TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISTAS DO MAR DE KORINFYAN DO PRIMEIRO CLUB UNIFORME

Tese: VISTAS DO MAR DE KORINFYAN DO PRIMEIRO CLUB UNIFORME. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Meu Timão

Notícias

Vídeos

Fórum

Humor

Jogos

Classificação

Mais+

Buscar

Entrar

VOCÊ ESTÁ AQUI: MEU TIMÃOHISTÓRIA DO CORINTHIANSFATOS MARCANTES

A FUNDAÇÃO DO CORINTHIANS

ELENCO DO CORINTHIANS TRAJANDO O PRIMEIRO UNIFORME DO CLUBE

Era 31 de agosto de 1910 cinco trabalhadores foram inspirados pela turnê do time inglês Corinthian Football Club no Brasil, que já havia vencido com facilidade o Fluminense carioca e o Club Atlético Paulistano, e nesse dia, cravara mais uma vitória sobre um dos grandes times paulistas da época: a Associação Atlética das Palmeiras.

Na volta dessa partida, ainda em êxtase, os cincos operários (Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva) se deparam com um terreno baldio na Rua José Paulino (chamada na época de Rua dos Imigrantes), na esquina com a Rua Cônego Martins - no bairro do Bom Retiro, que viria a ser o primeiro campo do Corinthians, apelidado de “Lenheiro”, por ter servido anteriormente como um depósito de lenha.

Naquele momento, decidiram que criariam um time. A idéia foi oficializada em 1º de setembro de 1910, em reunião feita nesse mesmo lote da Rua José Paulino, à luz de lampiões, após mais um dia de trabalho. Formou-se então o primeiro grupo, com treze integrantes - os cinco idealizadores e mais oito moradores do bairro convidados -, que contribuíram como sócio-fundadores do clube, ainda sem nome.

As reuniões continuaram na casa de alguns integrantes, entre eles Miguel Bataglia, um alfaiate que veio a ser (ainda que por curtíssimo tempo) o primeiro presidente do clube. O nome Corinthians foi sugerido e bem aceito por todos, ainda que fosse uma corruptela do nome original do clube homenageado , que não possuía o “s” em sua grafia, sendo assim chamado apenas pela imprensa brasileira da época, que se referia ao time inglês como “Corinthian’s Team”.

O primeiro grande desafio foi a compra da bola, quando os sócio-fundadores saíram às ruas do Bom Retiro tentando angariar novos sócios e arrecadar o montante de 6 mil réis necessários. O dinheiro arrecadado foi despejado sobre o balcão de uma lojinha de esportes à rua São Caetano, dinheiro trocado, com muitas notas e moedas de baixo valor, mas que enfim podiam comprar a desejada bola.

Ao final, conseguiram os dois objetivos: a nova bola, e o número crescente de associados, que se tornou maior que o de não-associados (os diretores exigiam a associação para quem fosse doar o dinheiro). Em seguida, o segundo desafio foi preparar o campo da José Paulino, mas em um esforço conjunto todos jogadores, diretores e associados se reuniram para fazer a capina do terreno.

O clube, idealizado há pouco mais de uma semana, disputou seu primeiro jogo em 14 de setembro de 1910, contra o União da Lapa, e sofreu uma derrota por 1 a 0. Apesar da derrota, o time impressionou, pois o adversário era tido como um dos melhores clubes varzeanos, e o placar de apenas um gol sofrido representava uma grande vitória ao novo clube. A primeira escalação do Corinthians era composta por: Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com