TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilizado

Resenha: Utilizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Aparelho utilizado para indicar se o corpo está ou não eletrizado. Os eletroscópios mais utilizados são: pêndulo elétrico e eletroscópio de folhas.

Pêndulo elétrico

É formado por uma esfera que pode ser de isopor ou cortiça, esta esfera é presa em um fio de náilon que é preso em uma haste firme. Vejamos a ilustração: É o caso dos materiais metálicos e do corpo humano que, por possuírem elétrons livres, permitem a passagem de cargas elétricas através deles, e por isso são considerados bons condutores elétricos, diferente dos corpos isolantes como a borracha que, por não possuírem elétrons livres, não permitem a passagem de elétrons através deles, sendo considerados maus condutores.

No estudo da eletrização também se observam os tipos de eletrização, divididos em três momentos: atrito, contato e indução.

Eletroscópio – é o aparelho responsável pela identificação da eletrização de um corpo. Se um corpo está eletrizado, o eletroscópio identificará facilmente.

Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o el e tão complexa!

Nesta ultima quinta-feira (24/03), nós nos reunimos no colégio para montar os dois eletroscópios propostos pelo professor. O primeiro eletroscópio, o de pêndulo, foi “fácil” de montar, isso em comparação com o de folhas.

No início fizemos a bolinha de um tamanho, mas logo percebemos que este devia ser mudado. Pouco depois encontramos o tamanho ideal! Foi também neste momento que descobrimos a Nossa melhor forma de atritar a caneta! Depois de poucas mudanças, parecia estar pronto!

Assim, treinamos os dois experimentos que serão realizados com o Pêndulo e os dois foram um Sucesso!

Já o eletroscópio de folhas foi um sofrimento! Ele não funcionava de maneira alguma! Trocamos diversas vezes o fio metálico por outro, e outro, mas nada dava certo. Trocamos também o tamanho da bolinha de alumínio várias vezes, mas só depois percebemos que isso não interferia no nosso eletroscópio.

Decidimos, por fim, ir embora, pois devido à tempestade no fim da tarde o ar ficou muito úmido, o que dificultou, mais ainda, o funcionamento perfeito do eletroscópio de folhas.

No dia seguinte (hoje, 25/03), levamos novamente os materiais para a escola com a intenção de refazer o eletroscópio. Durante a aula de Física, com o Professor Maurício, pedimos o auxílio do mesmo, que retribuiu com algumas informações apoiadas por uma colega de classe, que também deu dicas muito importantes.

E é nessas horas que vemos que a amizade é mais importante do que pontos em um placar.

Mais tarde, depois do almoço alguns integrantes do grupo tentaram refazer o eletroscópio, mas por falta de materiais a aluna Carolina Alessa se dispôs a montar o mesmo a noite em sua casa embasada nas informações dadas pelos integrantes do grupo, pelo professor e pela colega de classe. O eletroscópio de folhas foi construído e funcionou perfeitamente.

Nesta segunda-feira, esperamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com