TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA E UM COMBATE

Ensaios: VIDA E UM COMBATE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 7

A VIDA É UM COMBATE

SUCESSO É DOR

Henrique Fernandes Rocha

Professor Josi Rosa de Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (ADG0206)

Administração

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar a resenha do livro a vida é um combate, sucesso é dor de Rogerio Caldas. O livro trata do importante diferencial competitivo numa disputa mercadológica acirrada. Devemos depender cada vez menos das oscilações do mercado para atingirmos os nossos objetivos e dependermos mais do talento, da criatividade, da energia, do entusiasmo, da capacidade de fazer acontecer de cada ser humano que compõe uma empresa. O mercado necessita cada vez mais de profissionais com alto nível de energia, pessoas vibrantes, pessoas apaixonadas pelo que fazem. A motivação assume um papel fundamental. Sabemos que a motivação e entusiasmo são palavras chaves para vencer na vida. O objetivo é contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional.

Palavras-chave: Motivação. Entusiasmo. Crescimento.

1 INTRODUÇÃO

Quem acha que a vida é fácil vive infeliz! Quem planta ilusão colhe frustração. Estou plenamente convencido de que as pessoas que imaginam que a vida é fácil, ou deveria ser fácil, são as mais infeliz. Felicidade não exige o menos esforço. Chega de ilusão: a vida é um combate. Sucesso, nestes novos tempos, será sempre antecedido de muita dor. Sucesso exigirá renúncia. Sucesso exigirá sacrifício. Sucesso exigirá sangue, suor e lágrimas. Sucesso exigirá muita coragem para sofrer a dor dos novos desafios e a dor das mudanças. O objetivo é injetar mais vida no seu trabalho, aumentará sua garra, sua coragem e determinação de vencer. Não se desespere diante da dor. Qualquer dor que você esteja sentindo vai passar. Ela é suportável. Suporte a dor; teste seu limite; conheça a sua força, a sua capacidade de suportar pressão.

2 DESENVOLVIMENTO

O mundo está cheio de pessoas intelectuais, com os seus cérebros recheados de informações, mas que estão vivendo em sérias dificuldades.

Ignorante não é o analfabeto; ignorante é o intelectual que dispõe do conhecimento, mas não realiza nada! Ignorante é o teórico, é o falastrão, é o que fala, fala, fala e nada faz. O intelectual ( teórico) tem solução para tudo, menos para a vida dele.

Sucesso é mais ação e menos teoria. Há um ditado que diz “um quilo de ação vale mais que uma tonelada de teoria”. Sucesso é trabalho duro, muito duro. Fala-se muito em criatividade, mas ninguém faz sucesso apenas por ser criativo. A materialização e a aplicação da inteligência e da criatividade exigem uma tremenda queima de energia intelectual, espiritual, emocional e física; exigem muita dor. Quando se fala em criatividade, passa-se uma falsa impressão de que ela flui de forma natural e espontânea, flui sem esforço. Isso é ilusão. Criatividade é esforço, é pegar no pesado, é ser operário. Criatividade é musculo, coração, cabeça e alma.

Inteligência sozinha não resolve nada. Sucesso é, sobretudo, trabalho pesado, que, somado à sua inteligência, trará resultados concretos. (Caldas, Rogerio,2002).

2.1. É TEMPO DE MUITA DOR. É TEMPO DE CRESCER.

O autor no captulo 2 nos fala sobre o tempo de dor e de crescer. Ele apresenta a ideia de que nunca causou tanta dor ganhar dinheiro. Como nunca, as empresas estão mudando numa velocidade assustadora. Palavras como estabilidade e segurança foram riscadas do dicionário do mundo empresarial. Ninguém tem o emprego assegurado para a vida toda. O seguro não é seguro, como está não vai ficar. Nunca o ser humano foi tão testado, tão exigido, tão provocado, tão desafiado, tão posto à prova. Nunca trabalhamos tanto como nos dias de hoje. Nunca as pessoas sofreram tanto para atingir suas metas, suas conquistas; nunca suas vidas pessoais e profissionais foram tão sacrificadas como nos dias de hoje. Nunca o ser humano precisou tanto de ajuda emocional e espiritual.

O seu trabalho deve ser um meio de vida, não de morte. O maior e mais simples segredo do sucesso é o equilíbrio. Estamos vivendo uma nova e brutal ordem mundial. Cientistas de todas as áreas afirmam de forma unanime: O mundo está apenas a dez por cento de todas as mudanças que ainda estão para acontecer. Vamos dormir de um jeito e acordamos com o mundo radicalmente transformado.

Não há dúvida: nunca fomos tão marcados pela pressão constante e pelo excesso de informação. Ingressamos na era dos extremos. Traduzindo: Ainda vai dor muito. Você vai se contorcer de dor. Treine seu cérebro para ignorar a dor. Apesar de toda a dor, você tem de prosperar e ser feliz. Você não pode se esquecer de trabalhar pela sua felicidade. Ser feliz deve ser sua grande meta.

2.2. O SABOR DO SUCESSO SUPERA A DOR

O alcance do verdadeiro sucesso compensa, com sobra, toda as dores que você experimentou. Para isso, é preciso estabelecer com a Dor do crescimento uma relação extremamente saudável. Ela tem que ser sua amiga. Quando você mudar sua percepção sobre o significado da palavra dor, você entendera melhor o que é sucesso.

A dor da eventuais humilhações, das injustiças e das inverdades sofridas. O seu crescimento é resultado dos muitos “sapos” que você foi obrigado a engolir, tudo em nome do seu projeto de vida. O seu crescimento é resultado da dor psicológica causada pelas viagens permanentes, do isolamento e da solidão nos quartos dos hotéis e da consequente distância de sua família. Na perseguição ao sucesso, quantos fins de semana foram renunciados? Ao longo de sua trajetória, o seu cérebro registra que você acumula centenas de fins de semana e feriados renunciados. É o sentimento de que todos curtem a vida menos você.

O seu crescimento é o produto final de todas as dores que você enfrentou. A sua evolução é o resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com