TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Nova Visão Do Trabalho E Da Realização Pessoal

Artigos Científicos: Uma Nova Visão Do Trabalho E Da Realização Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Nos dias atuais a performance a velocidade e competitividade, estão sendo levadas mais a sério do que as próprias qualidades humanas as quais estão sendo consideradas menos importantes ou até mesmo chegando a serem esquecidas. Metacompetência – uma nova visão do trabalho e da realização pessoal enfatiza pontos como ter disciplina e responsabilidade focadas para realizações pessoais ou coletivas nos mostrando que as empresas desejam profissionais que também sejam boas pessoas. Portanto, temos que evoluir sempre e podemos conseguir isso procurando melhorar o que fazemos.

Definimos competência como a capacidade de resolver problemas e atingir objetivos. Não se avalia a competência de uma pessoas ou organização apenas pelos resultados que produz, mas também pelo tempo despendido para atingir tais resultados. A competência é produto darelação entre saber, poder e querer, portanto, devemos além de ser competente mostrar que o somos através de nossas atitudes, de nossas palavras e de nossa postura, pois do caso contrário levaremos muito mais tempo para nos firmarmos no mercado. Postura é comunicação e tem a ver com se posicionar adequadamente e é uma vantagem competitiva em todas as situações. Se comunique eficazmente com o mercado cumprindo o prometido, tendo comprometimento com a qualidade.

A qualidade humana mais desejada dos profissionais em todas as áreas é a capacidade dePensar adequadamente, ao contrário do passado quando se desejava profissionais apenascapazes de realizar trabalhos repetitivos. Nos dias de hoje se busca mais competitividade através de mais conhecimento e educação. A partir desse conceito observamos queas principais características do trabalhador do século XXI são: flexibilidade, criatividade, informação, comunicação, sociabilização e tecnologia das quais destacamos a comunicação a qual podemos dizer que tem sinônimo de sobrevivência. O bom comunicador não é somente aquele que escreve ou fala bem. O bom comunicador éaquele que interpreta corretamente o que está escrito e principalmente é um bom ouvinte.

Percebe-se também que estamos inseridos num mundo de constantes transformações e que o ser humano não muda rapidamente, para tanto, é necessário que as mudanças aconteçamdemaneira constantes para que sejam mais facilmente assimiladas. Mudar para melhor, permanentemente é a única forma de escaparmos da mediocridade quefaz as pessoas não exercerem a função de protagonistas, mas de apenas expectadores daprópriavida. A diferença entre ser alguém que apenas sonha e ser alguém capaz de transformar sonhosem realidade não está em nossa expectativa, mas no que fazermos com ela.

A metacompetência é uma qualidade das pessoas que possuem um desenvolvimento pleno ou que buscamincessantementeir além daquilo que lhe compete não perder de vista o lado humano. As organizações cada vez mais estão buscando profissionais assim, que conseguiam ser flexíveis e possuírempensamento humanitário, os quais obterãoum futuro profissional promissor. Sendo assim, nessa era do conhecimento, em que o individualismo, aagilidade, o egoísmo e a competitividade acirrada e sem escrúpulos, está cada vez mais crescente é necessário que o profissionaladquira uma posturaresponsável para com a profissãoe ética para com o outro. Essa é a metacompêtencia: a qualidade de ser técnico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com