TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar 5sem

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS        

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERENCIAS.........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo, destacar a atuação estratégica da área de Recursos Humanos nas empresas, visando analisar as práticas de Gestão de Pessoal de diferentes organizações de diferentes segmentos e sugerir intervenções. Para uma gestão eficiente visando à satisfação dos funcionários e como conseqüência disso ter clientes satisfeitos aumentado assim à quantidade de clientes e assim aumentar a lucratividade da empresa.


  1. A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Começamos nosso trabalho pesquisando duas empresas diferentes em seus ramos comerciais, a primeira a ser pesquisada foi:

1. Cursos Mucambo Assessoria Empresarial LTDA. Localizada no município de Mucambo CE. Ramo da atividade: Escola de cursos livres, prestação de serviços de informação sobre qualificação social, comércio varejista de livros e publicações. Numero de funcionários: seis (06).

2. Mercado Magalhães & Cia LTDA. Localizada no município de Mucambo CE. Ramo da atividade: Comercio varejista de produtos alimentícios, em geral. Número de funcionários: oito (08).

Para começarmos, perguntamos as empresa sobre o Recrutamento e Seleção. Neste contexto a empresa Cursos Mucambo não possui um profissional qualificado na área de RH. Esta atividade é realizada pela gerente Graça que é psicóloga ou então a sócia gerente Lara que é contadora.

Na empresa Mercado Magalhães, o recrutamento e seleção são realizados pela proprietária do estabelecimento, Claudene.

A primeira empresa Cursos Mucambo tem uma vantagem, pois no livro, ”Recrutamento e seleção de pessoal, (Elgenneni, 2009)”. Relata que um psicólogo tem um grande espaço de atuação nesta área, mas, não supre por completo um profissional em RH, com conhecimento técnico, habilidades nas fases que envolvem esse subsistema.

Assim também cabe na segunda empresa Mercado Magalhães, pois a proprietária, mesmo tendo um conhecimento na área varejista á muito tempo, não possui um treinamento especifico.

Sobre o recrutamento ser interno ou externo as duas empresas desenvolve os dois sistemas, mas sempre dão preferência ao interno, pois é uma seleção mais facilitada, barata e incentiva a permanência dos funcionários. O recrutamento externo é realizado quando não tem opções de perfil dentro do quadro de funcionários, as empresas utilizam então formas de anúncios, e currículos, assim como informações de conhecidos, sobre pessoas interessadas no emprego.
Nas duas empresas, as competências técnicas e necessárias de um profissional de RH, fazem toda diferença, com uma entrevista comportamental, visão na análise de cargo, planejamento nas perguntas, empatia, objetividade e clareza, na seleção e recrutamento.

Na questão Benefícios, a empresa Cursos Mucambo paga, vale transporte, vale alimentação e seguro de vida e já na empresa Mercado Magalhães é pago Cesta básica. Um programa de benefícios em qualquer empresa como estas que estamos apresentando, trás segurança aos colaboradores, conforto, valorização, sentem-se reconhecidos e por outro lado a organização está cumprindo seu papel dentro da legislação, refletindo um bem-estar entre a equipe, aos fatores higiênicos e motivacionais quando atendidos.

Em relação a plano de cargos e salários, as duas empresas não praticam esse método, talvez por não acharem necessários e não terem conhecimento mais especifica na prática usada. Seguindo (Guirro 2009); “a carreira funcional das empresas com o PCS seria uma escolha organizada, democrática e participativa, trazendo uma motivação e valorização das competências.

Tanto a empresa Cursos Mucambo quanto a Mercado Magalhães não realizam pesquisas salariais, seguem o sindicato das classes. A empresa Cursos Mucambo nos relatou na questão, remuneração e benefícios, que seus funcionários estejam satisfeitos, pois são motivados e produtivos em suas funções. Na empresa Mercado Magalhães a proprietária sente um ambiente descontraído e harmonioso, então acredita também em uma satisfação dos seus colaboradores nesta questão.

Na empresa Cursos Mucambo á 06 cargos sendo 02 sócios gerentes, 02 auxiliares administrativos, e 02 instrutores de curso. Não possuindo descrições de cargos. Já na empresa Mercado Magalhães á 08 cargos sendo 01 funcionário na área administrativa, 02 caixas, 02 assistentes de caixa, 01 açougueiro, 01 atendente nas frutas e 01 auxiliar de limpeza, também não havendo descrições de cargos. Segundo (Guirro, 2009); “A descrição de cargo trás uma análise de estrutura e conhecimento para aempresa, com informações dos cargos facilitando um planejamento maior no atendimento, pelas lideranças da área.

As empresas nos relataram que, o aumento de salário ocorre por um tempo razoável de trabalho, pelo esforço dos funcionários nas suas atividades e através do mesmo uma valorização de sua dedicação resultando assim, no aumento salarial. A questão aumento salarial nestes casos, o que pode ocorrer é uma frustração dos demais que não são contemplados com esse aumento, trazendo assim desconforto dentro da organização. Nossa proposta é baseada em (Guirro, 2009); “com uma política de remuneração, uma pesquisa de cada cargo no mercado, determinando assim um valor base, com método de ordenação agrupando os cargos similares em faixas salariais, desenvolvendo amplitudes de valores dentro dos cargos com níveis ou degraus de salários, e assim tendo circunstâncias particulares nestes ajuntes.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com