TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valorização Do Professor

Trabalho Escolar: Valorização Do Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 5

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Iniciaremos este texto, mostrando as mudanças ocorridas no âmbito educacional, como vimos na matéria do Processo Educativo no Contexto Histórico, principalmente sobre a valorização do professor que hoje é muito desrespeitado na sala de aula, tanto pelos alunos quanto, como mostra a charge, pelos pais. Como a escola deveria trabalhar as mudanças existentes na sociedade nas práticas do cotidiano escolar; Como o professor pode trabalhar para formar sujeitos éticos políticos na nossa sociedade e o que a sociedade e o estado podem fazer para valorizar o trabalho do professor? São temas atuais e que devem ser levados em consideração pelos profissionais da educação pois muitos reclamam, falam, discutem mais nada fazem para mudar ou melhorar esta situação. O professorado anda muito desvalorizado e desmotivado por vários fatores, e é isso que destacaremos no texto a seguir lembrnado das aulas vistas e dos materiais do semestre.

Antigamente as turmas eram pequenas, pois a grande maioria dos alunos vinha de famílias ricas. As crianças pobres, geralmente, aprendiam em casa ou cresciam analfabetas. Na sala de aula, existiam poucas carteiras e a mesa do professor ficava em cima de um tablado de madeira, ele era o todo poderoso e, a qualquer momento, podia castigar as crianças batendo na palma de suas mãos com a palmatória. Outra forma de punição, usada nos alunos com dificuldade para aprender, era a orelha-de-burro, uma máscara com a figura de um burro de orelhas bem grandes. Apesar de não provocar dor física, a humilhação desse castigo era bem maior. O que também chama a atenção nessa época é os uniformes, eles eram sóbrios. Hoje em dia nossas escolas, já não utilizam mais meios de punição severos, eles possuem assistência com pedagogos facilitando o trabalho com o aluno. Os instrumentos utilizados também modificaram tudo está mais moderno auxiliando cada vez mais o aluno em sua aprendizagem. Diante das mudanças da sociedade e da invenção de novas tecnologias de informação e comunicação, professores e alunos tem a clara sensação de que a aprendizagem deve ser encarada de outra forma, indo além da mera transmissão de conhecimento. O espaço para execução do trabalho docente é a escola. O acelerado desenvolvimento tecnológico e científico propõe que sejam repensados os meios e as estratégias educacionais. Para que não continuemos repetindo as estratégias e técnicas do passado, precisamos saber que outras possibilidades são possíveis e por isso se faz necessário estar aberto para aprender com os próprios alunos e também com os outros professores, refletindo sempre sobre o que estamos fazendo, para que e como podemos melhorar. Precisamos para isto de educadores maduros intelectual e emocionalmente, que sejam respeitados e valorizados.

Para entendermos como o professor pode trabalhar na formação do sujeito ético político em nossa sociedade, temos a pedagogia da autonomia que é muito rica em informações docente e como podemos lidar com o alunado em função desta formação, a pedagogia da autonomia elimina as praticas autoritárias, desenvolvendo no interior do educando uma cultura de participação, de decisões coletivas, de convivência com as diferenças. Contudo, para que haja respeito e desenvolvimento do educando como cidadão, precisamos de educadores que devem ter compromisso com a verdade, ouvir seus alunos, que lutam pela dignidade de condição de trabalho, buscando ações que incentivam a postura ética e solidária para que seja possível a construção de uma sociedade mais humana. Outro meio de formar sujeitos éticos-politicos através da educação é a escola contribuir para o processo de humanização dos indivíduos, ajudando a criar seres autônomos e atuantes, capazes de confiar no seu histórico particular, desenvolver esta confiança com ações de respeito, de democracia e ter a responsabilidade sobre seus atos e assumi-los; ter a transparência em sua fala e a coerência em suas ações.

A figura mais importante durante muitos anos na vida de uma pessoa é o professor. Se essa figura não é valorizada, há toda uma cadeia de dominó que vai se estragando ao longo dessa não valorização, pois uma criança é um ser que precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com