TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unilever Gestao ambiental e social

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-UEG
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO DE GRÃOS
GERENCIAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO

ANDRESSA MARQUES
DAÍZA SONDA
LETÍCIA CRUZ
SARA BARRETO

UNILEVER: GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL

POSSE-GO
2017

ANDRESSA MARQUES
DAÍZA SONDA
LETÍCIA CRUZ
SARA BARRETO

UNILEVER: GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL

Trabalho apresentado como recurso avaliativo para obtenção de nota na matéria de Gerenciamento Ambiental Integrado, ministrada pela profª Rejany Carvalho, na Universidade Estadual de Goiás - UEG, campus Posse.

POSSE-GO
2017

UNILEVER: GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL

RESUMO

O crescimento empresarial adicionado com o desenvolvimento da gestão ambiental, trás para as empresas uma melhor junção, que de forma clara se torna mais eficiente. A empresa expõe visivelmente que sim, é importante a adaptação, uma vez que o meio ambiente hoje é o foco principal. A Unilever, multinacional, mostra a forma com que ela desenvolve seus produtos no Brasil, a sua forma de gestão, e a preocupação que ela tem em estar corretamente. A importância com a sustentabilidade e em produzir produtos de qualidade.  O artigo mostra como a Unilever Brasil se desenvolve, os grupos sindicais que mantém a empresa de forma sustentável, os programas de gestão ambiental criados para que esteja sempre de acordo com os protocolos exigidos.

Palavras-chave: sustentabilidade. meio ambiente. produtos de qualidade.

1.INTRODUÇÃO

A preocupação com os meios não é algo recente, inicialmente havia a questão de extinção dos animais que foi foco para muita divulgação, após isso houve também uma preocupação com as poluições e as conseqüências que estas causam, como a grande influencia no aumento do buraco da camada de ozônio. Houve também a preocupação com a natureza e a preservação das nossas florestas, que se tornaram assunto de grande importância para as grandes e pequenas empresas

A evolução das grandes empresas vêem se tornando cada vez mais freqüente, é notável que deixaram de ter foco apenas em produzir, lucrar e produzir, e deram espaço para algo que se tornou comum: a preocupação com o meio ambiente. 

 

Para que isso seja possível, as empresas estão cada vez mais à procura de profissionais da área de gestão ambiental, que possam passar segurança e que desenvolvam projetos/programas, que permaneçam as atividades normais, e que tenham todo o cuidado necessário com o meio ambiente e que agradem os consumidores, estes que também estão à procura de qualidade e melhorias sempre.

O novo consumidor, consciente de seu papel na preservação dos recursos, entende que cabem as organizações uma boa parte de responsabilidade pelas sociedades futuras. Os novos tempos estão mudando os clientes assumindo uma postura mais rígida, com o objetivo de interagir com organizações que sejam éticas, com boa imagem no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável.

A Unilever, fundada em 1930 vem se modificando e se atualizando. Com mais de 400 marcas possui sua área de higiene e limpeza,  além de produtos alimentícios, bebidas e refrescos em gerais, produtos estes que para a produção se gera grandes impactos e que a empresa se preocupa notavelmente com o meio ambiente e geração de empregos de forma consciente.

Visando essa mudança e melhoria, o objetivo do artigo é mostrar a influencia que o Gerenciamento ambiental adequado trás de benefícios para a empresa em questão: a Unilever, e ver como ela atua para manter a responsabilidade e gestão ambiental adequada.

2. OBJETIVOS E FINALIDADES

As grandes empresas vem buscando melhorias e melhorias, e uma gestão ambiental adequada é de grande importância. A preocupação com o meio ambiente deve ser encaixada de forma visível, e a gestão a ser aplicada deve ser feita da maneira correta.

A gestão ambiental é a medida eficaz em um desenvolvimento que faça sentido nas grandes empresas. Torna a interação meio ambiente, sociedade e empresas de uma forma homogênea e interligadas.

Os princípios gerados pela gestão ambiental são geralmente os mesmos, baseados nas normas do NBR-ISO 14.001, onde mantém cinco fundamentos principais, estes que tem por finalidade conservar, preservar a relação meio ambiente com as empresas.

3.FUNDAMENTOS BÁSICOS DA GESTÃO AMBIENTAL

Como seguindo todo protocolo, existem normas a serem seguidas baseadas em um modelo de gestão ambiental adequado. Cada empresa segue o seu protocolo, mais seguindo as normas do NBR-ISO, que direciona de forma mais ampla para o sistema de gestão ambiental.

A Unilever, uma multinacional, fundada em 1930, possui atualmente mais de 400 marcas no mercado, o que a torna com uma ampla gestão, já que trabalham nas áreas alimentícia, de bebidas, de cuidados pessoais e da limpeza de casa. Possui sede nos países de Londres, Reino Unido, Roterdã, Países Baixos e Brasil.

O Brasil, sendo nosso foco, expõe de forma explicita a gestão que é desenvolvida. São mais de seis mil empresas espalhadas por todo país. Segundo o site da Unilever Brasil, são adotados três modelos de gestão ambiental, que são padronizados e seguidos por nacional, regional ou global.

No Brasil, os itens escolhidos para o fornecimento são divididos em partes, os de itens produtivos, itens não produtivos e logística de forma a priorizar dois aspectos centrais no relacionamento com esses parceiros, que são: garantir a competitividade de custos e a máxima qualidade das matérias-primas, insumos e serviços; e assegurar que suas atividades respeitem princípios de sustentabilidade, com ênfase em direitos humanos e gestão social e ambiental.

Existe na empresa um programa elaborado de forma concisa para solucionar problemas da empresa, a SupplierQualityAssurance( SQA), que visa solucionar os problemas gerados na obtenção de matéria prima na obtenção dos produtos. A SQA, é uma divisão feita pela Unilever SupplierQualificatiom System( USQS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com