TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Unopar

Artigo: Pedagogia Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  2.124 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi lançado no ano de 2007 e tem por finalidade acompanhar as resultados de cada escola e também de acordo com as redes de ensino. Ao olharmos para o IDEB não podemos compreender apenas como uma soma de resultados aleatórios ou sem conexão, na verdade o que observamos é a soma de um processo que abrange várias dimensões educacionais.

Ainda estamos iniciando o acompanhamento do IDEB e também alguns municípios apresentaram resistência na aderência ao projeto, mas atualmente o Brasil vivi um período privilegiado, pois todos os municípios do país estão engajados e realizando sistematicamente as provas enviados pelo MEC.

O trabalho tem a finalidade de apresentar o parecer de dois profissionais que estão contribuindo em seu espaço de trabalho para os resultados do IDEB. Vamos observar quais são seus pareceres, o que podemos evoluir e suas expectativas com as metas traçadas pelo governo federal.

Agradecemos os professores que participaram do trabalho e suas contribuições foram importantes para o bom resultado.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao olharmos para a situação atual da educação brasileira nos deparamos com uma infinidade de questões, algumas no âmbito antropológico e outras tantas no âmbito jurídico. São questões que partem da situação atual de toda estrutura educacional (escola, professores, alunos e todos profissionais envolvidos), questões sobre as opções pedagógicas e também sobre as negligências que alcançam uma dimensão jurídica, um exemplo é o tema da inclusão.

Estamos apresentando uma pesquisa que parte dos dados apresentados pelo IDEB e os professores entrevistados manifestaram uma boa esperança sobre os dados que já foram coletados e também sobre os futuros resultados. Duas profissionais foram entrevistadas são professoras, ambas brasileiras, naturais do município de Porto Alegre - RS, a primeira com 34 anos e a segunda com 45, sexo feminino, residem em Porto Alegre e estão casadas.

A partir das questões propostas vamos dividir as entrevistas entre A e B, pois os resultados não foram iguais e as experiências também são bem diferentes.

Vamos seguir analisando as respostas. A professora A disse que não sabia o resultado do IDEB da sua escola, mas sabia que tinha conseguido um resultado satisfatório, mesmo exercendo um cargo de coordenação não estava bem por dentro de todos os dados. O IDEB da sua escola é 3.0 (2012) e está dentro da meta da escola. A professora B já tinha maior precisão sobre os dados da sua escola e apresentou boa segurança na hora de falar sobre o assunto pois organizou uma reunião com os professores e está sempre por dentro das resultados publicados pelo MEC. A escola da professora B está com 3.3 no IDEB e o resultado também faz parte do planejamento. Vamos lembrar que a meta estabelecida pelo MEC é de 6.0 em 2022. Parece uma nota baixa, mas os objetivos traçados para esta meta estão dentro de um programa bem detalhado e quando atingirmos o 6.0 podemos nos alegrar, pois os índices estarão próximos aos melhores resultados mundiais.

Sobre os trabalhos preparatórios tivemos surpresas, pois parece algo simples, mas há uma complexidade em abordar esse tema. Quando falamos de um sistema de avaliação nacional elaborado pelo governo podemos ter a impressão de que os resultados estão mais inclinados a saber se a escola realiza ou não um bom trabalho, o que favorece o governo, essa mentalidade foi muito bem trabalhada pela direção da escola a onde trabalha a professora A. Ela relatou que houve uma grande preocupação em deixar bem claro que o sistema de avaliação não compromete o trabalho do professor, pelo contrário, soma elementos importantes, pois faz um mapeamento dos objetivos que precisam de uma atenção urgente. A reunião com os professores foi avaliada como algo positivo e todos tiraram as dúvidas, e pelo relato da professora o índice de resistência por parte dos professores também baixou. Dentro desta questão também tivemos uma resposta interessante, pois a professora B disse que em sua escola foi realizado um simulado da Prova Brasil, a professora avaliou como algo positivo e os alunos puderam fazer uma primeira experiência.

As respostas pareceram boas e as duas professoras estão felizes com os passos já alcançados, mas sempre há algo para melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com