoalidade, objetividade, clareza, precisão, coerência, concisão e simplicidade. Estes requisitos muitas vezes não são seguidos, como por exemplo, é comum que as pessoas não escrevam de forma simples, pois escrevem mais para impressionar do que para expressar, tornando-se verborrágicas. Tornam, então, o discurso prolixo ou confuso.

O discurso acadêmico se caracteriza pela utilização sistemática de estratégias textual discursivas de construção de sentido envolvendo citações e paráfrases em sua constituição, como também pelo usufruto da argumentatividade para a demonstração e validação de teses (idéias) em gêneros textuais que configuram partes distintas dos textos acadêmicos, tais como: pressupostos teóricos, procedimentos metodológicos, bibliografia, introdução, resultados das análises, resumo ou abstract, índice, sumário, conclusões, quadro teórico,revisão da literatura, considerações finais, discussão dos resultados, introdução, anexos, referências bibliográficas, fundamentação teórica, objetivos, etc. Esta caracterização é possibilitada pela convergência de duas grandes áreas da Lingüística, a saber, a Lingüística Textual expressa na intertextualidade e a Análise do Discurso manifesta na interdiscursividade, ambas manifestas pela heterogeneidade enunciativa.

É importante salientar que a bibliografia secundária ou bibliografia de apoio nunca substitui a leitura da bibliografia básica. Os manuais e livros paradidáticos e de divulgação podem eventualmente ajudar a esclarecer dificuldades encontradas na interpretação dos textos indicados na bibliografia básica. Entretanto, por seu caráter introdutório, costumam abusar de informações de senso comum, quando não resultam em meras simplificações de conceitos e argumentos. Uma formação acadêmica sólida exige o enfrentamento com os textos básicos.

BUSCA DO IDEAL E DA NEUTRALIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com