TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLENCIA CONTRA A MULHER

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.............................................................................3

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS................................4

4 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................4

5 METODOLOGIA.......................................................................................................5

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.....................................................................................7

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA..............................................................................7

8 ORÇAMENTO...........................................................................................................7

9 RESULTADOS ESPERADOS..................................................................................8

10 REFERÊNCIAS......................................................................................................8

 



  1. INTRODUÇÃO

                           O presente projeto analisa o tema Violência contra a Mulher. Essa Violência que  vem desde a época  da escravatura, entre os séculos XVI e XVII, em que a mulher era submetida a todos os tipos de tortura, onde já demonstra a violência de gênero.

                            Os efeitos dessa violência são devastadores sobre à autoestima feminina. Muitas vezes a mulher não sabe o que fazer, ficando em silêncio e cada vez mais a mercê do agressor. Essa relação passa a dominá-la, tornando-a sempre insegura, já que nunca sabe o que causará a fúria deste. Até o momento em que resolve falar, a mulher vitimada se culpará muito e passará por vários tipos de humilhações e vergonha.

                           Por fim, “o termo ‘violência contra a mulher’ significa qualquer ato de violência de gênero que resulte, ou possa resultar, em sofrimentos ou em danos físicos, sexuais ou psicológicos contra a mulher incluindo as ameaças de tais atos, coerção ou privação arbitrária de liberdade quer ocorram na esfera pública ou privada.

2 Delimitação e formulação do Problema:

                             A violência contra a mulher ainda é problema vivenciado no dia-a-dia da nossa sociedade. No entanto, não podemos desprezar a contribuição trazida no seio da convivência familiar, a conscientização crescente da mulher quanto aos seus direitos com a entrada em vigor da lei Maria da penha no Brasil.   Houve, sem sobra de dúvida, um impacto na questão da violência doméstica, hoje emerge da mídia por todos os cantos do pais notícias acerca de um relacionamento mais equame onde a mulher tem buscado fazer valer seus direitos.    Portanto, o objeto da pesquisa é buscar informações objetivas deste novo comportamento feminino no âmbito familiar, a demonstrar a real sedimentação desta evolução proporcionada pela Lei nº 11.340/06  

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO

OBJETIVO GERAL

  • Cooperar de forma efetiva para o combate à violência doméstica, sejam quais forem às formas de sua manifestação, oferecendo as usuárias condições para identificar as causas e formas de preveni-la.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • O objetivo desta pesquisa é conhecer a violência cometida por agressores e suas vítimas dentro de seus lares.

4 JUSTIFICATIVA

                         

                        O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar quais os impactos ocorridos na questão da violência contra a mulher pós lei Maria da penha e qual o nível de conscientização feminina a cerca de seus direitos.  A pesquisa no seu contexto não só busca a vivenciar o real quadro evolutivo da convivência familiar, expressando patamares já alcançados e outros possíveis a nortear ações de políticas públicas.


  1. METODOLOGIA

A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, de forma silenciosa e dissimuladamente. É a ação ou a omissão que um determinado grupo familiar exerce sobre o outro e, que provoca danos propositais, tanto fisicamente como psicologicamente. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.

Sua importância é relevante sob dois aspectos; primeiro, devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, muitas vezes silenciosas e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, podendo impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.

Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 e 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico. A Unicef estima que, diariamente, 18 mil crianças e adolescentes sejam espancados no Brasil. Os acidentes e as violências domésticas provocam 64,4% das mortes de crianças e adolescentes no País, segundo dados de 1997.

Violência Doméstica, segundo alguns autores, é o resultado de agressão física ao companheiro ou companheira. Para outros o envolvimento de crianças também caracterizaria a Violência Doméstica. A vítima de Violência Doméstica, geralmente, tem pouca autoestima e se encontra atada na relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material. O agressor geralmente acusa a vítima de ser responsável pela agressão, a qual acaba sofrendo uma grande culpa e vergonha. A vítima também se sente violada e traída, já que o agressor promete, depois do ato agressor, que nunca mais vai repetir este tipo de comportamento, para depois repetí-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com