TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade E Educação Brasileira No século XXI

Ensaios: Universidade E Educação Brasileira No século XXI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

Gilvania Maria Ribeiro da Silva Lima

UNIVERSIDADE E EDUCACAÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XXI

Instituição do Ensino Superior da Funlec - IESF

Campo Grande /MS

2012

Resumo

O artigo tem como principal objetivo apresentar como a universidade tem encarado a transformação da sociedade dentro do contexto educacional, adaptando-se a nova realidade apesar da crise que se originou a partir dos anos 60. Aborda a Lei nº9.394/96 (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB) que trata da educação superior no Brasil.

Palavras-chave: Universidade, Lei e Educação Superior.

1 Introdução

A demanda da importância do ensino superior deve está ligada com a preocupação da qualidade do ensino.

A qualidade no ensino superior depende na maioria das vezes de um contexto de um determinado sistema da instituição ou condições e padrões dentro de uma dada disciplina, envolvendo todas as funções e atividades como a qualidade de ensino, treinamento e pesquisas, que quer dizer a qualidade de seus professores e programas, de aprendizagem como consequência do ensinamento e pesquisa. As questões relativas à qualidade juntamente com preocupações adequadas para um bom governo e administração, têm um papel importante na imagem institucional que projeta para a comunidade acadêmica e para a sociedade.

2. UNIVERSIDADE

No Brasil, a transição da sociedade industrial para a sociedade pós-industrial, conhecida hoje como a sociedade da informação ou do conhecimento, vem sendo motivo de estudo em diversos campos, principalmente nas instituições de ensino superior.

E com isso houve uma conscientização das universidades em se preparar e compreender que necessita de novas habilidades e nova postura para enfrentar ameaças advindas da transformação e modernização da sociedade, para defender seu espaço no processo educacional nessa nova era.

De acordo com Luckesi (2003, p. 35) Apesar da universidade enfrentar crises desde a década de 1960, época que surgiu a universidade de Brasília, tendo como líder e fundador Darcy Ribeiro, que com sua equipe de intelectuais, adpatndo um novo modelo de universidade, com a elaboração de um projeto, convence os governantes e enfim funda a Universidade de Brasília. Tendo como perspectiva uma universidade brasileira, nascida a partir de uma flexão nacional, baseada nos problemas nacionais. Com sua implantação, as forças contrárias à renovação das ideias impedem despoticamente o desenvolvimento de tal universidade, fato esse que ocorreu em 1964. Muitos professores foram afastados de suas funções de refletir, de renovar o saber. Tais professores e cientistas emigraram e foram engrandecer o pensamento da humanidade em países estrangeiros, porque, aqui no Brasil, não havia lugar para eles.

Diante dessa crise fica claro que ideias se renovam e que o homem inteligente sempre soube construir o novo com as lições incorporadas das refletidas experiências.

Daí surgi sinais de uma universidade brasileira que quer descobrir como tal, para conhecer cientificamente nossa realidade, refletir, analisar, criar proposições novas, sugerir e avaliar; não mais apenas repetir e importar; que seja voltada para o homem e não a exclusivo serviço da economia polarizada pelo lucro, escravizada à tecnologia.criando um clima de reflexão de esperança, luta e transformação na história da universidade, onde somos co-responsáveis.

De acordo com a Fusaro (1999, p.97) Esta ampla visão da universidade pró-ativa implica adaptação criativa no processo de busca para os modelos específicos institucionais e práticas que reúnem as necessidades, condições e possibilidades de instituições de ensino superior, comunidades, países e regiões. Essa busca de desenvolvimento e mudança no ensino superior deve também ser vista como parte essencial de um processo mais amplo das mudanças na sociedade contemporânea. A responsabilidade pela forma atual e medidas de implementação do sistema de ensino superior renovado pertencem a cada país e à sua comunidade acadêmica, no entanto, num mundo em contínua mutação, nenhum país pode se considerar isolado das influências de eventos e desafios internacionais.

3 EDUCAÇÃO SUPERIOR

A educação superior no Brasil é tradada na Lei nº 9.394/96 (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB), especificamente no Capitulo IV, do Título V e em disposições esparsas nos Títulos I, II, III, VI, VII E VIII.

A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi criada em 1961. Uma nova versão foi aprovada em 1971 e a terceira, ainda vigente no Brasil, foi sancionada em 1996.

A educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com