TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas públicas em redes sociais

Artigo: Empresas públicas em redes sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  Artigo  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

Empresas públicas nas redes sociais

A proposta desse trabalho é mostrar como as empresas públicas, de economia mista, se comunicam com seus consumidores-clientes após o advento das redes sociais, mais precisamente a rede social Twitter. Para contar esse processo, é necessário observar a evolução da tecnológica e como a informação é tratada nas redes sociais digitais. A sociedade informacional é uma sociedade pós-industrial pela aplicação do conhecimento como força produtiva1.

A comunicação contemporânea é marcada pela presença da internet ela é o meio de comunicação global que define o nosso tempo2. Tempo esse em que a informação passou a ser o mais desejado objeto de valor ( Daniel Bell, 1976). Hoje as sociedades estão impactadas pelo ciberespaço

Os primeiros computadores eletrônicos surgiram na Alemanha, Inglaterra e nos Estados Unidos, em 1944 e pesava 4,5 toneladas. Desde então o computador experimentou enormes saltos que revolucionaram seu desempenho. Com o “cérebro eletrônico” e a digitalização de todos os tipos de informação Em 1971, foi produzido o primeiro disquete; em 1976, o computador Apple I; em 1981, o primeiro PC da IBM e em 1994, a World Wide Web.

As tecnologias de informação viabilizaram a sociedade informacional e se tornaram tecnologias estratégicas, fundamentais em todos os campos: da economia, da gestão, da política, da guerra e da cultura. Segundo Alan Kay – pioneiro da computação - o computador é a expressão derradeira das tecnologias da informação, uma espécie de mídia expansível, porque os novos usuários podem adicionar a ele novas propriedades, bem como podem inventar novos meios de comunicação.

O computador é um hardware que necessita de um software para funcionar. O software contém as instruções que fazem o computador agir e realizar aquilo que seus programadores desejam. O computador possui um ou mais processadores de informação.

A computação eletrônica, séc. XX foi hegemonizada pela conversão das informações numéricas binárias em dígitos. O digital se tornou a metalinguagem das tecnologias de processamento de informação. A produção simbólica das sociedades iniciou sua intensa digitalização. Este é um dos principais fatos culturais do século passado.

A cultura comunicada passou a ser realizada por máquinas de processamento, armazenamento e distribuição de informações operadas por software utilizando a metalinguagem digital. Norbert Wiener chamou essas tecnologias de cibernética, pois são máquinas e processos de comunicação e de controle. Por isso emerge um Cibercultura como expressão de sociedades de intensa comunicação e intenso controle. Essa Cibercultura, em suas fases iniciais, é uma cultura digital, ou seja, de digitalização e enredamento da comunicação.

Paralelamente aos avanços dos computadores, em plena Guerra Fria, década de1960, a Internet surgiu de um programa - Arpanet - desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que tinha por finalidade de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. A missão era mobilizar recursos de pesquisa, particularmente, no mundo universitário, a fim de alcançar superioridade tecnológica militar em relação à União Soviética na esteira do lançamento do primeiro Sputnik em 1957.

Embora a Internet tivesse começado na mente de cientistas da computação, uma rede de comunicação por computador reunindo cientistas e hackers foi moldando, desde o final da década de 1970, essa mídia. Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem que foi a maior criação tecnológica depois da televisão na década de 1950.

Para facilitar a navegação pela internet, surgiram vários navegadores (browsers), como por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento.

Desde então, a internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares, além de utilizarem para diversão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com