TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Em Sociedade

Artigo: Vida Em Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA-1

A FILOSOFIA E SUA RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL

PASSO :1

A-Mundo é tudo aquilo que constitue a realidade

Realidade é” tudo o que existe”,ou seja,é o mundo em que vivemos,

Seja ou não perceptível,acessível ou entendido pela ciência,filosofia

Ou qualquer outro sistema de análise.

B-Humano desgina do que é relativo ao homem como espécie.o ser

Humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade

E possuírem grande capacidade mental e habilidades para desenvolver

E adquirir conhecimentos.

C-É interagir com pesssoas ou grupos sociais,vivendo em coperatividade exercendo seus direitos e deveres com dignidade,respeitando a si e ao próximo.

D-A finalidade social é o aprendizado ao respeito ao próximo,é um recurso analítico que serve para compreender como os homens se comportam socialmente,diz respeito com uma sociedade se organiza,ou seja,principalmente através de relações complexas e constantes,como as relações estabelecidas entre os indivíduos,por meio dos papéis sociais que estes assumem.

E-É o ato ou efeito de conhecer,é ter idéia ou noção de alguma coisa,é o saber,a instrução,e a informação.tem por objetivo aprimorar a evolução de suas escolhas,incluindo descrições,hipóteses,conceitos,teorias,princípios e procedimentos.

F-É ter direito á vida,a liberdade,a igualdade perante a lei,exercendo seus direitos e deveres com dignidade,é também participar do destino da sociedade,votar,ser votado,ter direitos políticos,civis,direito a educação,ao trabalho justo,a saúde a moradia..

G-Sim,porém bem estreita,pois nem sempre o cidadão que cumpre suas obrigações e seus deveres,não usufrui de uma boa qualidade de vida,não são beneficiados com direito a cultura,a lazer,a uma boa educação,a uma moradia digna.

H-

I-

J-A homossexualidade,pois na sociedade em que vivemos ainda existem pessoas que não aceitam esse tipo de opção sexual,não sabendo eles que todo cidadão tem direito de ir e vir,desde que não interfira e não desrespeite o próximo.

PASSO 2

AS RELAÇÕES SOCIAIS

Os seres humanos não conseguem viver isoladamente,por isso se relacionam entre as pessoas ,grupos sociais,formando a sociedade.Essas pessoas estão submetidos a normas e regras.

As relações sociais,desenvolvem-se,por diversos motivos,situações de solidariedade e de conflitos.dentro de cada sociedade existem muitas diferenças,a que mais se destaca refere-se as condições sociais,econômicas,muito cidadão exerce seu papel com respeito e cidadania,mas nem sempre usufrui de uma boa qualidade de vida,principalmente os mais pobres que não conseguem satisfazer as suas necessidades básicas de alimentação,saúde,educação,transporte,moradia.

PASSO 3

A partir da exposição que fizemos de um breve panorama-histórico das principais teorias políticas,desde a antiguidade até o período pós revolucionário,algumas observações tem de ser feitas.

Em primeiro lugar,ao se falar em’’ teoria política’’ou ‘’ciência política’’,deve-se fazer uma distinção muito clara dessas diferenças,como vimos até o momento,não se caracteriza como conhecimento científico,como se concebe o termo científico hodiernamente.o conhecimento tem pressupostos metodológicos muito peculiares,cuja ausência acarreta a sua classificação como conhecimento filosófico ou,em último caso,como senso comum.portanto isso nada mais é do que filosofia,e não ciência política.

A ciência política,enquanto espécie do genero’’ciencia social’’,carcteriza-se precisamente por utilizar-se dos métodos e metodologia próprios das ciências sociais,dentre as quais a sociologia,por exemplo.possui um caráter muito mais descritivo dos fenõmens políticos,do que propriamente especulativo.daí a razão do presente estudo terminar com a sucinta apresentação da teoria de Karl Marx.evidentemente,muitos outros autores seguiram os estudos acerca do fenômeno político.

PASSO 4

A área de assistente social exerce o papel de traçar estratégias para implantação de uma política de prevenção e combate à violência de modo geral. Em termos concretos, todavia, somente como exceção essas questões colocam como objeto de intervenção para o Assistente Social. Tendência que tem tido como principal consequência a não identificação dessas “problemáticas” enquanto relacionadas às relações de gênero de caso específico, na invisibilização dessa queixa e por consequência a inexistência de registros e procedimentos que articulem estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com