TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigação Sobre a Taxa de Evasão dos Alunos dos Cursos de Computação da Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá

Por:   •  31/10/2018  •  Artigo  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 7

Investigação sobre a taxa de evasão dos alunos dos cursos de computação da Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá

Pedro Venicius Silva Oliveira, Francisco Victor da Silva Pinheiro, David Sena Oliveira

Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus Quixadá

Av. José de Freitas Queiroz, 5003, Cedro – Quixadá – CE – Brasil

pedrovinicius35@hotmail.com, victor.pinheiro.ce@hotmail.com, sena@ufc.br

Abstract. The Federal University of Ceará, Quixadá Campus, began its activities in 2007. Since then, every year the competition to join some of their courses increases gradually, but, just like the competition, the evasion rate is also high and even worrisome. The purpose of this document is to investigate this phenomenon and present its causes, consequences and possible solutions through research, data collection and analysis for the benefit of the institution and its current and future members.

Resumo. A Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá iniciou suas atividades no ano de 2007. Desde então, todos os anos a concorrência para ingressar em algum de seus cursos ofertados aumenta gradativamente, porém, assim como a concorrência, a taxa de evasão também é alta e até mesmo, preocupante. O objetivo deste documento é investigar esse fenômeno e apresentar suas causas, consequências e possíveis soluções através de pesquisas, coletas e análise de dados visando o bem da instituição e de seus atuais e futuros membros.

1. Introdução

A tecnologia está cada vez mais evidente e indispensável no cotidiano das pessoas e das empresas. Esse acontecimento contribui para a expansão da área de Tecnologia da Informação e como consequência o mercado de trabalho nessa área está crescendo cada vez mais, ocasionando a curiosidade dos jovens e interesse em especializar-se. A demanda dos estudantes pelos cursos está em alta, no entanto, o índice de evasão dos que escolhem ingressar neste domínio ainda é muito alto. De acordo com secretária acadêmica da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, as causas de desistência são diversificadas como: falta de recurso financeiro, dificuldade de adaptar-se com a ausência da família, dificuldade nas disciplinas, ofertas de empregos.

A Universidade possibilita aos seus estudantes diversas bolsas e auxílios. Entretanto, no ano de 2018, 216 pessoas alegaram necessidade de auxílio moradia e apenas 44 vagas foram disponibilizadas. A grande maioria dos alunos pertencem a outras cidades e até mesmo, outros estados, ou seja, necessitam de recursos para instalar-se na cidade de Quixadá e então ficam na expectativa de conseguir algum tipo de bolsa ou auxílio. Porém, quando não conseguem não há outra escolha, senão a desistência do curso.

O objetivo deste estudo é promover uma investigação aprofundada sobre o índices da taxa de evasão dos cursos ofertados pela Universidade Federal do Ceará, campus Quixadá, usando ferramentas como: pesquisas, entrevistas e coleta de dados. Ao longo desse documento, mostraremos o fato de o aluno ingressar sem conhecimento sobre o curso e a área está diretamente ligado aos motivos de desistência. Serão apresentadas soluções que possibilitem mudanças de panoramas.

2. Desenvolvimento

2.1. Escassez de informações

A alta taxa de abandono não limita-se apenas no motivo de desistência, mas também engloba o motivo de ingressão. Muitos entram apenas com curiosidade e sem conhecimento aprofundado do curso escolhido, outros entram porque não tiveram outras opções e então escolheram arriscar-se na área. Prova disso são relatos comuns de colegas universitários e a pesquisa que foi elaborada por Felipe da Silva Pinho, Italos Estilon da Silva de Souza, Marciano Machado Saraiva, Prof. Dr. David Sena Oliveira e realizada no ano de 2014 com objetivo de investigar quais os principais motivos de abandono e chegaram a conclusão que a falta de informações dos alunos sobre os cursos apareceu entre um dos principais motivos de desistência.

2.2. Impactos da crise financeira

A grave crise financeira vivenciada no país nos últimos anos é um dos fatores que pode ter influenciado o corte de verbas para a Universidade Federal do Ceará. Um dos resultados foi a quedas de vagas ofertadas para bolsas ou auxílios que possibilitam e ajudam os alunos com necessidades financeiras. Em muitos casos, sem essas ajudas, os alunos não conseguem se manter na cidade de Quixadá. Um dado que apresenta essa situação de acordo com o Núcleo de Assistência Social Estudantil da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá é que no ano de 2017 foram ofertadas 68 vagas para auxílio moradia, enquanto no ano de 2018 foram ofertadas 50 vagas e 158 alunos alegaram necessidade de auxílio.

2.2.1. Tabela com dados quantitativos da inscrição no programa de assistência social auxílio moradia

Ano

Inscritos deferidos

Selecionados

2017

169

68

2018

158

50

2.3. Dados de evasão entre 2007-2018

Pode-se observar desde sua inauguração, em 2007, que ingressaram 1815 alunos, somente 247 concluíram o curso e 885 alunos desistiram, ou seja, aproximadamente metade de todos ingressantes evadiram do curso, desde o ano em que iniciaram-se as atividades acadêmicas. A tabela da seção 3.0 contém esses dados citados que foram fornecidas pela secretaria acadêmica.

3. Tabela dos dados de evasão de 2007 - 2018 valores absolutos

Total por Curso

Entradas

Concluídos

Ativos

Cancelados

Sistemas de Informação

515

112

138

265

Engenharia de Software

392

75

144

173

Redes de Computadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com