TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar 4 Semestre

Exames: Unopar 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado alguns temas da administração financeira. Para obter os resultados esperados é necessário um bom planejamento estratégico. Segundo gitman (1997, p589) o planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na execução de seus objetivos. Por meio do planejamento financeiro as metas colocadas para o crescimento, ou seja, desenvolvimento da empresa alcançará resultados satisfatórios.

2 DESENVOLVIMENTO

Sabe-se que para administrar uma empresa são necessários quatro requisitos básicos para que se tenha sucesso: a organização, o planejamento, a direção e o controle.Um dos meios mais utilizados para saber se a empresa esta realmente bem é o fluxo de caixa um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras da empresa em um certo período. Ele é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, e de todos os elementos que representem as movimentaçoes financeiras da empresa. Este é o fluxo de caixa da empresa Meta Soluçoes, ele foi feito com base nos dados fornecidos pela empresa.

Tabela 1 – Fluxo de caixa Meta Soluções

O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planeja, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período.

O conceito custo de opurtunidade é utilizado pelos investidores no processo de escolha para determinada aplicação. Por exemplo, um empregado de uma empresa que decide se demitir para abrir seu proprio negócio. Ao tomar essa decisão ele deverá incluir no custo do empreendimento o salário que não reberá mais, pois sua remuneração será sua mão-de-obra. Isso que dizer que quando se analisa investimentos, deve-se considerar que o escolhido proporcionará, no mínimo, o ganho que seria obtido pela melhor alternativa desprezada. Esse ganho é o custo de oportunidade.

Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos empresariais, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. A preparação dos orçamentos tem como objetivo a projeção de receitas, custos e resultados, conforme objetivos previamente definidos, geralmente elaborados com base em períodos anteriores, projetando esse comportamento para períodos futuros, fazendo enquadramento de receitas e custos, de forma a aperfeiçoar os resultados.

Os fluxos de caixa devem ser analisados para fins de aceitabilidade ou classificação de projeto. Para isso, são consideraos alguns métodos para avaliação de investimentos. Entre eles está o Payback descontado. Ele demonstra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente.

“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.” (BRASIL, 1966). A tributação é uma contribuição necessária para que o estado possa ter condições de cumprir suas tarefas perante a sociedade. Existem algumas espécies tributárias, dentre elas o imposto, as taxas e as contribuições.

Imposto: conforme disposto no art. 16 do CTN, é todo tributo que tem por fato gerador um ato particular independente de qualquer atividade estatal específica em relação ao contribuinte. O imposto não é vinculado a qualquer atuação do Estado, ou seja, não é necessário que o Poder Público desenvolva qualquer atividade específica em relação ao contribuinte, o fato gerador que motiva a cobrança do imposto está previsto na lei.

Impostos federais: II - Imposto sobre a importação de produtos estrangeiros.

IE - Imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados.

IR - Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza.

IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados

IOF - Imposto sobre Operações Financeiras

ITR - Imposto Territorial Rural

IGF - Imposto sobre Grandes Fortunas

IEG – Imposto Extraordinário de Guerra ou sua Iminência.

Impostos estaduais: ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação Serviços.

IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

ITCM – Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação.

Impostos municipais: IPTU – Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

ITBI – Imposto Sobre a Transmissão "inter vivos" de Bens Imóveis e de Direitos Reais Sobre Imóveis.

ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Taxas: As taxas são tributos cujo fato gerador é configurado por uma atuação estatal específica, referível ao contribuinte, que pode consistir: no exercício regular do poder de polícia;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com