TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 6

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO.[1]

Maria Luiza Goulart Castro[2]

Resumo – Este artigo tem por objetivo apresentar uma visão pedagógica do computador como ferramenta na educação inclusiva de pessoas com transtorno de espectro autismo, levando em consideração os recursos que obtém para apresentação de produtos reais como imagens, sons, animações e efeitos especiais tornando o ensino mais atrativo, eficiente e que levam os portadores da síndrome a terem um contato com o mundo a sua volta e aprenderem a fazerem leitura do mesmo para contribuir com o processo de “alfabetização” considerando as suas dificuldades de comunicação com o mundo externo.  

Palavras chaves: Computador, Autismo, Educação inclusiva, Alfabetização.  

1 INTRODUÇÃO

                O processo de alfabetização não consiste somente na decodificação de símbolos, da leitura deles. O desafio da alfabetização é criar pessoas capazes de conhecerem a si mesmas, seu lugar no mundo e o que contribuir a partir de uma leitura critica de tudo que está a sua volta. Cada pessoa tem uma forma de aprendizado e para desenvolvê-las de acordo com padrões ideais é necessárias metodologia especificas. Assim também diz respeito às pessoas que possuem uma deficiência, elas terão formas especificas de aprendizado devido sua deficiência e da própria forma como responde aos trabalhos pedagógicos. Portanto para diferentes deficiência haverá uma forma, um método especifico de aprendizado. Neste âmbito está o autismo.

Segundo o MANUAL PARA SÍNDROME DE ASPERGER (2010), outro nome que se dá para o autismo, do instituto AUTISM SPEAKS autismo é definido como:

 Uma síndrome uma desordem do desenvolvimento que se caracteriza por rotinas repetitivas ou rituais, peculiaridades na fala e linguagem, tais como falar de forma excessivamente formal ou de forma monótona, ou usando literalmente, figuras de expressão, comportamento social e emocional inadequados e a incapacidade de interagir de forma bem sucedida com os colegas, problemas com a comunicação não verbal, incluindo o uso restrito de gesticulações, expressões faciais limitadas ou inadequadas ou um peculiar olhar fixo falta de jeito e movimentos motores descoordenados. (AUTISM SPEAKS, 2010, p.8)

No entanto, apesar de tais deficiências, em algumas situações apresentam grandes habilidade, como memorização, aptidão para música e também motoras, muitas vezes essas habilidades não segue o autista de acordo com sua idade cronológica.

Sendo assim percebe-se que mesmo com limitações o autista possui competências levando em consideração que seu estilo cognitivo é diferenciado dos outros e, se trabalhadas de forma adequada, proporcionará sua inclusão no meio social que vive.

Em relação à educação GAUDERER (1997) afirma:

“[...] é útil dividir a tarefa em pequenas etapas e, vagarosamente, construir o todo. Deve-se aproveitar ao máximo as situações do dia-a-dia [...], transformando-as em oportunidades de ensino de forma a encorajar a criança a usar na prática os conhecimentos adquiridos.” (GAUDERER, 1997, p.108)

Isso significa que uma educação adequada, priorizando o progresso, mesmo que aparentemente lento, e levando em conta situações do dia-a-dia trazendo oportunidade de ensino e aproximação com a realidade consiste em uma forma eficaz de objetivo de aprendizagem para o aluno. Tal objetivo de aprendizagem também pode ser eficaz na educação do aluno autista. E uma das ferramentas que contribui para esta aproximação com a realidade dentro da prioridade do progresso do aluno é o computador. 

Portanto a presente pesquisa visa construir um trabalho com pessoas com transtorno do espectro autismo tendo com ferramenta o uso do computador no seu ensino visto que este recurso ajuda na construção do conhecimento e utiliza um dos recursos que mais atraem alunos com esta síndrome, que são as imagens que também aproxima o aluno autista da realidade que vive a partir dos produtos reais que lhe é apresentado através das animações, sons e efeitos visuais.

2 OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Apresentar uma visão pedagógica do computador na educação de pessoa com transtorno do espectro autismo.

Objetivos específicos:

  • Analisar de que forma o computador pode ajudar na educação da pessoa com transtorno do espectro autismo
  • Utilizar o computador como ferramenta que auxilia na educação de pessoas especiais.
  • Incentivar o uso do computador como ferramenta que auxilia na educação da pessoa com transtorno do espectro autista.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 O trabalho com pessoas com transtorno do espectro autismo

 Apesar da implantação da política de inclusão muitos educadores encontram certa dificuldade na educação especial. Por carência de recursos de informação muitos educadores, em pleno século 21, não sabem lhe dar com a educação de pessoas com transtorno do espectro autismo. Acabam por forçar metodologias que não acompanham as necessidades deste aluno, e isso acontece por não conhecer suas limitações.

Em muitas escolas o aluno com autismo recebe um ensino que mais o afasta do mundo a sua volta do que o aproxima. Isso acontece por que o modelo de educação dessas escolas privilegia uma alfabetização de forma rápida, que mostre resultados de acordo com a cronologia do ano letivo e também por haver educadores que tem dificuldade de suprir as necessidades educativas do aluno por causa de sua própria formação não abarcar as competências para trabalhar com pessoas especiais. Esse modelo de educação com tais profissionais não levará em consideração que o aluno autista possui peculiaridades que exigem uma educação deferente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com