TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA MULHER

Por:   •  17/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA – BACHARELADO – MATUTINO – 2016.1

DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL 2

PROFESSOR: DR. MARCOS RIBEIRO MESQUITA

ALUNO: EWERTON SOARES FEITOSA

Tomando como ponto de partida o caso de Eloá, discuta quais fatores legitimam a violência com as mulheres.

A violência contra a mulher é um tema bastante discutido na atualidade, sendo este um fenômeno reconhecido recentemente como passível de discussão. O fenômeno é construído no meio social por conta da legitimação das desigualdades entre os gêneros. Ao longo dos anos, encontramos poucos relatos históricos que tragam a violência contra a mulher, ou seja, uma parte oculta.

A legitimação da violência contra mulher é mais forte nos países que possuem culturas paternalistas e machistas do que nos países com culturas que buscam igualdade de gênero. Mesmo esse problema sendo grave, nas várias partes do mundo, existe também uma falha no entendimento sobre as relações de poder e as desigualdades que são constituídas paralelamente aos papeis ligados aos gêneros masculinos e femininos o que podem ocasionar a negação de direitos e possibilitar diferentes níveis de tolerância social à violência aumentando seus níveis. Detalhe importante é que se a mulher não cumpre o papel que a sociedade lhe possibilita ela também é discriminada e conhecida como rebelde, vadia dentre outras palavras ofensivas.

Desse modo, quando se fala sobre violência, tratamos de relações interpessoais pautadas em normas sociais e políticas de gênero. Essas desigualdades de comportamentos masculinos e femininos, instituída pelo social se articulam com outros fatores sociais que desencadeiam as desigualdades e as violências. É necessário então construir uma cultura de respeito às mulheres e suas particularidades, para então descontruir e desnaturalizar os papéis e os estereótipos que rodeiam o gênero. Para isso, é imprescindível conhecer as várias formas de violência, evidenciar esse fenômeno como um grave problema e desenvolver práticas que mudem esse quadro de violência contra mulher, além de entender o papel do homem ou comportamentos "naturais" dos homens, e o papel da mulher, e como estes legitimam a violência. Sabendo que esses papéis mudam ao longo da historia (mesmo que tragam alguns resquícios), precisam ser analisados e questionados acerca dos resultados.

A violência atinge as mulheres de várias formas entre elas agressões físicas, psicológicas e verbais. No âmbito familiar, pelo marido e/ou filhos, no âmbito profissional principalmente por pessoas de funções superiores, dentre outros lugares.

Mulheres homossexuais, bissexuais sofrem assédio por conta de sua orientação sexual, que na maioria das vezes justificam esses casos como ações corretivas. Mulheres transexuais também lidam com a violência principalmente nos ambientes profissionais, e nos ambientes médicos como postos de saúde, hospitais, UPA's entre outros. O tráfico de mulheres que tem como objetivo escravizá-las para uso como objetos, e ai vai se extrair prazer através da exploração sexual, serviços forçados, remoção de órgãos dentre outras práticas. Violências essas que podem levar a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com