TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Lista de Redes

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Explique o que vem a ser uma rede de computadores. Por que ligar computadores em rede?

É um conjunto de computadores interligados para que possam trocar informações e compartilhar recursos, como informações, dados, impressoras modems e software. Para fazer compartilhamento de arquivos, periféricos, enviar e receber mensagens, compartilhar conexão com a internet, jogar em rede entre outros.

  1. Apresente os tipos de redes de computadores (LAN, MAN e WAN) de acordo com as suas características técnicas. Cite exemplos.

LAN: Redes Locais - Abrangência no espaço físico de um ou mais prédios.

MAN: Redes Metropolitanas - Abrangência no espaço físico  de uma cidade.

WAN: Redes de Longa Distância  - Abrangência no espaço de vários municípios ou países.

  1. Cite elementos (5) necessários para formar uma rede de computadores.

Emissor, Receptor, Meio Físico, Mensagem e Protocolo.

  1. Diferencie topologia lógica de topologia física.

Topologia Física: é o layout ou a aparência real do esquema de cabeamento.

Topologia Lógica: descreve como os dados fluem pela topologia física.

  1. Qual é a topologia física mais utilizada nas redes WANs  e por quê?

  1. Descreva sucintamente as topologias de rede: barramento, star bus e estrela. Ilustre (um figura) com um esquema mostrando o arranjo dos computadores em cada topologia.

Barramento : A topologia de barramento, é o método mais simples e comum de conectar os computadores em rede. Constituem em um único cabo, chamado tronco ou segmento, que conecta todos os computadores da rede em uma linha única.

[pic 1]

Star Bus: Une vários switchs em estrela através de um barramento. Se um switch falha, computadores conectados a ele não poderão se comunicar, e o barramento irá se quebrar em dois segmentos incomunicáveis.

[pic 2]

Estrela: Na topologia esta são ligados por meio de vários cabos a um único dispositivo de comunicação central, que pode ser um hub ou um switch. Este dispositivo possui várias portas onde os computadores são ligados individualmente, e é para onde converge todo o tráfego.

[pic 3]

        

  1. Qual a topologia de rede mais fácil de diagnosticar problemas? Por quê?

  1. Como se classificam as comunicações de dados com relação à direção do fluxo da informação? Explique cada um deles e dê exemplos (uma figura).
  1. Simplex : Nesse tipo de transmissão de dados, um dispositivo é o transmissor e o outro é o receptor. A transmissão de dados simplex é, portanto, unidirecional        
  2. Half-duplex: Este tipo de transmissão de dados é bidirecional, mas, por compartilharem o mesmo canal de comunicação, os dispositivos não transmitem e recebem dados ao mesmo tempo; (Ex: rede local com hub).
  3. Full-duplex: É a verdadeira comunicação bidirecional. Emissor e Receptor podem transmitir e receber dados ao mesmo tempo. (Ex: rede local com switch)

9. Quais problemas (3) podem ocorrer durante a transmissão de um sinal em um cabo de par trançado? Explique como ocorre cada um destes problemas.

10. O que são os cabos par trançado UTP e STP?

UTP ou Par Trançado sem Blindagem: é o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5e; é o mais barato para distâncias de até 100 metros.

STP ou Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com