TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar 4 Semestre

Ensaios: Unopar 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  3.172 Palavras (13 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Diante da competitividade acirrada entre as organizações e a globalização acelerada em que vivemos, as empresas precisam sempre estar em constantes processos de mudanças, seja: estratégico, estrutural ou comportamental. As metas e os objetivos devem sempre estar bem definidos e os sistemas de relacionamento entre empresa, fornecedores, clientes e mercado consumidor devem ser estruturados e tratados como sendo fundamental para o desenvolvimento do negócio. O foco de todas as empresas sejam elas de prestação de serviços ou produção de bens é a gestão de baixo custo, a capacitação das pessoas e responsabilidade social em busca de uma empresa mais rentável, isso torna as organizações mais competitivas trazendo satisfação para todas as partes envolvidas, proprietários, investidores, clientes, colaboradores e consumidores.

No caso da empresa do senhor Eustáquio que sobreviveu durante 40 anos, porém com uma cultura ultrapassada de produção em massa, com critérios quantitativos e não qualitativo, onde não se visava à otimização dos recursos e muito menos de sustentabilidade. Para que esta empresa consiga manter-se competitiva no mercado, deve-se passar por uma reestruturação organizacional, fundamentadas com base nas teorias da administração.

Como consequência da Revolução Industrial, segundo Chiavenato (2003), houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados, portanto havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos. Apesar de serem utilizados por alguns como sinônimos, existem pontos de divergências muito marcantes entre a Administração Científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henri Fayol, enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Taylor se preocupou com a Organização Racional do Trabalho (ORT), que, por meio da análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, do estudo da fadiga humana, da padronização dos métodos e da especialização do trabalho, buscava as condições que permitissem ao operário produzir com o máximo de eficiência.

Usando os quatro elementos da administração – planejamento, organização, direção e controle, serão apresentadas propostas de reorganização para a empresa do senhor Eustáquio, criando novos cargos, revisando cargos já existentes e adotando uma política de crescimento por competências.

2 PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO

Para que a empresa do senhor Eustáquio possa alcançar tudo que almeja é necessário planejar, toda grande mudança começa com um bom processo de planejamento, onde devem ser analisados todos os possíveis pontos negativos, como será realizada cada ação e com metas e objetivos bem definidos. No processo de organização devem-se estabelecer as atividades a serem desenvolvidas, quais as pessoas que a realizarão, alocar os recursos disponíveis e definir uma estrutura organizacional favorável para realização do trabalho com satisfação e qualidade. Depois de definidos estes processo entra a parte da direção que é o que irá nortear as pessoas que realizarão os processos, os gestores de cada área deverão capacitar os colaboradores através de treinamentos, orientações e acompanhamento, em prol dos objetivos propostos, além disso, ele deve saber influenciar as pessoas para trabalharem com entusiasmo, deve ganhar a confiança dos liderados e estimula-los através de promoção para os que se destacam, deve ter uma boa comunicação e realizar frequentemente feedbacks com os colaboradores para melhor desenvolvimento profissional dos mesmos. Por último e não menos importante entra o processo de controle, que serve como um termômetro para organização. Através da criação de indicadores, planilhas e gráficos os gestores acompanham o desenvolvimento dos processos e verificam se os objetivos serão atingidos, criando ações corretivas para que se corrija alguma falha no processo.

A reestruturação visará à criação das áreas de Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, Marketing e Produção, usando os quatro elementos: planejamento, organização, direção e controle para cada área e criando também duas ações com cada elemento para todas as áreas, ações essas que servirão para estruturar os novos setores e agrega-los aos objetivos, valores, metas e missão da organização.

Recursos Humanos - Os recursos humanos nas organizações têm função primordial dentro da sua estrutura. É perceptível que o capital humano das organizações é o setor mais importante e, a partir disto, percebem-se como os administradores devem focar suas atenções a este segmento interno da organização. Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas, este será o primeiro passo estruturar a área de Recursos Humanos, será aberta duas vagas na empresa onde serão anunciados através do rádio e no jornal da cidade os candidatos deverão enviar os seus currículos para o e-mail do senhor Eustáquio ou no SINE (Sistema Nacional de Empregos), os candidatos passarão por um processo seletivo, onde serão avaliadas as habilidades, valores, competência, comportamentos e avaliações de personalidade. As duas pessoas selecionadas serão entrevistadas, onde receberão suas primeiras informações a respeito dos objetivos da empresa, será um momento de integração, de troca de valores e conhecimentos, as pessoas serão responsáveis pelo: recrutamento e seleção; descrição e análise de cargos; avaliação de desempenho; treinamento e desenvolvimento; monitoramento de RH (banco de dados e sistemas de informação e auditorias de RH) e manutenção de RH (compensações, recompensas, benefícios sociais, higiene e segurança e relações sindicais).

Ações de Planejamento: Estudo, análise, descrição e desenvolvimentos dos cargos na área de finanças e contabilidade.

Ações de Organização: Seleção e recrutamento de duas pessoas para atuar na área de finanças e contabilidade; avaliação de potencial com os colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com