TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens E Desvantagens Em Ead

Artigos Científicos: Vantagens E Desvantagens Em Ead. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal Fluminense - UFF

Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância.

ALBA SIMONE GUIMARAES MACHADO

GRUPO: 42

VANTAGENS E DESVANTAGENS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Polo Volta Redonda.

2014

Introdução

"Muitos acordarão um dia com a transformação já feita sem que tenham atentado para o processo construtivo. Olharão tudo com ar de espanto.” (Lauro de Oliveira Lima).

Temos ciência de que a Educação e suas modalidades de ensino têm evoluído gradualmente ao longo dos anos, em conjunto, as teorias educacionais e de aprendizagem vão se modificando de acordo com essa evolução ou inovação. Acredito que a maior de todas essas inovações, atualmente, é a que nos permite estar em um lugar tranquilo e seguro, cursando na modalidade a distancia (EaD).

A EaD é uma modalidade de ensino que está em destaque por estar sendo considerada uma alternativa de educação que amplia horizontes de um público específico, principalmente porque se ajusta à diferentes realidades de pessoas que buscam uma formação que a constante exigência de qualificação, formação e aperfeiçoamento do mercado de trabalho exige, mas as dificuldades os impedem na modalidade presencial.

Nesse sentido, a EAD assim como outras modalidades, com conceitos e metodologias existentes, possuem suas vantagens e desvantagens para os alunos desse processo ensino/aprendizagem como descrever a seguir.

A Modalidade a Distância tornou-se uma grande oportunidade para as pessoas que ideavam estudar, visto que, nessa modalidade, os conceitos de distância, de falta de tempo, de difícil acesso, entre outros já são ultrapassados. Uma das maiores vantagens mencionadas para essa modalidade é a flexibilidade do horário, que permite ao aluno ajustar seu tempo de modo a escolher o melhor momento e lugar para aprender, definindo assim suas horas de estudos e o local de acordo com sua necessidade e disponibilidade, não tendo que participar de aulas com horários e locais determinados.

Outra questão muito importante, é que a EAD consegue atingir um grupo variado de indivíduos sem perder a qualidade do ensino, pois, haja vista que esse tipo de educação exige uma participação ativa e autônoma no processo de ensino-aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno, o que permite que haja um maior desenvolvimento e todos recebe, de maneira igualitária o material, as tarefas, as videoconferências, entre outros. Ressalto que um Diploma de um Ead é reconhecido pelo MEC, que mantém em sua página Web, uma lista coma s instituições crédulas.

A EAD desempenha também uma forte democratização do ensino, já que engloba uma diversidade tanto cultural, social e econômica, desenvolvendo assim, uma função social, pois permite que aqueles que não podem ou não conseguem se aproximar das instituições universitárias ou profissionalizantes, se qualifiquem com as mesmas competências dos que estudam na modalidade presencial. Muitas pessoas concluem que o deslocamento a uma instituição com ensino presencial, é desgastante e, muitas vezes, impossível devido ao horário de trabalho a que se dedicam diária ou semanalmente, ou até mesmo por medo da violência a que podem se expuser.

Bem, além de todos os fatores positivos já supracitados e outros que não citei, percebi em todas as leituras que fiz, que as vantagens da Ead, são muitas, mas não podemos deixar de citar sobre algumas desvantagens encontradas.

Inicio citando, a resistência por parte das pessoas à mudança, a inovação e à aceitação do novo, a falta de estímulo e motivação por parte do aluno, na relação professor x aluno que é bem diferente da relação em aulas presenciais, e para somar nesse aspecto, acredito ser de extrema importância que a equipe de professores e tutores esteja previamente preparados e qualificados, para trabalhar com esta modalidade de ensino. Para trabalhar com a EAD, os professores necessitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com