TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA REINVENTAR OS NEGÓCIOS E AS PESSOAS NA CRISE CRIADA PELOS EFEITOS DO COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS)

Por:   •  15/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.414 Palavras (14 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 14

Fundação Getulio Vargas
GESTÃO EMPRESARIAL

Profº Msc. Fernando pedro moraes


ADALTO DA SILVA JUNIOR

AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA REINVENTAR OS NEGÓCIOS E AS PESSOAS NA CRISE CRIADA PELOS EFEITOS DO COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS)

SÃO LUÍS
2020
[pic 1]


Índice: [pic 2]

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4

2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO..................................................................... 5

3. COVID-19.................................................................................................................. 7

3.1. SINTOMAS E TRANSMISSÃO.......................................................................... 7

3.2. DIAGNOSTICO.................................................................................................... 8

3.3. PREVENÇÃO........................................................................................................ 9

3.4. TRATAMENTO.................................................................................................. 10

4. IMPACTOS NA ECONOMIA.............................................................................. 10

5. BACKGROUND PROFISSIONAL...................................................................... 12

6. IMPACTOS DA CRISE DO COVID-19 E O USO DE ESTRATÉGIAS DE

TECNOLOGIA INDUSTRIAL NO ÂMBITO: FAMILIAR, PESSOAL (VIDA SOCIAL), PROFISSIONAL...................................................................................... 14

7. CONCLUSÃO......................................................................................................... 16


[pic 3]

RESUMO

O presente trabalho consiste em avaliar os efeitos da crise provocada pela pandemia do coronavírus, assim como potenciais mudanças no cenario economico, estratégias de combate e oportunidades baseadas na Tecnologia da Informação. Novas e atuais ferramentas que podem auxiliar na reinvenção e sobrevivência dos negócios, como a incorporação de novos canais de vendas e comunicação com os clientes, assim se fortalecendo nos negocios futuros, avaliando as oportunidades de atendimento e logistica às novas necessidades da situação atual.

Palavras-chaves: coronavírus; tecnologia da informação, isolamento social, pandemia, canais digitais.

1.         INTRODUÇÃO[pic 4]

A tecnologia sempre esteve presente na evolução da humanidade. Se trata de um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Sua função é aperfeiçoar cada vez mais nossas habilidades, transformar nossos costumes e melhorar nossa qualidade de vida, trazendo-nos novidades que ampliem a praticidade.

O objetivo é promover cultura, através de Informação, comunicação e formação essencial ao desenvolvimento da Sociedade que estão presentes nos nossos dia-dia cada vez mais, sendo muito utilizadas, tanto em casa como no local de trabalho, escolas, etc.

As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação. O desenvolvimento da tecnologia digital emerge os seres humanos num universo online. O livre acesso aos veículos de comunicação determina a proximidade entre as diferentes comunidades, o conhecimento de novas realidades e construção de novas relações.

O uso do computador e da Internet influenciou significativamente as relações humanas, sobretudo no que se refere à comunicação. No entanto, nenhuma outra forma de comunicação pode ser considerada mais natural do que aquela que acontece “cara a cara”.

Desde a chegada desta pandemia COVID -19, o reflexo na economia mundial tem sido alarmante. Por se tratar de um vírus altamente contagioso, a OMS orienta várias maneiras de evitar o contagio porem a mais impactante é o isolamento social.

Diante deste cenário, onde as pessoas estão cada vez com seus acessos restritos, a tecnologia da informação tem sido a grande aliada neste combate, mediante as inovações para soluções futuras, proporcionando novas oportunidades de negócios (diferenciação corporativa) e inclusive para a sobrevivência da raça humana. Os usos dos produtos tecnológicos aumentaram consideravelmente nos últimos meses, onde o acesso aos canais eletrônicos e mídias sócias tem sido o propulsor de novas parcerias e geração de renda para Economia.

2.         TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO[pic 5]

A tecnologia é uma ferramenta intrinsecamente ligada à nossa sociedade. Enquanto sua evolução representa um marco profundo em toda a História, a forma como a utilizamos gera sempre benefícios e desafios. Essa evolução ao longos dos anos, causou diversas transformações na historia humana percebida em diversos momentos sendo no avanço da medicina, no desenvolvimento de produtos inovadores e na revolução causada pelas novas tecnologias.

Essas novos recursos, muitas vezes, enfatizam a importância do acesso à informação nas organizações. Esses recursos podem envolver sistemas, software, hardware, bancos de dados, internet das coisas, inteligência de mercado e até mesmo usuários e profissionais de TI.

A Gestão da Tecnologia da Informação aplica uma série de modelos, metodologias, processos, técnicas e ferramentas que vão ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da tecnologia da informação. Portanto, ela vai além da informática e envolve pessoas, processos e tecnologia:

  • Pessoas: participam do processo de tratamento da informação;
  • Processos: estruturam a TI e a organização;
  • Tecnologia: dá suporte aos processos.

Num processo de tratamento de informação, sao levantados dados que serão convertidos em informações úteis para a tomada de decisão. São eles:

  • Coleta: recolher os dados que demonstram potencial para gerar informações úteis ao negócio;
  • Armazenamento: guardar os dados em bancos de dados para que eles fiquem mais seguros e centralizados;
  • Processamento: fazer uma primeira filtragem nos dados, eliminando os excessos;
  • Seleção: escolher os dados mais promissores, baseando essa escolha em critérios;[pic 6]
  • Comparação: relacionar os dados para obter novas observações;
  • Distribuição: entregar os dados tratados aos decisores;
  • Avaliação: analisar os dados para obter insights que conduzam a informações úteis na tomada de decisão.

[pic 7]

Nesta era da informação, representa uma quebra de ruptura, que vem ocorrendo desde o final da década de 60, com a introdução de máquinas de grande porte, conhecidas como mainframes. Na década de 80 surgiu o primeiro computador pessoal, uma iniciativa da gigante IBM, porem o grande marco dessa era foi o surgimento da rede mundial de computadores: a internet, inovação na qual possibilitou a quebra de barreiras geográficas e a expansão do comércio internacional, além de ocasionar uma avalanche de dados e informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com