TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLENCIA NO BRASIL

Artigo: VIOLENCIA NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

ANA CAROLINE FREITAS GARCIA

ANDRÉ LUÍZ BRAGA GOÉS

JOSIEL WANDERLEY

LUANA REGINA DE SOUSA BRITO DOS SANTOS

MARILDA FAVACHO MARQUES

ORENILDO DA SILVA NUNES

RAIRA DOS SANTOS NUNES

RUI VALDO COUTINHO DOS SANTOS

WELLESANDRA DAS NEVES MONTEIRO

VIOLÊNCIA NO BRASIL: TRAJETÓRIA, PERSPECTIVAS E SEUS REFLEXOS NA SOCIEDADE ATUAL.

MACAPÁ

2013.2

ANA CAROLINE FREITAS GARCIA

ANDRÉ LUIZ BRAGA GOÉS

JOSIEL WANDERLEY

LUANA REGINA DE SOUSA BRITO DOS SANTOS

MARILDA FAVACHO MARQUES

ORENILDO DA SILVA NUNES

RAIRA DOS SATOS NUNES

RUI VALDO COUTINHO DOS SANTOS

WELLESANDRA DAS NEVES MONTEIRO

VIOLÊNCIA NO BRASIL: TRAJETÓRIA, PERSPECTIVAS E SEUS REFLEXOS NA SOCIEDADE ATUAL.

MACAPÁ

2013.2

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é fruto de uma proposta pedagógica interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Direitos Humanos e Cidadania, Sociologia Geral e Jurídica, Teoria Geral do Estado, Psicologia Geral e Jurídica e Português e Argumentação Jurídica. Cada docente optou por estabelecer seus critérios e forma de avaliação, de modo a contemplar aspectos inerentes a cada disciplina sem perder o foco dos aspectos relevantes à interdisciplinaridade.

O grupo assistiu ao filme “Mauá- o imperador e o rei”, que retrata a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza, o empreendedor gaúcho mais conhecido como Barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para a economia nacional.

Irineu Evangelista, como foi um homem à frente de seu tempo, um vanguardista em sua época e arrojado em sua luta pela industrialização do Brasil vivenciou as marcas e conheceu as facetas da violência de um país que na conjuntura do século XIX era uma sociedade escravocrata que tinha um regime político imperial com uma economia agroexportadora e a cidadania era apenas e tão somente cunhada numa constituição imperial, a qual negava à ampla maioria da população direitos básicos.

E a partir da temática “violência” retratada no filme, objetiva-se demostrar através do projeto a capacidade dos acadêmicos em desenvolver uma pesquisa bibliográfica com base no tema supracitado, abordando os assuntos desenvolvidos por cada disciplina no decorrer do semestre.

A pesquisa apresenta o contexto histórico do Brasil no período do século XIX, a história, assim como a questão da desigualdade e a marca da violência na história de construção da sociedade brasileira. Apresenta ainda, o conceito e o entendimento da violência adotado no trabalho, suas características, o enfrentamento desse fenômeno social e o reflexo e as formas de violência no dia a dia da população. O estudo tem como pano de fundo a questão da violência e sua inter-relação com as disciplinas citadas e busca compreender esse fenômeno na contemporaneidade da sociedade brasileira.

CONCEITUANDO “VIOLÊNCIA”

Quando voltamos nosso olhar para o passado observarmos que a história da violência atravessa desde as sociedades primitivas e acompanha o curso da “evolução” da humanidade. É possível constatar a partir da trajetória de Jesus Cristo, o quanto o “Messias” foi vítima da violência humana daquela época, assim como todos aqueles que decidiram lutar pela paz e por um mundo melhor no decorrer da história da humanidade, como Martin Luther King, Gandy, Chico Mendes e tantas outras personalidades que morreram em defesa de ideais humanitários e que foram barbaramente vítimas de violência.

As Revoluções armamentistas do mundo capitalista, os holocaustos sofridos pelos judeus e negros, as duas grandes guerras mundiais e as colonizações de exploração como é o caso do Brasil, são alguns exemplos de como a violência é um marco e está sempre presente na história dos povos.

A história brasileira foi permeada desde a época do descobrimento até os dias atuais pelas marcas da violência, e temos como exemplo a escravidão, o trabalho infantil, a ditadura, grupos de extermínio. Nessa trajetória uma série de fatores de ordem política, econômica, social, estrutural e cultural na qual se forjou a nossa sociedade sempre esteve em seu bojo o ingrediente da violência. No entanto, quando ouvimos falar em violência logo vem à mente a violência física. Porém, de maneira sucinta deseja-se evidenciar as diversas dimensões e formas de violência presentes na sociedade que ainda não estão bem claras para uma grande parcela da população.

O conceito aqui adotado considera a violência como um comportamento deliberado que repercute ou pode repercutir em danos físicos, morais ou psicológicos aos seres humanos, animais ou a coisas. Desse modo, podemos conceituar a violência como uma situação em que dois ou mais sujeitos se encontram em confrontação, e podem sair afetados física ou emocionalmente.

CARACTERÍSTICAS DA VIOLÊNCIA

A violência é um instrumento coercitivo utilizado por líderes que objetivam persuadir os indivíduos a viverem em conformidade com a imposição de suas regras à sociedade ou aos grupos. Entretanto, quando as normas existentes para gerir a sociedade e deter os desvios sociais não seguem com fluência, é aplicada a violência como repressão e sanção para reestabelecer a ordem social. Para Eva Maria,

“Nas relações sociais, um dos elementos importantes é a expectativa do comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com