TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM CURSO A DISTÂNCIA

Ensaios: VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM CURSO A DISTÂNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância.

Édina Franco de Godoi

Grupo: 25

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM CURSO A DISTÂNCIA

Polo: Jandira

Ano: 2014 

A modalidade de ensino em EAD é um tema ainda um tanto polêmico, visto que ainda têm-se pontos positivos e negativos bastante significantes.

Tais problemas vão ser maiores ou menores, de acordo com o aluno e como é seu hábito de estudo, uma vez que existem pessoas que se adaptam melhor ao ensino virtual e outras que não se sentem bem nesse tipo de modalidade, mas sim no ensino tradicional.

Comparações entre ensino presencial e não presencial serão sempre analisadas, mesmo sabendo que o EAD poderá tornar-se habitual nos dias de hoje. Ambas estão cercadas de vantagens e desvantagens, mas, quando combinadas, podem oferecer um excelente resultado.

Porém o EAD, como tema de discussão, vem a ser um desafio, introduzindo formas de ensino-aprendizagem inovadoras, num ambiente a distância.

Podemos citar aqui algumas das vantagens da modalidade em questão, como por exemplo:

- Faz com que seu tempo seja flexível. Você escolhe seu horário e o dia pra realizar as tarefas, intercalando tudo isso com seu tempo de trabalho e sua rotina.

- Requer uma grande autonomia na aprendizagem, pois há um comprometimento do aluno, o que permite que haja um maior desenvolvimento.

- Maior familiarização com as mais diversas tecnologias. O aluno tem que estar muito bem habituado com tais ferramentas de informações, pois o acesso à internet representa uma fonte de estudo e pesquisa inesgotável, muito importante para os estudos.

Podemos citar também, como uma grande vantagem, a inclusão social, pois várias pessoas portadoras de deficiência físicas que não podem sair de casa ganham essa oportunidade de estudar. Desta forma, são beneficiadas por tal modalidade de ensino, fazendo de tal tecnologia uma grande ferramenta para sua aprendizagem.

Entretanto, devemos levar em conta também algumas desvantagens, tais como:

- Abandono e desmotivação quanto à modalidade. Neste caso o tutor deve acompanhar o aluno de forma contínua, além de mediar o compartilhamento de informação e conhecimento entre os participantes criando, inclusive, um ambiente amistoso para cultivar o aprendizado por meio de questionamentos provocados pela própria equipe, desenvolvendo assim um processo de intensa interatividade.

- Qualidade de ensino. Isto não chega a ser uma completa concordância por todos, mas existem casos em que a qualidade de seus cursos podem ser duvidosos, o que o torna, talvez, um ponto que precisa evoluir bastante.

- Falta de convívio escolar. O estudante fica distante desse tipo de convívio, limitado às poucas ou inexistentes aulas presenciais. O contato pessoal e a vida em sociedade deixam de ser uma característica de educação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com