TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usabilidade Site DELL

Exames: Usabilidade Site DELL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

IORRAN MARCOLINO DE CASTRO

USABILIDADE

Cabo Frio, Setembro de 2013

IORRAN MARCOLINO DE CASTRO

USABILIDADE

Trabalho monográfico submetido à apreciação do professor Prof. Dr. Marcelo Silva, para a obtenção de grau parcial para a aprovação na disciplina Engenharia de Usabilidade.

Cabo Frio, Setembro de 2013

USABILIDADE

IORRAN MARCOLINO DE CASTRO

Trabalho monográfico defendido e aprovado, em 7 de setembro de 13, pela banca examinadora:

Professor Doutor (Marcelo Silva)

Professor do curso de Sistemas de Informação

Dedico este trabalho a todos aqueles que contribuíram de forma direta ou indireta para conclusão do mesmo.

Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado forças, mesmo nas horas mais difíceis. Em segundo lugar, agradeço a minha família e ao meu professor por ter transmitido conhecimentos suficientes, para a execução deste trabalho.

"O analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e aprender novamente"

Alvin Tofler

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 11

1.1 USABILIDADE 12

Introdução 12

1.1.1 O que é usabilidade 12

1.2 VISUAL 14

Introdução 14

1.2.1 Análise do visual 14

1.3 NAVEGABILIDADE 16

Introdução 16

1.3.1 Análise da navegabilidade 16

1.4 INTERAÇÃO E TIME 20

Introdução 20

1.4.1 O que é Interação Humano- Computador (IHC) ? 20

1.4.2 Análise do tempo de resposta 20

CONCLUSÃO 22

INTRODUÇÃO

A usabilidade é uma disciplina imprescindível, para que as informações e serviços oferecidos por qualquer empresa atendam as expectativas e necessidades de seu cliente, buscando utiliza-los de forma plena e satisfatória. Todavia, a complexidade, assim como as diferentes maneiras de pensar acabam por dificultar o entendimento e a inserção da usabilidade no desenvolvimento e redesenho de sítios. Este trabalho propõe ser um relatório da usabilidade do sítio da Dell, de forma clara e sucinta. Aqui serão apresentadas os pontos fortes e fracos do mesmo, assim como seu visual, sua navegabilidade, interação com o usuário e o tempo em que determinado usuário demora a encontrar o que procura. É importante lembrar que, a usabilidade nada mais é do que a facilidade de uso, e deve ser observada em todas as interfaces de um sítio com o usuário.

CAPITULO I

1.1 USABILIDADE

Introdução

Neste capitulo será relatado definição conceitual de usabilidade.

1.1.1 O que é usabilidade

A usabilidade pode ser definida como o estudo ou a aplicação de técnicas que proporcionem a facilidade de uso de um dado objeto, no caso, um sítio. A usabilidade busca assegurar que qualquer pessoa consiga usar o sítio e que este funcione da forma esperada pela pessoa. Em resumo, usabilidade tem como objetivos a:

• facilidade de uso;

• facilidade de aprendizado;

• facilidade de memorização de tarefas;

• produtividade na execução de tarefas;

• prevenção, visando a redução de erros;

• satisfação do indivíduo.

Para a usabilidade o ponto de partida do desenvolvimento é o usuário. Usuário é o termo técnico utilizado em usabilidade para referir-se a cada pessoa que utiliza o objeto em questão por meio de uma interface. No caso temos o cidadão como usuário e o objeto são as páginas, informações e serviços disponibilizadas eletronicamente pela empresa Dell. A interface é o meio pelo qual a pessoa efetua compras, dialoga e

realiza pesquisas. Se a interface é fácil de aprender, simples, direta e amigável, a pessoa estará inclinada a fazer uso da mesma. Desenvolver sítios com usabilidade é pensar do ponto de vista do cidadão, para tanto deve-se observar:

• O cidadão: é necessário conhecer, entender e trabalhar com as pessoas que representam os atuais e potenciais utilizadores do produto. Níveis de educação, familiaridade com o meio eletrônico e idade são fatores preponderantes;

• O contexto da utilização: De onde o cidadão acessa, em que ambiente e em que condições. As pessoas estão, geralmente, ocupadas e querem realizar rapidamente uma tarefa a qual se sentem obrigadas a fazer (ex: solicitação de algum benefício ou pagamento de qualquer espécie).

• O objetivo: as pessoas utilizam os sítios com um objetivo. O sucesso e a satisfação na realização desse objetivo estão diretamente relacionados

com o tempo, o número de passos necessários, a possibilidade de prever o que deve ser feito e a necessidade de aprendizado.

Todo projeto deve ter em conta a experiência que o cidadão irá vivenciar nas páginas do sítio. O objetivo da aplicação da usabilidade é que cada pessoa que visite o sítio encontre o que está buscando de maneira simples, e que se sinta à vontade para retornar ao sítio sempre que quiser ou precisar.

CAPITULO II

1.2 VISUAL

Introdução

Neste capitulo será relatado a opinião de um usuário sobre a interface do sítio da Dell, contudo, vale realçar que a análise será baseada na Home Page (Página Principal).

1.2.1 Análise do visual

Tendo como ponto de partida a seguinte afirmação: “A primeira impressão é a que fica”, a Home Page sem sombra de dúvidas é a espinha dorsal de qualquer site.

Recomenda-se analisar primeiramente os objetivos da empresa para qual o sítio será desenvolvido, buscando uma adequação para cada realidade encontrada, contudo é necessário ter muita cautela, pois, cada usuário tem uma maneira de pensar. A Dell, empresa analisada neste trabalho faz parte do ramo do e-Commerce, ou seja, seu foco é vender¹. Por esta razão, sua interface deve ser bastante intuitiva, a ponto de levar o usuário a realizar compras, indiferentemente do caminho que o mesmo tome.

Figura 1. Home Page, Dell. (IORRAN MARCOLINO DE CASTRO, 2013).

A Figura 1 apresenta a página principal do sítio.

Após serem realizadas algumas pesquisas, os usuários relataram as seguintes afirmações:

• Usuário 1: “A página expressa de forma clara o seu objetivo, embora eu já conheça a marca”. Faixa etária: 39 anos.

• Usuário 2: “Bom. A interface é normal, amigável”. Faixa etária: 17 anos.

• Auto avaliação: “A página principal do sítio é bem elegante e formal, atende os requisitos para uma empresa de e-Commerce”. Faixa etária: 20 anos.

CAPITULO III

1.3 NAVEGABILIDADE

Introdução

Neste capitulo será relatado a opinião de usuários sobre a interface do sítio da Dell, além de uma leva introdução sobre o que se trata o mesmo.

1.3.1 Análise da navegabilidade

A navegabilidade traduz-se na facilidade proporcionada ao utilizador na sua visita ao longo da informação e das páginas do site. O lema aqui é: menos cliques e informações necessárias sempre à mão e numa sequência lógica.

Isto na prática traduz-se em quê?

• Todas as páginas do site deverão ter um menu sempre visível e de preferência no mesmo sítio.

Figura 2. Menu Home Page, Dell. (IORRAN MARCOLINO DE CASTRO, 2013).

A Figura 2 apresenta o menu da Home Page.

• Todas as páginas deverão ter maneira fácil de aceder à página principal (Home).

Figura 3. Menu em detalhe, Dell. (IORRAN MARCOLINO DE CASTRO, 2013).

A Figura 3 apresenta o menu em detalhe, o mesmo composto pelo caminho que o usuário tomou, um ícone que leva a Home Page e uma barra de pesquisa.

• Nunca fazer páginas tipo “beco sem saída”, só navegáveis com os botões “atrás” ou “adiante” do browser.

• Na dúvida sobre questões de navegabilidade adopte a seguinte regra: nenhuma zona do site poderá ser acessível com mais do que 3 cliques.

A seguir será mostrado o caminho mais simples que o usuário pode fazer para localizar seus drivers.

Figura 4 . 1° Passo, Dell. (IORRAN MARCOLINO DE CASTRO, 2013).

A Figura 4 apresenta o primeiro passo para localizar o driver de um computador, onde o usuário digita o que procura.

Figura 5 . 2° Passo, Dell. (IORRAN MARCOLINO DE CASTRO, 2013).

A Figura 5 apresenta o segundo passo para localizar o driver de um computador, o usuário digita a informação necessária para localizar o modelo do computador em questão.

Figura 6 . 3° Passo, Dell. (IORRAN MARCOLINO DE CASTRO, 2013).

A Figura 6 apresenta o resultado, uma listagem completa dos drivers e informações.

CAPITULO IV

1.4 INTERAÇÃO E TIME

Introdução

Neste capitulo será relatado definição conceitual de Interação Homem-Computador (IHC).

1.4.1 O que é Interação Humano- Computador (IHC) ?

A Interação Humano-Computador (HCI ou IHC) remete a clareza e facilidade de uso de interfaces eletrônicas, incluindo um programa de computador ou sítio. A disciplina de IHC visa construir o conhecimento teórico necessário para embasar o desenho de interfaces que garantam uma boa usabilidade.

1.4.2 Análise do tempo de resposta

Atualmente qualquer pessoa sente a necessidade de estar conectada na internet, visto que através deste meio de comunicação em massa torna-se viável realizar compras, se divertir, conversar entre outras coisas. Uma questão que costumava trazer dor de cabeça no passado era quanto a velocidade de conexão, contudo, este assunto está obsoleto, tendo como ponto de partida que a menor velocidade para internet residencial geralmente oferecida por grandes provedores é a de 1MB.

Foram realizados testes de acessibilidade no sítio da Dell, através de notebooks e smartphones, com as respectivas conexões: rede WIFI de 5MB, conexão 3G.

Os usuário relataram as seguintes informações:

• Usuário 1: “Não obtive nenhum problema quanto a acessibilidade ao sítio”. Conexão 5MB.

• Usuário 2: “Poxa, não consigo acessar o site pelo meu celular, nem abre ! E quando abre só carrega parte do conteúdo”.

CONCLUSÃO

Por tudo que foi exposto conclui-se que, o sítio as Dell possui mais pontos fortes que fracos. Foram realizado testes com 3 pessoas diferentes em determinadas situações e os resultados não foram muito divergentes.

O visual do sítio agradou a grande maioria, não obtendo nenhum tipo de crítica negativa.

A navegabilidade do sítio agradou em determinadas partes, como por exemplo: em apenas 2 cliques o usuário consegue encontrar o driver referente a sua máquina. Contudo, alguns usuários criticaram a ausência de uma opção para realizar o download de todos os drivers de uma vez.

Quanto a interação e time, obteve-se alguns resultados não muito satisfatórios, contudo, os mesmo não são de responsabilidade única e exclusiva do sítio, tendo em vista de que as críticas vieram de usuários que tentaram acessar o mesmo via celular. É sabido que nem todos os aparelhos celulares apresentam desempenhos consideráveis e que conexões 3G não são muito aconselháveis, todavia, o sítio deveria ter uma opção para este tipo de usuários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Usabilidade Disponível em: http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/cartilha-de- usabilidade-para-sitios-e-portais-do-governo-federal/view, Acessado em : 28/09/2013 as 17:46.

Navegabilidade Disponível em: http://www.portalwebmarketing.com/tabid/444/Default.aspx,

Acessado em: 14:22

...

Baixar como  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »