TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vale Da Felicidades

Por:   •  10/2/2015  •  5.980 Palavras (24 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

BAURU UNIDADE NORTE

ADMINISTRAÇÃO

Desafio de Aprendizagem apresentada ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora presencial Professora Michelle Rossini Crepaldi e tutor à distância Professor Leandro Gomes.

Data da Entrega: 04/11/2014

Sumario

Introdução............................................................................................................... 04

Etapa 1 Evolução de PIB.......................................................................................... 05

Etapa 2 Evolução da poupança domestica................................................................. 09

Etapa 3 Gasto publico do governo............................................................................ 11

Etapa 4 Para crescer, o Brasil precisa poupar mais............................................................... 14

Etapa 5 Eliminação Iterativa de Estratégias Dominadas............................................. 17

Etapa 6 Relatório..................................................................................................... 18

Considerações finais................................................................................................ 19

Referências Bibliográficas........................................................................................ 20

Introdução

A sociedade é marcada pelas desigualdades sociais, essa desigualdade faz com que a maioria da população sofra com o sistema excludente que é o capitalismo. É própria desse sistema a existência de diferenças sociais, a partir do momento que uma classe pretende enriquecer, fazendo uso do trabalho de outra.

As desigualdades se expressam na diferença de trabalho e arrecadação de cada um. O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. As relações sociais capitalistas alicerçam a dominação econômica, cultural, ideológica, e política, a predominância de uma classe sobre as demais se funda também no quadro das práticas sociais.

Com seus crescentes conflitos de classes, gerou o agravamento das desigualdades sociais, o que trouxe à tona a discussão acerca da questão social, fazendo com que o governo brasileiro tentasse amenizar tais desigualdades por meio de programas assistencialistas.

Por ser este tema fator de grande discussão e questão social será abordado neste trabalho o conjunto de expressões da desigualdade social, econômica e cultural, bem como as políticas sociais voltadas para a minimização desse problema.

Causas da pobreza do sistema capitalista

Muitos estudiosos acreditam que a partir do capitalismo, a desigualdade tornou-se mais evidente. “A pobreza acentuou-se no século XVI com a dissolução do mundo feudal e o surgimento do capitalismo. Houve uma expulsão dos camponeses das terras que lhes forneciam meios para subsistência e essas pessoas não tiveram como reproduzir sua vida e começaram a viver de ajuda e caridade alheia.” Primeiro, fomos colônia, depois, satélite do capitalismo comercial, sobretudo inglês. Em seguida, o Brasil foi mercado para os produtos industrializados dos países ricos. E hoje, somos abrigo rentável para o capital especulativo da finança global.”

Partindo desse pressuposto, na sociedade atual, a má distribuição da renda é uma das principais causas da pobreza em muitos lugares do mundo. Outro fator da crise está no crescente financiamento da economia mundial. Nas políticas que promoveram a desregulamentação financeira, as privatizações, a livre circulação de capitais e a economia de casino, em detrimento da produção real e das condições de vida dos trabalhadores e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com